essa pergunta ja foi feita, entaum la vai a resposta de outro cara!
Desconstruindo o mito
Uma experiência interessante que pode ser feita facilmente em casa para comprovar que o mito é só um mito foi proposta por John C. Salzsieder no artigo "Exposing the bathtub Coriolis myth" (revista "The Physics Teacher", volume 32, fevereiro de 1994): Pegue dois recipientes de aproximadamente 45x35x10 cm. Faça um buraco no fundo de cada recipiente e feche-os com uma rolha. Encha os tanques com água e, com o dedo, mexa a água no sentido horário no primeiro recipiente e no sentido anti-horário no segundo recipiente. Espere até que a água esteja completamente parada e retire as rolhas (pela parte de baixo do recipiente, para você ter certeza que não pertubará a água). Você verá que ao invés da água escoar no sentido horário nos dois recipientes como prevê o Efeito de Coriolis, o vórtice formado no primeiro recipiente escoará no sentido horário e no segundo recipiente escoará no sentido anti-horário! A explicação é que mesmo parada a água ainda guarda uma certa quantidade de movimento residual que, apesar de muito pequena, ainda é muito maior do que a força de Coriolis.
Por isso não é mera ignorância mas pura fraude o que alguns guias turísticos fazem na cidade de Nanyuki no Kênia. Esta cidadezinha está localizada exatamente sobre o equador e na falta de outras atrações turísticas, alguns guias especializaram-se numa espécie de "turismo científico". Um dos guias atravessa a linha do equador em direção ao hemisfério sul com uma cuba cheia de água e, tirando a rolha do fundo da cuba, mostra a platéia como a água escoa no sentido horário. Em seguida caminha uns 10 metros em direção ao outro lado da linha do equador e a platéia vê como neste hemisfério a água gira no sentido anti-horário. A demonstração termina com o guia mostrando, para deleite dos turistas, que com a cuba exatamente sobre a linha do equador a água escorre pelo ralo sem girar. Farsa completa.
Fonte(s):
http://www.projetoockham.org/boatos_cori...
2007-03-08 00:33:21
·
answer #1
·
answered by Loko diPedra by Huan 3
·
0⤊
0⤋
A força de Coriolis determina o sentido de rotação da água em uma pia
Em um episódio dos Simpsons, Bart e Lisa, debruçados sobre a pia do banheiro acompanham a corrida entre um tubo de pasta de dente e um vidro de xampu, apostando qual dos dois vai afundar primeiro no redemoinho que se formou ao retirarem a tampa do ralo. Lisa ganha a corrida, mas Bart diz que poderia ter ganho se a água tivesse girado no outro sentido. Lisa então explica a Bart que "a água nunca gira no outro sentido. No hemisfério norte a água sempre gira no sentido anti-horário!, é o chamado Efeito de Coriolis". Bart, sem querer aceitar o fato da água obedecer ao que ele acredita serem as "leis da Lisa", passa a fazer ligações internacionais para diversos países do hemisfério sul perguntando as pessoas de lá em que sentido a água está girando em seus banheiros (veja o roteiro deste episódio). Quem assiste os Simpsons sabe que Lisa representa a voz da ciência. Infelizmente neste caso quem estava certo era Bart: embora seja verdade que por causa do efeito de Coriolis as marés e os ciclones giram no sentido horário no hemisfério sul e no sentido anti-horário no hemisfério norte, o mesmo não vale para os redemoinhos de água das pias das nossas casas.
O mito de que a água escoa nas pias de acordo com o hemisfério é provavelmente um do mitos científicos mais difundidos no mundo. Agora mesmo, enquanto escrevemos este artigo, a rede de lanchonetes McDonald's estampa nos papéis que usa para forrar suas bandejas várias informações curiosas sobre a água. Em meio a curiosidades científicas ("o corpo humano é formado por 70% de água") e outras nem tanto ("vampiros não gostam de água corrente") está lá, mais uma vez, a informação de que "a água escoa pelo ralo no sentido horário no hemisfério sul e no sentido anti-horário no hemisfério norte" (aliás a quantidade de desinformação científica neste folheto do McDonald's merecia um artigo à parte!). Há até mesmo um episódio de Arquivo X em que o mito de Coriolis é usado para justificar a paranóia de Mulder: ao investigar o assassinato de um adolescente, Mulder se convence de que alguma coisa está fora da ordem quando nota que a água do bebedouro da escola onde o garoto foi morto escoa no sentido horário, o quê, como ele explica para a cética Scully, desafia as leis da física.
O que é a Força de Coriolis?
Quando estamos sentados em um ponto de ônibus e vemos um ônibus frear observamos que os passageiros inclinam seus corpos para frente. Dizemos então, que essa tendência de continuar o movimento é causada pela inércia. Esta é uma lei da física, conhecida como primeira lei de Newton, ou Lei da Inércia, e diz que na ausência de forças, um corpo parado continua parado e um corpo em movimento retilíneo continua em movimento retilíneo. Mas e se nós estivéssemos no interior do ônibus no momento da freada? Neste caso não poderíamos dizer que a inclinação dos passageiros foi causada pela inércia, afinal sentimos claramente a ação de uma força nos levando para a frente, ou seja, não estamos mais na ausência de forças.
Veja como as situações descritas são diferentes: na primeira situação, o observador se encontra em repouso (sentado no ponto de ônibus) e observa um corpo (ônibus) em movimento acelerado (o ônibus freiando está acelerado negativamente). Na segunda situação o observador se encontra dentro do ônibus que frea, portanto também está acelerado. Acontece que as leis de Newton só podem ser aplicadas a fenômenos observados de um referencial em repouso ou em movimento em linha reta com velocidade constante (aceleração igual à zero), conhecido como referencial inercial; logo a primeira situação pode ser explicada usando-se as leis de Newton e o conceito de inércia. Já na segunda situação, o referencial é não-inercial - pois o observador possui aceleração - e não podemos explicar a inclinação dos passageiros para frente usando a lei da Inércia. Este tipo de "força" que aparece em referenciais acelerados é chamado de força de inércia. Um outro exemplo do aparecimento de uma força de inércia é quando um carro faz uma curva e sentimos como se uma força nos empurrasse para fora, nos pressionando na parede do carro. Essa força que nos empurra para fora da curva é uma força de inérc
Beijos
2
2007-03-08 08:31:30
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
o movimento é causado pela chamada força de Coriolis criada pela rotação da Terra. A velocidade de Rataçao diminui de equador aos pólos, à media que diminui a circunferencia do planeta, influenciando qualquer movimento e causando desvios em direçao ao Equador. No hemisferio norte, o desvio é para a direita, o que faz com que os redemoinhos de agua se formem e girem no sentido dos ponteiros do relogio. No hemisferio sul, onde o desvio é pra a esquerda, os redemoinhos giram e se formam em sentido contrario. Sobre o equador, o desvio não ocorre em direção reta.
2007-03-09 07:30:14
·
answer #3
·
answered by wesrampir 2
·
0⤊
0⤋
Pelo movimento de rotação da Terra. Num país oposto diametralmente ao nosso, você veria, por uma quetão de posicão a água girando ao contrário.
2007-03-08 17:06:05
·
answer #4
·
answered by Lord McLoud 7
·
0⤊
0⤋
Lembra do Simpsons? Homer se surpreende que na Austrália é ao contrário?
2007-03-08 12:33:48
·
answer #5
·
answered by fabio dada santos 1
·
0⤊
0⤋
Devido à força de Coriolis.
No Hemisfério Norte, o sentido é Anti-horário ou direitista e no Hemisfério Sul é Horário ou esquerdista.
Na verdade é uma tendência, mas aplicando-se à água da pia descendo pelo ralo, esta força é tão pequena que qualquer coisa pode interferir fazendo-a girar em sentido oposto ou até mesmo descer direto sem fazer curva.
Esta força somente existe porque estamos em um sistema que gira ou girante, por que na verdade ela é fictícia.
Tudo que está inserido no planeta Terra sofre o efeito desta força, devido à rotação constante de nosso planeta.
Mas como a Terra somente dá uma volta por dia, esta força é muito pequena.
Mesmo assim, produz efeitos grandes como em furacões no hemisfério Norte que possuem a tendência direitista ou anti-horária, desviando as massas de ar sempre para a direita de uma zona de baixa pressão.
Grande abraço.
2007-03-08 09:05:54
·
answer #6
·
answered by Philosophos 3
·
0⤊
0⤋
Ela nao escore no mesmo sentido sempre!
No hemisferio sul ela gira sentido horario; no hemisferio norte sentido anti horario; ja se for na linha do equador (exatamente na linha) ela nao gira para lugar algum e sim desce sem girar!
2007-03-08 08:45:06
·
answer #7
·
answered by stall 1
·
0⤊
0⤋
Por causa da posição que nos encontramos em relação ao globo. Uma vez assisti no Fantástico um velhinho dizendo que morava bem na linha do Equador e que iria provar isso.
Ele pegou uma pia, colocou de um lado da linha (que se passava na casa dele, vai vendo) a água escorria para um lado. Depois, colocava a pia do outro lado da linha e a água escorria para o outro lado. Colocou bem em cima da linha e a água não girava. Depende do lado da linha do Equador que estamos. Agora o por quê eu não tenho a mínima idéia...hehehe!!!
2007-03-08 08:41:30
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Já ouvi dizer que tem a ver com os movimentos de rotação da Terra, mas se você forçar com a mão a direção contrária ela escorre no outro sentido.
Já aconteceu comigo dela girar no anti-horário (se for colocada com um balde, por exemplo, depende de em que posição é colocada).
2007-03-08 08:35:01
·
answer #9
·
answered by Sil 4
·
0⤊
0⤋
Porque ela faz movimento circular contínuo.
2007-03-08 08:34:11
·
answer #10
·
answered by Lisete C 3
·
0⤊
0⤋