English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Retirado da poesia "Esta vida" de Guilherme de Almeida.

2007-03-08 05:30:14 · 11 respostas · perguntado por . 5 em Artes e Humanidades Filosofia

11 respostas

Se fôssemos eternos não haveria razão para a existência da Morte, nem, sequer da Ciência!
Tendo uma existência longa ou apenas efémera, a Vida está presente e a Morte, como parte integrante, desta mesma Vida, não pode estar ausente, tendo o seu lugar cativo desde o momento da concepção. Vida e Morte estão tão interligadas como dois gémeos siameses, uma não existe sem a outra. Perderia todo o sentido a palavra Vida se não existisse a Morte! Uma vida sem rumo onde nos levaria? Será que faria algum senso viver eternamente?!...E o que será viver sem itinerário? Será que é viver?
Viver para sempre é um sonho que muitos buscam de diversas formas; através da ciência ou da religião. No entanto, se por contingência, algum dia esta utopia fosse uma realidade, que seria da Humanidade, como criaturas sentimentais e procriadoras? A espécie Humana deixaria pura e simplesmente de permanecer! Senão vejamos: vivendo de eternidade em eternidade, o Homem seria semelhante a Deus, assim passaria a existir uma raça Divina. Quanto à Reprodução, essa faculdade tão bela, não seria mais necessária, pois qual seria a precisão de originar novas vidas para uma espécie perpétua? Neste contexto qual seria o lugar para a Esperança? O que seria o Futuro? Será que existia Futuro? Qual seria o espaço para a Família, ou o que seria da Família? Quando voltaríamos a ouvir o riso de uma criança? Quando voltaríamos a sentir esta sensação tão agradável?! Sim, porque o sorriso das crianças é o sol dos dias tristes... assim como as suas lágrimas são a chuva de um dia de sol!
O que seria a Natureza? As outras criaturas, os animais e as plantas? Onde estaria o lugar para a contemplação, para a reflexão, para o envolvimento com as obras da Criação? Como poderíamos apreciar um nascer ou pôr-do-sol? Seria impossível num estado de eternidade ter pensamentos afectuosos, apenas e simplesmente porque não haveria razão para a sua existência! O lugar do prazer e da cultura, a busca constante do saber, o deleite de uma boa leitura, porque um bom livro não é apenas “um bom amigo”, senão, também um mestre com muita sabedoria, isto seria algo sem qualquer critério. Aquilo que hoje nos torna homens instruídos estaria irremediavelmente defunto. Num Mundo sem Morte os únicos cadáveres seriam os valores afectivos da Humanidade. Esse é um preço excessivamente alto, que eu não estou disposto a pagar!
Viver sem Sentimentos, sem Reprodução, sem Esperança e sem Família, que forma de vida seria essa? Seriamos semelhantes a autómatos e pouco mais! Essa é a Vida Eterna? Se assim é, eu não quero ser parcela dessa vida, nem a ambiciono para alguém!

2007-03-08 08:19:55 · answer #1 · answered by Miguel P 6 · 0 0

Mesmo sendo meros mortais o homem já foi capaz de criar coisas para se auto-destruir...Imagina se fossemos imortais?! Tenho medo!

2007-03-08 06:42:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

com certeza....inventaria a morte definitiva, ou pelo menos umas feriazinhas morto uma vez por ano..imagina que divertido...vc vive 11 meses do ano e morre um pra poder descansar de tudo.....
garanto que do jeito que agente reclama de tudo esses laboratórios de morte temporaria iam estar lotados

2007-03-08 05:56:37 · answer #3 · answered by eu flor 2 · 1 0

nao !!!
Eterno seria como infinito poderíamos viver em total sintonia com a natureza é quem sabe com as galáxias, invés disso não teríamos objetivos algum... talvez foi ai que deus não quis oferecer a adão a vida eterna porque sabia da insignificância de tal ato , o mundo não e mal o homem e que tem limites e acha que não !!!

2007-03-08 10:35:40 · answer #4 · answered by Sandro 4 · 0 0

Definitivamente suas perguntas são sensacionais!

Acredito que sim. Porque sendo o mundo um espaço limitado para todos os habitantes, talvez a superpopulação fosse motivo mais do que suficiente para a ciência procurar a "morte" como solução!

2007-03-08 08:56:19 · answer #5 · answered by Cacau 4 · 0 0

isso só seria de utilidade para penalizar pessoas que cometeram alguma ação criminal,,, ou quem sabe com uma caminho para outra vida, caso os cientistas tivessem certeza de uma outra vida após a morte

2007-03-08 07:39:07 · answer #6 · answered by herradon 3 · 0 0

Sei que um filme é só uma fantasia, mas vi, há muito tempo atrás, um filme chamado "Zardoz", de John Boorman, com Sean Connery e Charlote Rampling. Basicamente era sobre uma sociedade do futuro que tinha descoberto a imortalidade. Junto com ela veio a apatia. Não precisando mais lutar para sobreviver e com a vida eterna assegurada, o homem tornou-se apático, sem motivo para viver, e busca a alegria suprema da morte. Frey, o personagem que a traz ao mundo dos imortais, na figura de Zack (Sean Connery), entrega-se a ela alegremente.

Uma sociedade sem morte seria bem isso. E na Suécia, campeã mundial de bem estar e de suicídios, encontramos uma amostra do que poderia ser.

2007-03-08 07:26:57 · answer #7 · answered by M.M.D.C. 7 · 0 0

Eu não saberia responder esta pergunta com minhas próprias palavras.

"A vida sem a morte não tem sentido...um quadro sem moldura".

2007-03-08 05:47:40 · answer #8 · answered by Veterana. 7 · 1 1

o Problema é q "Somos Eternos" sim amigo!

2007-03-08 05:41:41 · answer #9 · answered by teteia 4 · 0 0

i num foi isso que aconteceu!

2007-03-08 05:34:19 · answer #10 · answered by UM CERTO ALGUÉM 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers