English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

muitas vezes, ouvimos pessoas dizendo (todos os dias): "meu corpo", "meu espírito"... para eu poder dizer "meu corpo" eu não posso ser o corpo. eu tenho que ser uma outra coisa que possui o corpo. da mesma forma, falamos "meu espírito"! nesse caso, eu não posso ser o espírito. é algo muito embaraçoso. gostaria que alguém me ajudasse. pois ainda não cosegui chegar a uma resposta que não fosse contraditória.

2007-03-07 21:42:13 · 15 respostas · perguntado por EdWeB 1 em Artes e Humanidades Filosofia

15 respostas

Não, em verdade, nenhuma contradição naquelas situações em que dizemos "meu corpo", "minha mente"...

Está aí apenas uma limitação linguística. Isso daí é uma questão de ordem semântica, e não ontológica.

Quem afirma "meu corpo...", necessariamente tem uma mente, um espírito, pois o ato de afirmar algo pressupõe tanto um corpo fisico quanto uma mente/espírito pensante.

Não há, por outro lado, um "meu espírito" sem que haja um sujeito concreto, que possua, portanto, um corpo. Quem fala "meu espírito..." usa sua língua, sua boca, seu pulmão, seu aparelho fonador, seu aparelho respiratório etc. E essas coisas são componentes do que se chama "corpo".

Então, não se deve pensar que somos uma coisa ou outra. Isso é um pensamento equivocado. Tal problemática parte de uma questão de linguagem, não de "ser".

Entendeu?! Espero que sim!

Abraços,



ie



ps: em poucas palavras, somos as duas coisas (e mais outras também!).

2007-03-08 01:52:18 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

um corpo que possui um espírito

2007-03-07 21:58:07 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 1

um espírito que alimenta um corpo e logo depois de sr trnsferido se torna um corpo com espírito.

2007-03-09 07:48:34 · answer #3 · answered by Satori 6 · 0 0

voce é.

2007-03-08 06:47:14 · answer #4 · answered by didi_767 6 · 0 0

O espírito é a essência da vida. Um corpo sem vida é a mesma coisa que um objeto inanimado qualquer. Enquanto vivos, somos um espírito que possui um corpo, a parte de nós encarregada de materializar nossos sentimentos. Mas corpo e alma, corpo e espírito ou corpo e vida é que nos formam como seres humanos reconhecíveis e um só existe em função do outro. Somos a soma do corpo mais o espírito, enquanto vivos.

2007-03-07 23:29:54 · answer #5 · answered by VICORREMGA 4 · 0 0

faço parte desse mundo só isso, não possuo alma nem espirito isso é criação da nossa mente ja percebeu como desde crianças criamos seres e outras coisas. nossa imaginação nos engana

2007-03-07 23:21:02 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Ao nascer, ganhamos um corpo, invólucro para envolver a nossa alma e ferramenta para cumprir os ditames do espírito, de modo temporário. Por razões divinas, todos nascem inocentes e imaculados de possíveis atos praticados antes de vir para o mundo, sem memória do que foram ou do que fizeram, precisando de amparo adulto para reaprender a usar o meio físico, passível de retomar o seu caminho evolutivo, corrigindo a constante e eterna rota espiritual. Segundo esse propósito, para que cada um cumpra sua missão terrena aliada à Vontade Divina, ao nascer nem todos têm a graça de receber sua ferramenta de forma perfeita (muitos, até por falta de assistência), com variáveis tipos de deficiências ou estigmas ativos, capazes de tolher agradáveis sensações de grandeza exterior, que findam em frustrações. Ainda que no inicio da vida tal “ferramenta” não apresente defeitos visíveis, ninguém consegue mantê-la em estado regular de funcionamento ao longo de toda sua vida e, inexoravelmente, ao fim de uma passagem terrena mais ou menos longa a devolvem aos elementos de onde a tiraram e ao rigor da análise fria, todos nascem vulneráveis e frágeis, com vida material efêmera como a de qualquer outra espécie do reino animal, todos adstritos ao “Revertere ad loc tuum” (És pó, e ao pó tornarás). Assim, por quê tantos correm atrás de bens materiais que nada adicionam à alma? Por quê tanta dedicação à cultura física e sacrifícios com regimes e dietas vãs? Podem parecer colocações fatalistas, mas tentando esconder a realidade crua, para dar um sentido mais belo à vida muitos preferem vesti-la com uma roupagem enganosa, encobrindo o fato que mesmo se cumprir de forma correta com as finalidades do corpo, cedo ou tarde o devolvem aos elementos ao qual ele pertence: à terra de onde o tiraram! Assim, como sabemos que tudo volta a sua "origem", o que é da terra, permanece na terra e o que é do espírito, retorna ao Espírito.

2007-03-07 23:03:41 · answer #7 · answered by Origem9Ω 6 · 0 0

"Eu" é o todo - o ser, a pessoa, ou o conjunto de corpo e espírito.
Um espírito que possui um corpo e um corpo que possui um espírito - um conjunto, uma unidade.
Não há corpo sem espírito nem espírito sem corpo: isso significa morte e não vida. Quem acredita na vida depois da morte dirá que exite espírito sem corpo, mas eu pessoalmente não acredito.
Quando digo "o meu corpo" eu sou "eu" a falar. Quando digo "o meu espírito" continuo a ser "eu" a falar. Eu sou espírito e corpo - ^diria melhor, sou mente e corpo.

2007-03-07 22:14:50 · answer #8 · answered by sliv 3 · 0 0

caro colega, parece complicado mas não é, vejamos, quem domina o corpo é o espírito, portanto o espírito é que possui o corpo para manifestar-se fisicamente e cumprir seu destino. é certo falar meu corpo a partir dai, porém para se referir ao espírito o certo é falar "eu", resumidamente é isso aí, um abraço...

2007-03-07 21:55:27 · answer #9 · answered by kaissara 2 · 0 0

.
Quando se diz eu, não tá se referindo ao corpo...

Você é um espírito que possui um corpo...

Na realidade, o corpo é, apenas, a roupa do espírito.

Não se diz "fulano morreu"... Se diz "O corpo de fulano, morreu".

É que é mais fácil dizer que "fulano morreu", mesmo...

Mas, na realidade, cada espírito tem sua roupa de carne, músculos e sangue.


Um grande abraço.

2007-03-07 21:50:07 · answer #10 · answered by Roberto Moura 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers