English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"Estamos a caminho de descobrir como as galáxias evoluíram por mais da metade da idade do Universo",. "O trabalho não acabou, mas os contornos da teoria estão aparecendo". Exemplo de duas nebulosas próximas, que acham ser galáxias se encontrando. E você! Já viu imagens convincentes dos planetas de outras galáxias.

2007-03-08 06:38:32 · 2 respostas · perguntado por britotarcisio 6 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

2 respostas

Dpende do q vc entende por convincente! Não dá p/ exigir q a imagem d um planeta a alguns anos-luz daki seja tão nítida como a imagem da Lua, por exemplo

2007-03-08 06:42:48 · answer #1 · answered by boiler_viewer 6 · 4 0

Não existem imagens, convincentes ou não, de planetas de outras galáxias. Os únicos planetas que temos imagens claras são os do nosso próprio sistema solar, e de alguns planetas só temos imagens claras por que mandamos sondas para eles - de Plutão e Caronte não temos nenhuma imagem clara, mas já temos uma sonda a caminho. Quanto aos planetas extra-solares (planetas que orbitam outras estrelas), temos pouca coisa, e nenhuma imagem clara, mas já conseguimos detectar a luz infravermelha emitida por um deles, e determinar a composição da atmosfera dele baseado nesta luz infravermelha.

A propósito, quando os astrônomos dizem que uma nebulosa é uma galáxia distante, eles querem dizer que não é uma nebulosa próxima, que é uma galáxia distante, e eles estão quase sempre certos (e quando estão errados, eles mesmos encontram o erro e eles mesmos se corrigem, o que é muito mais do que a maioria dos que criticam a ciência e os astrônomos são capazes de fazer). E eles sabem que ela é uma galáxia distante ou por que encontraram alguma cefeida (o Hubble é capaz de encontrar cefeidas em galáxias até 50 milhões de anos-luz distantes de nós), ou então por conta do desvio para o vermelho das linhas espectrais daquela galáxia - é esta a forma de encontrar a distância de objetos que estão longe demais para terem sua distância medida por paralaxe heliocêntrica.

2007-03-08 15:06:15 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers