English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias
13

Será que alguém sabe falar em Esperanto?
E porque foi esquecido?

2007-03-08 08:03:54 · 8 respostas · perguntado por Androide 3 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

8 respostas

Eu falo esperanto, mas não sou esperantista, no sentido de que não acredito no futuro desta língua. Entretanto... ela não foi esquecida, tem uma grande literatura, com trabalhos importantes, que merceram até o premio Nobel. Você talvez tenha assistido ao filme "Uma mente brilhante", onde fala-se sobre John Nash, o brilhante matemático esquizofrênico que recebeu o prêmio Nobel pela teoria dos jogos. Talvez você não saiba que a vida de Selten Reinhard, que recebeu o prêmio Nobel junto com Nash em 1994 é tão interessante quanto a de Nash. Este Reinhard é esperantista, conheceu sua mulher em um congresso de esperanto, e escreveu várias obras importantíssimas nesta língua. Outro esperantista de peso é Umberto Eco, o grande especialista em semiótica. László Polgár, o famoso psicólogo húngaro, que lançou a teoria de que pode transformar qualquer criança normal em gênios, só fala esperanto, além de sua língua natal, o húngaro; para fazer seu famoso experimento em transformar suas filhas em gênios, procurou uma mulher que quisesse casar-se com ele, para ter as filhas, submetê-las a seu regime educacional especial; a mulher era ucraniana, e comunicaram-se em esperanto; as meninas, Zsuzsa, Zsófia, and Judit estudaram pelos livros do pai, em esperanto. Eis alguns livros de livros de Polgár em esperanto: Eszperantó és sakk (o título está em húngaro, mas o conteúdo está em esperanto), 2006 (ISBN 9638673877), La stelita stel', 2006 (ISBN 9638704209), Blanka: Miniaturaj sakproblemoj, 2005 (ISBN 9638653175). Finalmente, o mais famoso livro de Laslo Polgar, orgulhoso papai das três meninas gênios, é Eduku geniulon (eduque um gênio). Para você ter idéia de como é o esperanto, aqui está um trecho da propaganda do livro: Vivas nuntempe iu en Hungario, kiu antaŭ pluraj jaroj anoncis, ke li estas en la posedo de tia personeckonstrua tekniko, kiu povas disvolvi la kapablojn imanentajn en la infannj kun maksimuma efikeco. Posl tiu deklaro multaj mokis, ridetis, sed distordiĝis ilia ridetaĉo, kiam la tri filinoj de la nomita pedagogo aperis kiel fenomenoj sur la firmamento de la mensa aktiveco. = Vive nos dias de hoje, em algum lugar da Hungria, um homem que durante muitos anos anunciou, ter uma técnica de construção da personalidade, que pode desenvolver as capacidades imanentes das crianças com máxima eficácia. Muita gente zombou e riu desta declaração, mas o riso virou careta depois que as três filhas do dito pedagogo tornaram-se fenômenos no universo das atividades mentais.

Talvez você nunca tenha ouvido falar de László Polgár, mas certamente já ouviu falar das três filhas gênios do psicólogo. Você deve lembrar-se quando Judit nos visitou, no Brasil. Aprendendo esperanto, você poderá descobrir como Polgár educou as menininhas! No livro, ele também responde aos críticos por ter usado as próprias filhas no experimento de torná-las gênios (experimento que teve sucesso retumbante). Responde também às dúvidas daqueles que querem saber se as meninas foram felizes, ao tornar-se estrelas internacionais de primeira grandeza, na tenra idade de 12 ano, ou 13 anos.

A propósito, na página da Zusza, um fã pergunta a ela:

dangerhump: Susan, In your profile it says you speak seven languages fluently. What are all the languages you can speak?

Susan Polgar: Hungarian, Russian, German, Spanish, Hebrew, Esperanto and English. Best wishes,

Já que estamos falando em livros, não podemos nos esquecer do best-seller internacional NASKIĜO DE LA RUSTIMUNA ŜTALRATO (o nascimento do rato de aço inoxidável) de Harry Harrison. Você pode obter vários livros de Harry Harrison, em esperanto, sem pagar nada.

Aconselho que você aprenda esperanto, por duas razões. Em primeiro lugar, porque é muito fácil. Em segundo lugar, porque os esperantistas são pessoas amáveis e amigáveis, de grande cultura e unidos. Quando você viajar, em qualquer cidade, sempre haverá um esperantista para recebê-lo no aeroporto, hospedá-lo, mostrar-lhe a cidade, etc. Estudei inglês em Cornell, francês e japonês; posso afirmar-lhe com segurança: Nenhuma das línguas que aprendi foi tão útil quanto esperanto. Em qualquer lugar do mundo em que cheguei, havia esperantistas para ajudar-me e abrir-me as portas.

2007-03-08 16:47:53 · answer #1 · answered by Eduardo C 3 · 5 1

Eu conheço o Esperanto. É a lingua mais fácil que existe. o rpbçema é que é preciso a prática e não encontro, pelo menos aqui em S. Paulo, ninguém que fale para que eu possa praticar. O Esperanto foi criado por Ludwig Lazaro Zamenhof ainda durante a Primeira Guerra e só não pegou, por causa do inglês. Eu sou professor de inglês. Há quarenta anos atrás, a UNESCO considerou o Esperanto como Lingua Universal e então pensei "e agora, como faço como professor de inglês?" E me formei em Esperanto para poder ensiná-lo. O Esperanto foi um ideal maçônico. Zamenhof queria irmanar toda a Terra, através de um idioma que não tivesse Pátria. Como ele dizia: "Ne eksistas Esperantujo". Não existe a Terra do Esperanto. Se quizer mais nformações, meu E-pmail é donatohashi@yahoo.com.br.

2007-03-12 02:21:05 · answer #2 · answered by donatohashi 5 · 2 0

O Esperanto não foi esquecido, pois no mês passado em Fortaleza teve um congresso esperantista aqui no Brasil, conheço muitas pessoas que falam esperanto e eu sei esperanto. Espero ter ajudado.

2014-07-06 10:19:50 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Infelizmente nos Eua lá se fala o Inglês. Mais uma demonstração do domínio deles sobre o mundo até no idioma! Uma pena colega! O Esperanto é bem fácil que o ingles e seria melhor prá todos! Abraços!!

2007-03-08 08:18:25 · answer #4 · answered by SATELLITE 7 · 2 1

Oi João, Conheço o esperanto, e já o estudei por um pace. Mas a realidade é que, apesar de existirem os "heróis da resistência", a idéia simplesmente "não pegou". O esperanto é usado por muitas poucas pessoas no mundo (em relação à população mundial), e em nenhuma área das relações internacionais. Isso porque foi uma lingua man made, criada por um homem, e não fruto de uma cultura, e a história nos ensina que a cultura é que sustenta e da força a uma língua. No Brasil e em outros países, existe ainda um outro agravante: o esperanto se ligou muito ao espiritismo, o que naturalmente limitoup ainda mais sua possibilidade de expansão. Abs.

2016-12-18 18:13:42 · answer #5 · answered by ? 4 · 0 0

Conheci algumas pessoas que sabem. Porém o esperanto é uma língua artificial e nunca emplacou como linguagem internacional. Na verdade o Inglês - que é uma língua extremamente simples acabou superando-a com vantagens.
Entretanto, o ideal de concórdia entre os homens e nações que inspirou a criação do Esperanto ainda é muito belo.

2007-03-08 08:24:39 · answer #6 · answered by O Pantera 5 · 2 2

O esperanto foi uma língua criada por volta de 1887 por L.L.Zamenhof. O esperanto é o que se pode chamar de uma língua artificial, ou seja, de nascimento forçado, calculado, como também foram a interlíngua, a ocidental, o volapuque , o ido, o arulo, o ro, dentre outras , criadas com a pretensão de se tornarem internacionais. Língua não é artigo de fabricação, senão quer culta, quer bárbara, o reflexo da formação, da história de um povo. Por isso não tinha como e onde se fixar.
Se alguém fala o esperanto eu realmente não sei.

2007-03-08 08:24:08 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 3

Na verdade o Esperanto não foi esquecido, mas como a quantidade de pessoas q conhecem esta língua é pequena, quase não falamos nela.
Mas o inglês é a linguagem mais usada, por isto ela é mais procurada.

q Deus te abençoe em nome de Jesus

2007-03-08 08:21:43 · answer #8 · answered by Carmelio Viveiros 3 · 1 6

fedest.com, questions and answers