English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-07 23:35:06 · 2 respostas · perguntado por Ugleise 3 em Educação e Referência Nível Superior

2 respostas

Bem ambas são invenções humanas...

A Moral é um tipo de costume, vc faz por que acredita que é certo, não existe leis escritas para isso, é algo que todo o grupo social que vc vive faz ...

Bem e o Direito é um codigo de conduta escrito... que tem uma punição caso vc não o cumpra e a moral não ... é mais uma punição da sociedade, das pessoas que estão perto de vc ...

Mudei de idéia vc deve estar estudando Direito né!

Espero ter ajudado!

2007-03-08 00:07:29 · answer #1 · answered by Dan@ 6 · 0 0

Tanto o Direito quanto a Moral estabelecem normas de condutas. No entanto, Direito e Moral mostram-se distintos em seus papéis.

A primeira distinção está no fato de que o Direito procura regular as condutas que tenham repercussão social, ou seja, as ações e omissões que possam afetar a sociedade. Por esse motivo, as normas jurídicas não punem o pensamento, a atitude interna da pessoa.

Por sua vez, as normas morais objetivam o aperfeiçoamento do indivíduo, razão pela qual regulam principalmente o proceder interno do ser humano.

Por isso, o campo da moral é amplo, abrange os deveres do homem para consigo mesmo, para com o semelhante e para com Deus, ao passo que o Direito regula os deveres do homem para com seu semelhante.

Por fim, a mais importante distinção está no fato de que o Direito tem a seu favor a coerção, ou seja, aquele que viola as regras jurídicas poderá ser punido pelos Poderes do Estado. A moral não possui coerção, a violação de normas morais provoca sanções apenas de cunho social (o indivíduo será mal visto pelos outros).

Embora sejam distintos, Direito e Moral influenciam-se mutuamente.

2007-03-08 01:20:33 · answer #2 · answered by Ludovico 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers