English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

13 respostas

Dos dois, mas principalmente dos responsáveis que está mais em contato e tem mais liberdade de lhe explicar direitinho como deve proceder para evitar uma gravidez indesejada,de como se prevenir de uma doença contagiosa, principalmente a Aids, acho que a escola deve cumprir o seu papel de divulgar as prevenções e cuidados das doenças e da gravidez através de palestras, aulas com debates entre alunos e professores para tirarem todas as suas dúvidas, pois nem todos os pais se sentem a vontade e conversam sobre sexo com seus filhos, o que é um erro.

2007-03-08 20:22:52 · answer #1 · answered by Perfil Desativado 7 · 1 0

Na minha opinião é papel dos dois.

A escola tem que fornecer as bases científicas, ou seja, as explicações sobre as mudanças que ocorrem no corpo no início da adolescência, DST's., etc... .

Os responsáveis tem que ensinar aos adolescentes a respeitar o próprio corpo, pois esse é o único que eles têm, e ensinar que sexo é ótimo, mas vem acompanhado de uma enorme responsabilidade.

2007-03-09 23:22:27 · answer #2 · answered by Salomé/Lilith 5 · 1 0

Seria basicamente função dos pais educarem seus filhos para a vida sexual em todos os aspectos. Pais mais esclarecidos o fazem sem sombra de dúvidas. Como já lhe expliquei na pergunta anterior, eu e meu marido procuramos educar nossos filhos. Procuramos responder a todas as perguntas que nos fazem.
Porém, por questões de tabus, vergonha e até de desconhecimento do assunto, muitos pais não se vêem aptos a fazê-lo.
A escola também exerce este papel. Mas o que faz é ensinar os aspectos das mudanças físicas dos corpos masculino e feminino, sobre as DST, a importância do uso de preservativos e métodos contraceptivos...
Dúvidas outras, compete aos pais esclarecê-las, mas como afirmei acima, poucos se sentem aptos a isso. Daí os jovens buscam informações com amigos, na internet...

2007-03-12 10:56:13 · answer #3 · answered by S@n 5 · 0 0

De ambas as partes.
Até mesmo pq há pessoas q1ue não se sentem bem em falar sobre esse assuntos com os responsáveis.
E a escola pode dar essa informação sem causa constragimento!
Na realidade depende muito do profissional, né?
Mas acho q ambos podem dar essa informação de forma adquada.

2007-03-10 11:42:02 · answer #4 · answered by Kelli Adriana 2 · 0 0

as duas....seria o ideal....
afinal a escola é a segunda familia da criança.....claro que em casa é mais complicado...tratar desse assunto....mas acho que os pais tem que acompanhar o desenvolvimento dos filhos e instrui-los....para não fazerem o errado

2007-03-09 19:40:56 · answer #5 · answered by luciana.... 4 · 0 0

Principalmente dos pais!
a escola pode apenas reforçar!
mas o que vemos sao pais que proibem as filhas de namorar (mesmo muitas vezes liberando o irmão dela mesmo que seja mais novo p fazer o mesmo)
pais que nao conversam sobre sexo com filhos!
mães que nunca ensinaram as filhas nem se quer a calcular o ciclo mentrual, e depois quando vemos meninas de 11, 12 anos gravida nao sabemos o porque!
=/

2007-03-09 13:26:16 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Em minha opinião, devería ser, únicamente dos responsaveis, a quem sim, o Governo devería se preocupar em conscientizar....
Digo isso por notar que esse tema de educação sexual em escolas... entre as consequencias nocivas que ja trouxe,.... incluindo entre elas a vulgarização do que antes era a parte mais sublime de uma demonstração de amor... está gerando tambem uma grande quantidade de filhos bastardos... ou de paternidade duvidosa (aquelas... muitas... que exigem uma análise de DNA, para sua confirmação)...
E, por outro lado, a propagação da AIDS (HIV), e outras doenças tambem transmitidas atravez do sexo... a níveis insuspeitaveis.
Outra das consequencias nocivas que posso salientar, é a deficiencia daquilo que se comprende, é a principal razão de existencia das escolas... Ensinar materias que formem os alunos em conhecimentos gerais... começando pela gramática da lingua portuguesa... cuja deficiencia de aprendizado se pode notar até aquí no YR!

2007-03-09 06:45:37 · answer #7 · answered by omeirelles 6 · 0 0

Acredito que inicialmente dos responsaveis, mas nos dias atuais, diante da falta de tempo dos mesmos, é necessaria a participação da escola. Sem falar, que eh muito dificil um filho matar suas curiosidades com os proprios pais, um pouco de vergonha ou receio de ser mal interpretado, o que nao acontece nas escolas...já que todos estão la, para aprender..

2007-03-09 05:34:48 · answer #8 · answered by Chris 2 · 0 0

Hoje em dia, dos dois, pois se faz sexo de qualquer jeito e
cada vez mais precocemente, daí a necessidade de orien-
tação cada vez mais cedo e com maior intencidade.

2007-03-09 05:09:24 · answer #9 · answered by nelnufer 4 · 0 0

Olá! Penso q esse papel cabe tanto aos pais, qto a escola. Um trabalho conjunto é o ideal. Porém, os pais devem ter um destaque maior no desenvolvimento dos filhos e hoje em dia, eles acham q a escola tem obrigação de tudo...um absurdo...nem nos deveres de casa os pais querem ajudar!? Depois reclamam qdo seus filhinhos se perdem pelo caminho...
Bjim!!!

2007-03-09 04:50:22 · answer #10 · answered by crischiad 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers