English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Já que é pra viajar...
Imagina o atrito entre as moléculas de ar e as pás do ventilador com ele funcionando por, sei lá, uma tarde inteira.
Considerando que as pás são feitas de plastico, é de se esperar que ele acumule eletricidade estática das moléculas de ar que se chocam com as pás, certo?
Com as pás carregadas eletricamente, as partículas de poeira, pequenas e leves, são facilmente atraídas.
E num é que faz sentido mesmo???

2007-03-08 03:55:32 · answer #1 · answered by Sualk 2 · 1 0

o k atrai é a electrecidade estática gerada pelo motor electrico....

2007-03-10 04:29:06 · answer #2 · answered by apenas_so 4 · 0 0

A resposta em termos de eletricidade estática explica bem para o caso de um ventilador com material plástico ou isolante, mas e para um material condutor, como aço, com sua estrutura perfeitamente aterrada, onde não é possível o acúmulo de cargas eletrostáticas?
A coisa funciona como um algodão molhado, atirado contra uma superfície lisa, quanto maior a velocidade com que o atiramos, mais fortemente este permanece colado a ela. Repare que mesmo depois de seco o algodão permanece colado, ou seja, o fator que o faz colar não é a água, mas a força com a qual ele colide contra a superfície, ou seja, o quanto ele conseguirá interagir com esta superfície a ponto de permanecer aderido a ela.
Como a velocidade das pás de um ventilador são muito altas, um choque com uma partícula de poeira causa uma interação anelástica, que capta a poeira e a absorve. Haverá uma competição entre a força de atrito com o ar querendo retirá-la e a força de interação entre a pá e a particula, se a de interação for maior, a sujeira permanece.

2007-03-09 05:29:26 · answer #3 · answered by ricardo n 6 · 1 1

Você está certo! Se dependesse só da força centrípeta causada pelo movimento giratório do ventilador, as partículas seriam todas arremessadas longe e não se grudariam no ventilador.

Contudo, devido ao seu movimento implicar em costante atrito com o ar, o ventilador fica carregado eletrostaticamente e começa a atrair as partículas com carga diferente. Como a poeira é muito leve, é a primeira vítima da atração.

Abraço!

.

2007-03-08 21:31:37 · answer #4 · answered by Labaki 4 · 0 0

a poeira eh muito pequena e leve, é dificil o ventilador se livrar dela com sua força de aceleração centrípeta.

O que acontece é que a hélice bate em muito ar enquanto gira, e joga ela para frente, trazendo mais ar, consequentemente, traz mais poeiras.

2007-03-08 01:19:14 · answer #5 · answered by tadashi m 3 · 1 1

Agora você viajou bonito, meu camarada...

2007-03-08 00:54:02 · answer #6 · answered by Voilà 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers