English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-08 08:44:21 · 14 respostas · perguntado por Tania Regina R 3 em Ciências e Matemática Zoologia

14 respostas

resposta=Camelo
O camelo é um mamífero roedor que habita as regiões desérticas de África, Arábia e Ásia Central.
Existem duas espécies de camelos: o dromedário ou camelo árabe, que tem uma só bossa, e o bactriano, mais comum na Ásia Central, que possui duas.
Durante muito tempo pensava-se que as bossas continham água, necessária às grandes travessias do deserto. Mas o que acontece é que os camelos, sempre que podem, comem em grandes quantidades, sobretudo alimentos ricos em líquidos como os cactos ou outros vegetais, de forma a criar reservas de gordura. Essa gordura é armazenada nas bossas e utilizada sempre que o animal não pode comer ou beber. Por isso ele é capaz de andar mais de 100 km num só dia sem se alimentar.
Adaptado à vida no deserto, o camelo desafia as areias, o vento, o sol e as altas temperaturas. A suave pelagem que o cobre permite uma certa refrigeração e impede que o Sol ou as areais batidas pelo vento possam ferir a sua pele. As patas largas e chatas suportam o seu peso na areia, impedindo que o animal se enterre, e as longas pestanas protegem os olhos das partículas que as tempestades levantam.
Os camelos que hoje conhecemos são quase todos domesticados. Utilizados como meio de transporte prestaram um grande serviço aos homens do passado que percorriam grandes distâncias ao longo do deserto. Desde que se domesticou o camelo e se inventou uma sela adequada - a RAHLA - os homens da Arábia Saudita e do Sara Ocidental começaram a dedicar-se ao comércio e ao banditismo. Os beduínos (árabes nómadas) puderam então dominar o deserto. Vagueando de oásis em oásis, comercializavam escravos negros, sal, perfume e tecidos. Na Idade Média a Ásia Central era atravessada por grandes caravanas com mais de cem camelos que traziam sedas e especiarias do Extremo Oriente, muito apreciadas na Europa. No deserto do Gobi ainda existem pequenos grupos de camelos bactrianos em estado selvagem. Suportam temperaturas elevadas ou muito baixas. No Inverno crescem-lhes pêlos enormes que podem mesmo chegar ao chão. No Verão a maior parte desse pêlo cai. São muito desconfiados e quando se sentem ameaçados fogem. Mas a velocidade máxima que conseguem atingir não ultrapassa os 16 km/hora.
A cria do camelo nasce ao fim de 370/440 dias de gestação.Nos primeiros momentos as suas pernas esguias cambaleiam muito! Tem o corpo coberto de uma lã macia e já se parece com os pais. Contudo ainda não tem bossas nem almofadas nas articulações das patas dianteiras. Como outros grandes animais corredores, o bebé pode levantar-se duas horas após o nascimento. Nos primeiros momentos as suas pernas esguias cambaleiam muito mas um dia ou dois depois já consegue correr. Por haver pouco que comer no deserto, depende exclusivamente do leite da mãe durante um ano. Dez dias depois de nascer já mede um metro de altura.
O pelo do dromedário pode ser branco-sujo, bege-claro ou castanho-escuro. Normalmente vive até aos 40 anos.
HABITAT: deserto da Arábia, Norte de África e Ásia Central.
PESO: 450 a 700 kg
COMPRIMENTO: 3 metros
ALTURA: 1,80 a 2 metros

Dromedário=O Dromedário (Camelus dromedarius) é um mamífero nativo da região nordeste da África e da porção oeste da Ásia, sendo um típico exemplar da família Camelidae.Uma bossa

O dromedário ou camelo árabe distingue-se do camelo bactriano, nativo da Ásia Central, pela presença de uma bossa em vez de duas. A bossa do dromedário não é composta de água (ao contrário da lenda popular), mas sim de gordura acumulada pelo animal em períodos de alimentação abundante, que lhe permite sobreviver em condições de escassez. Outras adaptações à vida no deserto incluem: uma pelagem esparsa e suave que permite refrigeração; patas de base larga, com uma área que impede que se enterrem na areia; pestanas longas que protegem os olhos do animal durante tempestades de areia. O pelo do dromedário pode ser branco-sujo, bege-claro ou castanho-escuro.

[editar] Extinto na natureza

O dromedário encontra-se extinto na Natureza e a totalidade da população existente no Médio Oriente vive domesticada. O único local do mundo onde ainda restam populações selvagens é nas zonas áridas da Austrália, que tem condições de clima e paisagem relativamente semelhantes. Os dromedários australianos são descendentes de animais introduzidos pelos pioneiros que exploraram o centro do pais e que depois passaram ao estado selvagem. O dromedário foi domesticado como meio de transporte à semelhança do cavalo. Na Arábia Saudita e Norte de África os dromedários são montados com a rahla, uma sela especial adaptada às características do dorso do animal.

2007-03-12 04:02:47 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Aprendi quando era estudante que camelo tem duas corcovas e dromedário tem uma corcova. E que eles vivem em desertos diferentes, mas não sei mais quais são. Se não me engano, os camelos são moradores do Saara.

2007-03-10 14:03:41 · answer #2 · answered by Gaivota 4 · 0 0

Entre CAMELO e ENDROMEDÁRIO, não sei., mas se for com um DROMEDÁRIO, a diferença está no número de corcovas, tamanho e produção de lã ( o camelo bactriano produz lã,tal como as lhamas).
Os camelos têm duas corcovas, os dromedários apenas uma.
Outros camelídeos não possuem nenhuma corcova, tais como a lhama, a vicunha, o guanaco e a alpaca.
Outra curiosidade. Embora os dromedáros sejam oriundos da Ásia, o único local onde pode-se encontrar mandas de dromedários no estado selvagem é na Austrália, onde foram introduzidos.

2007-03-10 06:17:52 · answer #3 · answered by MimaBarbie 4 · 0 0

O camelo tem duas corcovas, e o dromedário apenas uma. Mas são ambos ruminantes, muito resistentes às agruras do deserto. São chamados de "os navios do deserto" por passarem muitos dias sem água. As corcovas são verdadeiros cantís para camelos e dromedários.

2007-03-09 20:55:34 · answer #4 · answered by pestilpen3 5 · 0 0

As corcunda, o camelo têm duas, e o drome, têm 3!!! Eles são capazes de ficar meses sem beber aguá, que fica armazenado em suas corcundas de Notre Dame!!!Hehehe!!!

2007-03-08 22:57:49 · answer #5 · answered by Luiz Fernando C 2 · 0 0

A diferença é que camelo (aquele que tem duas corcovas) está escrito certo e dromedário (o que só tem uma corcova) está escrito errado.

2007-03-08 22:45:11 · answer #6 · answered by O Pantera 5 · 0 0

a diferença São as corcovas

2007-03-08 20:47:22 · answer #7 · answered by junior baiano 2 · 0 0

O camelo tem duas corcovas nas costa e o dromedário apenas uma.Endomedário eu não conheço!!!Minha companheira você não deve fazer diversas perguntas de cada veze, estamos aqui para responder juntos e não perguntar

2007-03-08 19:42:11 · answer #8 · answered by AIMAR 5 · 0 0

amiga tania ja te responderam com toda certeza, mais mesmo assim vou ganhar meu 02 pontos belê?

o camelo possui: 02 corcovas .
e o dromedario: apenas 01 corcova...falei bjs pra vc..

2007-03-08 18:53:42 · answer #9 · answered by carlos r 5 · 0 0

o DROMEDÁRIO tem 1 corcova
e o camelo tem 2

2007-03-08 17:02:14 · answer #10 · answered by Bruxa Misteriosa 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers