procure no google!
aliás, se for trabalho pra ser redigido, leia o texto e o reescreva com suas palavras pra ficar mais com sua cara e tbm pra vc entender o texto, mas se for pra debate em sala...aí é outra coisa...
2007-03-08 16:44:14
·
answer #2
·
answered by Pollynnha 3
·
0⤊
0⤋
Apresentação
Debater crescimento, transformação e inclusão
Brasil em desenvolvimento é um projeto de realização de seminários de discussão sobre os rumos do desenvolvimento brasileiro de longo prazo, seus desafios e as polÃticas públicas e privadas associadas. Pretende-se contribuir para que a temática do desenvolvimento econômico seja privilegiada na agenda polÃtica do paÃs, a partir de discussões sobre idéias, experiências e práticas de polÃtica no Brasil e no exterior.
Sob o tÃtulo geral Brasil em desenvolvimento, o Instituto de Economia da UFRJ, em parceria com a CEPAL/ONU –Comissão Econômica para América Latina e Caribe- e o DDAS/UFRRJ –Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-, organizará um ciclo de seminários, em torno dos seguintes temas gerais: economia polÃtica internacional, gestão macroeconômica, planejamento do desenvolvimento, financiamento do desenvolvimento, desenvolvimento produtivo, ciência, tecnologia e desenvolvimento, infra-estrutura, trabalho e desenvolvimento institucional.
Os seminários serão ancorados em apresentações de formuladores de polÃtica (do setor público e privado) e acadêmicos brasileiros e estrangeiros. Este também deve ser o público assistente. Estes eventos devem ocorrer durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2003, com duração de três ou seis horas cada um, em encontros semanais, geralmente, à s segunda-feiras, no salão Pedro Calmon, Palácio Universitário, UFRJ, Av. Pasteur, Urca, Rio de Janeiro.
A oportunidade
O final da década dos 80 e os anos 90 testemunharam uma grande transformação nas estratégias de desenvolvimento econômico e fizeram surgir, nos paÃses avançados, um novo consenso acerca das prioridades de polÃtica econômica, com importantes implicações para paÃses em desenvolvimento. A prioridade central passou a ser a gestão macroeconômica prudente e a liberalização econômica, independentemente do estágio de evolução e das caracterÃsticas estruturais ou conjunturais de economias nacionais. Embora durante a década de 90, fluxos e volumes de comércio e investimento direto tenham aumentado significativamente e vários paÃses, principalmente na América Latina, tenham adotado polÃticas sugeridas por agências internacionais, a ‘terra prometida’ do crescimento econômico sustentado ainda não foi alcançada.
O IE-UFRJ, ao longo dos últimos três anos, promoveu uma série de eventos, em parceria com a CEPAL e outros centros acadêmicos, agências de fomento e empresas do paÃs e do exterior, para discutir o desenvolvimento brasileiro, latino-americano e asiático. O Seminário Brasil em desenvolvimento dá continuidade a este processo, partindo de uma dupla constatação. Primeiro, que o momento polÃtico e intelectual é propÃcio para avançar o conhecimento aplicado ao tema, que ancore a construção de novas estratégias de desenvolvimento. Segundo, que não se faz polÃtica sem teoria: decisões públicas e privadas conseqüentes e eficazes são sempre ancoradas em um quadro de referência organizado e coerente.
Brasil em desenvolvimento
Este é um projeto que parte do entendimento de desenvolvimento como um processo sustentado de crescimento –maior geração de valores econômicos-, transformação produtiva – mudanças no que é e como bens e serviços são produzidos- e distribuição de riquezas entre estratos sociais e regiões. A sua interpretação analÃtica e as associadas implicações de polÃtica demandam, no entanto, o entendimento de situações concretas. Ao mesmo tempo, o desempenho econômico de um paÃs não é autônomo em relação ao seu arcabouço institucional. A forma como a sociedade se articula, em seus mais variados nÃveis, determina e limita o seu projeto de desenvolvimento. Entender tais interações é fundamental para a definição de estratégias e delimitação do escopo de polÃticas públicas.
Crescimento sustentado com mudança estrutural e inclusão social pressupõe modificações importantes no conjunto das atividades produtivas, na natureza da inserção internacional da economia brasileira e nas regras que definem como os agentes econômicos se relacionam. As condições necessárias e suficientes para se alcançar um ciclo virtuoso de desenvolvimento não surgem automaticamente, demandando intervenções públicas especÃficas e coordenadas e politicamente sustentáveis.
2007-03-08 16:38:23
·
answer #3
·
answered by Diego A 2
·
0⤊
0⤋
q desenvolvimento, desculpas tá, + só se for a venda de nossas empresas a outros países, o desenvolvimento da bolsa miseria ou desculpe familia. desenvolvimento de marginais, desenvolvimento de corrupção, mal feitores
2007-03-08 16:35:05
·
answer #5
·
answered by Pirat@ 4
·
0⤊
0⤋