English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Você saberia me dizer o que é inflação "com as próprias palavras"? É que já li muito sobre ela e ainda não consegui entender...
...e o aumento dela, é determinado por quem? pela valorização da moeda estrangeira?

Me ajudem! Obrigado :-)

2007-03-08 05:37:15 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Governo

Sr. Reginaldo, eu sei o que é inflação na teoria, e consequentemente entendo todo esse "palavreado" que as pessoas colocaram em suas respostas, o que eu não entendia apenas, era como ela se aplicava no país, e o que influenciava na sua queda ou ascensão. Por isso pedi que colocassem "com as próprias palavras".

E sua resposta me ajudou muito, mas pelo fato de ter insinuado que eu era uma "burrinha" tentando entender economia não vou escolher sua resposta como a melhor.

2007-03-08 06:35:05 · update #1

13 respostas

Inflação é basicamente quando existe muita oferta e pouca procura.
-Ex: No Brasil nos anos 20 e 30 , a produção de café foi tão grande, que os fazendeiro foram obrigados pelos governos Federal e Estaduais a queimarem suas lavouras de café, para que o preço do mesmo subisse no mercado interno e consequentemente o preço lá fora subisse também, para que o governo pudesse exportar o produto com ótimo preço.
Isso foi uma espécie de inflação.
-Na moeda ocorre também , quando existe muito dinheiro circulando, acontece que os produtos desaparecwem, porque todo mundo tem dinheiro , mas, como o produto fica muito barato, os produtos seguram a mercadoria e não colocam elas no mercado( Inflação).
- Acontece ao contrário também, às vezes tem muita mercadoria e não tem muito dinheiro circulando, aó o preço dela tende a cair...Mas caindo , o dono não irá vender...

Que confusão esse mercado hein minha cara...
Não sou economista e nem analista de meercado.
Sou Advogado...

2007-03-08 05:47:05 · answer #1 · answered by ~Elvis Did Not Die~ 5 · 0 4

Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral de preços. Inflação é o oposto de deflação. Inflação zero, ou muito baixa, é uma situação chamada de estabilidade de preços.
Espero ter ajudado...
Bjus =]

2007-03-08 13:55:29 · answer #2 · answered by cris 7 · 3 1

Como advogado o Nero citou a melhor explicação que poderia ser dada aqui de forma simples e objetiva. Para complementar dou uma dica: INFLAR significa encher algo com algo, vulgarmente então, INFLAÇÃO é a enxeção de alguma coisa(mercado ou bolso) com outra coisa(produto ou dinheiro).

2007-03-08 14:39:06 · answer #3 · answered by PROFESSOR 3 · 1 0

Ô pessoal das respostas, peguem leve!; a coitada não sabe nem uma coisa e muito menos entender esse "palavrório" ecomês que vcs buscaram na "pesquisa." Inflação quer dizer inchaço, aumento de alguma coisa de maneira que se perceba: no caso dos preços, é isso, Ex: a passagem custava 2,00 e agora passou a 2,50, esse aumento chama-se inflação. Cada setor da economia dita suas regras para aplica-la, sempre mentirosa, mas não adianta reclamar. E a NOSSA RAIVA É PORQUE O SALÁRIO NUNCA ACOMPANHA, entendeu?

2007-03-08 14:00:31 · answer #4 · answered by Reginaldo- SKILLO 4 · 1 0

Liani...
inflação falando simplificadamente é quando o seu dinheiro não consegue mais comprar oq comprava antes ex: antes com 1real se comprava 1kg de açucar e hoje não consigo comprar 1kg de açucar com apenas 1real, preciso de mais (exemplo sem valor real) mas é caracterizado como inflação quando acontece com o mercado em geral, quando ocorre com todos os produtos. pode ser determinada pela lei de oferta e demanda(procura) uma alta de preços, por exemplo quando tem muita moeda no mercado pode haver inflação: vou tentar explicar: tb já da pra responder a questão: se está faltando dinheiro pq não apenas imprimir mais?!?: vou responder as duas questões de uma vez quando tem muito dinheiro disponivel os vendedores podem começar a cobrar mais, pois os compradores estão dispostos a pagar mais caro, isso eh um circulo vicioso de inflação, o governo utiliza de compra e venda de dolares para controlar a oferta de moeda dentro do estado por exemplo quando eu vendo dolar retiro REAIS da economia brasileira e coloco nos cofres do banco central (meio complicadinho isso neh?) então há varios fatores q podem influenciar: a moeda estrangeira, o politica monetária do banco central, a politica fiscal do governo,várias coisas. A inflação brasileira está controlada hj graças as plano real,

TENTEI SER O MAIS CLARA POSSIVEL... EH Q O ASSUNTO EH MEIO COMPLICADINHO MESMO... espero q entenda!! grande abraço!

2007-03-08 14:35:35 · answer #5 · answered by Moça do SUL 3 · 0 0

Colega inflação é o seguinte...dado um preço de um determinado produto durante um período de tempo...se este produto estiver sendo muito procurado neste período, ele começa a ficar escasso no mercado...logo seu preço começará a subir evidentemente... é a lei da oferta e da procura...a inflação é isso, quando a liquidez está muito alta na economia, o consumo aumenta, logo os produtos começam a ficar escassos, e por conseqüência seus preços aumentam... os indicadores são os determinantes da inflação do Brasil: por exemplo o IPCA(Indice de Preços ao consumidor amplo), o INPC(indice nacional de preços ao consumodor), IGP - DI(Indice Geral de Preços -Disponibilidade Interna), IGP - M(Indice geral de preços - Mercado), etc...
a valorização da moeda estrageira está relacionada com a quantidade de moeda estrageira no merdado nacional, e a lei da oferta e da procura por ela...

2007-03-08 14:21:27 · answer #6 · answered by Apollonia Corleone 3 · 0 0

É aquele negocio que vai subindo, subindo e o nosso dinheiro vai encolendo, encolendo e nos não sabemos como poderemos continuar a pagar as nossa contas e continuar vivendo.

2007-03-08 13:48:59 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 3

Estou dizendo porque acabei de fazer um trabalho na facu, sobrePobreza: da inflação ao desemprego no Brasil


Analisar a evolução da pobreza no Brasil desde a instauração do Plano Real, em 1994, é difícil por duas razões: dados estatísticos disponíveis em fins de 1995 são raros, insuficientemente elaborados e não muito homogêneos; desde o início dos anos 90, apareceu uma modificação radical no regime de acumulação, agora mais aberto às pressões externas e com uma intervenção estatal menor do que no passado. Análise difícil, pois, mas necessária e apaixonante, pelas implicações à vista. Com o Plano Real e a ascensão de Fernando Henrique Cardoso à presidência da República, a inflação caiu fortemente e um novo período parece abrir-se.

A evolução dos rendimentos e de seu poder de compra teve momentos diferenciados. A inflação e suas acelerações são responsáveis por baixas importantes dos rendimentos reais de origem salarial, com agravamento da pobreza. A perda do poder de compra provém essencialmente, da inflação, que, estando reduzida, evidentemente não desempenha mais este papel, desde o fim dos anos 80 para alguns países, ou o início dos anos 90 para outros. Se a inflação permanecer controlada por um longo período — o que não é seguro — pode-se considerar que está se abrindo um segundo período, no qual a perda possível do poder de compra seria atribuível ao desenvolvimento do desemprego ou das formas de emprego precárias e informais

2007-03-08 13:51:14 · answer #8 · answered by ਏਓ Ruivinha ਏਓ 5 · 0 4

Inflação é o aumento generalizado dos preços. Se, por exemplo, uma cesta de produtos que custa 10 reais em janeiro passa a ser vendida por 15 reais em fevereiro, apurou-se uma inflação de 50% no mês. A inflação já foi o grande drama da economia brasileira. A partir dos anos 1980, vários planos fracassaram na tentativa de contê-la. Mas, desde 1994, com a implantação do Plano Real, ela está relativamente sob controle. Depois de ter atingido mais de 40% ao mês naquele ano, a inflação está há quase três anos abaixo de 1,7% ao mês. Houve aumento em 2002 por causa de uma crise cambial, mas desde então o acumulado do ano encontra-se em queda. E como o Brasil controla a inflação? Em 1999 foi estabelecido um regime de metas: o governo estipula um índice que deve ser perseguido nos próximos meses. Para atingi-lo, a principal ferramenta usada são os juros altos: ao tornar os financiamentos (como crediário ou cartão de crédito) muito caros, eles diminuem a procura por bens e serviços e freiam a economia. Como conseqüência, os preços sobem menos, o que é explicado pela lei da oferta e procura - quanto menor a procura por um produto ou serviço, menor tende a ficar seu preço, para o comerciante tentar estimular a venda.

2007-03-08 13:51:05 · answer #9 · answered by GuriazinhaRS 4 · 0 4

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral de preços. Inflação é o oposto de deflação. Inflação zero, ou muito baixa, é uma situação chamada de estabilidade de preços.

Em alguns contextos, a palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços; alguns economistas (como os da Escola austríaca) preferem o primeiro significado, ao invés de definir inflação pelo aumento de preços. Assim, por exemplo, alguns estudiosos da década de 1920 nos EUA referem-se a inflação, ainda que os preços não estivessem aumentando naquele período. Mas de um modo geral, a palavra inflação é usada como aumento de preços, a menos que um significado alternativo seja expressamente especificado. Outra distinção também se faz quando analisam-se os efeitos internos e externos da inflação: externamente, a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento do volume de dinheiro e aumento dos preços.

Um exemplo clássico de inflação foi o aumento de preços no Império Romano, causado pela desvalorização dos denários que, antes confeccionados em ouro puro, passaram a ser fabricados com todo tipo de impurezas. O imperador Diocleciano, ao invés de perceber essa causa, já que a ciência econômica ainda não existia, culpou a avareza dos mercadores pela alta dos preços, promulgando em 301 um edito que punia com a morte qualquer um que praticasse preços acima dos fixados.

A inflação pode ser contrastada com a reflação, que é ou um aumento de preços de um estado deflacionado, ou alternativamente, uma redução na taxa de deflação (ou seja, situações em que o nível geral de preços está caindo em uma taxa decrescente). Um termo relacionado é desinflação, que é uma redução na taxa de inflação, mas não o suficiente para causar deflação.

2007-03-08 13:49:17 · answer #10 · answered by leozinho 2 · 0 4

Inflação é o aumento progressivo dos preços..... quem decide a inflação é a reunião do COPOM, que decide quanto será a taxa Selic( taxa de inflação) no mês. Talvez você já tenha ouvido falar sobre isto. Para decidir sobre esta taxa são levadas em considerãção algumas pesquisas com o consumidor, indústrias...etc., que são obtidos através de índices, como IPCA (índice de Preços ao Consumidor Ativo), IGPM ( ìndice geral de preços do mercado), entre outros - e, olha que são vários índices existentes


Tirando do Wikipédia basicamente é isso ~> "I nflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral de preços"

2007-03-08 13:49:12 · answer #11 · answered by ♥ Nathy♥ 6 · 0 4

fedest.com, questions and answers