English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se equilibrássemos toda a fortuna do planeta e distribuíssemos a cada cidadão a mesma quantia, ela seria pouca, mas seria justa.

Fazendo isto, colocaríamos um fim à pobreza, à criminalidade, à injustiça, à maldade?

Seriam todos capazes de trabalhar o suficiente para manter esta riqueza que vos foi dada?

Quantos a despenderiam em futilidades e se entregariam às paixões mundanas, gastando sua fortuna e voltando à pobreza?

Quantos trabalhariam e saberiam cuidar de seu patrimônio, investindo em projetos, estudos, criando oportunidades, trabalho e crescimento moral?

Quanto tempo o planeta conseguiria viver em harmonia até voltar ao mesmo estágio que estamos hoje?

Seria o nível intelectual de todos igualmente responsável para administrar sua própria fortuna?

Será que o problema do nosso mundo é mesmo o dinheiro?

Reflitam e respondam com olhos críticos.

Grande abraço.

2007-03-07 23:25:10 · 6 respostas · perguntado por Philosophos 3 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

6 respostas

Penso que não, piois a maldade, injustiça, a falata de juizo e muitas outras coisas, está dentro de cada um, e mesmo que todos ficassem ricos, isso não duraria muito tempo, um iria querer derrubar o outro, para ficar cada vez mais rico e com mais poder.
Mas para mim isso seria bom, pena que as pessoas só pensam em sí!

2007-03-07 23:33:48 · answer #1 · answered by Wagner 3 · 0 0

As vezes questiono isso principalmente quando vejo algumas organizações pregando um paraíso, um céu, como solução eterna.Não acredito que pode haver uma sociedade igual em sentido material.Acredito na valorização do ser humano e no respeito pela função que cada um possa ocupar com responsabilidade e decência.O mal do mundo não é dinheiro , e sim a vaidade, o abuso de poder, a vontade que cada um tem de estar no topo.O mundo está caminhando para uma situação em que só vai sobreviver quem compreender que tudo está ligado para o funcionamento perfeito e quem não se encaixar tipo substrato e enzima, vai sobrar. E não estou falando do Niilismo, estou falando após ele pois também este será fonte de grande decepção para os humanos sendo apenas fase de transição para a verdadeira vida baseada no amor a Deus e o respeito por toda criação.Não acredito que a aflição se repita, pelo menos com os mesmos erros.Dizem que o uminverso é ciclico... Tudo pode voltar sob uma dimensão diferente, senão onde fica a evolução?Estacionaria tudo ? que tédio seria...Acho que a solução chegará quando todo ser humano atingir uma evolução tal qual a dos anjos.Não são um bando de lerdos, eles apenas tem um conhecimento tão profundo de Deus que nem concebem pensar em optar pelo mal pois sabe que ele não serve como estrutura para nehum tipo de vida.Então o mal se acabará por circunstâcia ...ningúem vai querer pratica-lo... Dei uma viajada grande , mas é como consigo enxergar, talvez para que a própria dor doa menos.Um abraço!

2007-03-10 03:09:21 · answer #2 · answered by Paloma 4 · 0 0

Com certeza, o dinheiro é um grande problema...imagine o mundo sem o dinheiro. Onde as empresas produzissem para doar seus produtos. Somente com o interesse de proporcionar o bem estar das pessoas. Ninguem paga, ninguem compra. O mundo não seria devastado, muitas guerras deixariam de existir, ninguem ia querer dominar o mundo, não haveria politicos corruptos, não existiria nem o luxo e nem o lixo, todos seriam iguais, não existiria a ganância e a inveja, haveria uma só religião verdadeira, haveria poucas doenças já que a globalização é a principal causa das epidemias, não haveria roubo ou estorção, não haveria miséria, fome e descaso...enfim, todos teriam mais tempo para lembrar de DEUS....

2007-03-08 00:03:38 · answer #3 · answered by Marcio O 1 · 0 0

não resolveria porque está escrito na bíblia que nunca deixar ar de ter pobres sobre a terra para testa a generosidades das pessoas justas.

2007-03-08 00:02:33 · answer #4 · answered by AFRANIO AMORIM BASTOS A 4 · 0 0

se todos fossem do mesmo poder.... quem trabalharia, o mundo estaria mais ou menos perdido.
as diferenças é que move o mundo se tudo fosse igual seria o kaus...caus..
paullolupp

2007-03-07 23:46:52 · answer #5 · answered by paullolupp 4 · 0 0

Acho que não...o mal não está no dinheiro ou na falta dele. A maldade faz parte do ser humano. Teríamos que mudar o homem, torná-lo consciente e responsável por si e pelos seus atos. Vc viu o filme "A Vila"? No filme foi criada uma sociedade separada do mundo, todos viviam bem, até que a maldade se apresentou em um de seus moradores. Era a sociedade perfeita. Tudo era de todos, as decisões eram tomadas em grupo e tudo mais...mas não deu certo.

2007-03-07 23:37:39 · answer #6 · answered by deniscms 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers