O Estreito de Bering é um estreito entre o Cabo Dezhnev, o ponto extremo oriental do continente asiático e o Cabo Prince of Wales, o extremo ocidental do continente americano, com cerca de 85 km de largura e uma profundidade de 30–50 m. O estreito liga o Mar Chukchi (parte do Oceano Ártico), no norte, com o Mar de Bering (parte do Oceano Pacífico), no sul. Tem seu nome do explorador Vitus Jonassen Bering, nascido na Dinamarca e de nacionalidade russa, que atravessou o estreito em 1728.
As Ilhas Diomedes situam-se exatamente no meio do Estreito Bering.
Durante as últimas glaciações, com a recessão da água dos oceanos, a área do estreito transformou-se numa ponte natural entre a Ásia e as Américas, denominada atualmente Ponte Terrestre de Bering, por onde poderiam ter chegado à América os povos que primeiro a colonizaram (ver Arqueologia das Américas).
Sugestões foram feitas para a construção de uma ponte sobre o Estreito de Bering, entre o Alasca e a Sibéria, aclamada por alguns como a Ponte Intercontinental da Paz, e, alternativamente, para a construção de um túnel sob o estreito.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estreito_de_Bering
2007-03-08 04:20:35
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Ponte Terrestre de Bering, também chamada Beríngia, foi uma porção de terra firme, com aproximadamente 1600 km de norte a sul na sua máxima extensão, que juntou o Alasca e a Sibéria, onde neste momento se encontra o Estreito de Bering, durante as glaciações.
Tanto o Estreito de Bering, como o Mar Chukchi a norte e o Mar de Bering a sul, são mares de pequenas profundidades e durante as glaciações a água do mar concentra-se nas calotas polares e nas geleiras, fazendo baixar o nível do mar e expondo os fundos marinhos de pequenas profundidades. Outras pontes terrestres se formaram e desapareceram nos períodos interglaciais: há 14 mil anos a Austrália esteve unida à Nova Guiné e à Tasmânia e as Ilhas Britânicas estiveram ligadas à Europa.
A Ponte Terrestre de Bering foi importante porque permitiu a migração de seres humanos da Ásia para as Américas, assim como várias espécies de animais terrestres, incluindo leões e chitas, que evoluíram para espécies endémicas da América do Norte, actualmente extintas, e exportando camelídeos para a Ásia.
.....
2007-03-08 16:01:29
·
answer #2
·
answered by Zé 7
·
0⤊
0⤋
e o ponto mais extremo oriental do continente americano no Alasca que mais se aproxima do continente asiático numa faicha de 85 kl com profundidades variaveis de 30 a 50 m ligando o mar de muchikchi o oceano artico tem o nome do explorador dinamarques vitus jonasem bering naturalisado russo que atravesou o local em1728 abraços
2007-03-08 13:02:15
·
answer #3
·
answered by pr_gouveia 4
·
0⤊
0⤋
É uma extensão de água que separa a Asia,do Cabo Dezhneva , na Rússia e o Cabo Wales, no Alasca,USA e, por onde passa a Linha Intrenacional de Mudança de Data -Date on Line-
2007-03-08 12:41:48
·
answer #4
·
answered by delauromarques 6
·
0⤊
0⤋