Vc. quer saber a verdade?
(A minha claro)
Acho que o difícil mesmo é perdoar. Tanto amigo, quanto inimigo, é difícil pra caramba exercitar o perdão.
É duro ter que admitir isso,mas é a mais pura expressão da verdade. Eu tenho uma inimiga, sei o que esperar dela , mas mesmo assim, depois de tanta sacanagem, será que eu conseguiria perdoar o que essa pessoa já me fez? Nem pensar (pelo menos, não por agora)...Jamais me esqueceria de todas as atitudes mesquinhas perpetradas por esse ser...
Amigos, pô , amigo a gente escolhe...então, como perdoar uma pessoa que era digna (integralmente) de sua confiança e a trai ,em algum nível de relacionamento?
Acho então, que a dificuldade tá no perdão.
A gente até tenta, mas nossas mentes não nos dão o tão desejado "esquecimento", que é condição essencial para o PERDÃO pleno.
Abraços,
2007-03-07 22:36:20
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Acho mais fácil perdoar um amigo. Mas um mal feito pelo inimigo dói menos que feito pelo amigo. Talvez seja mais fácil esquecer o que o inimigo fez.
2007-03-07 22:29:52
·
answer #2
·
answered by Renata M Educação = país melhor 7
·
2⤊
0⤋
A traição do inimigo já é esperada...
2007-03-07 20:53:58
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Mais fácil perdoar o inimigo. Pois, dele a gente já espera atitudes hostis e traiçoeiras. Já com o amigo, deixamos a guarda baixa, e qualquer atitude hostil ou traiçoeira tem sempre maior impacto sobre a gente, pois não estaremos esperando.
2007-03-07 20:40:00
·
answer #4
·
answered by poeta 6
·
2⤊
0⤋
Eu penso que sim, dado que normalmente não costumamos esperar que um amigo nos decepcione, e dói muito mais. De um inimigo espera-se tudo, especialmente o que é mau, portanto perdoa-se mais facilmente, enquanto que com um amigo, é possivel surgir um certo rancor juntamente com um perdão amargo.
Por outro lado, será que alguma vez chegamos a perdoar realmente a um inimigo? E se o fizermos, não estaremos a tirar-lhe o "título" de inimigo? ;)
2007-03-07 20:34:50
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Acho que sim, até pq vc não espera uma coisa ruim de um amigo, e sim de um inimigo, mas quando ela parte de um amigo a decepção é muito maior...por isso é mais dificil de se perdoar...
2007-03-07 20:01:27
·
answer #6
·
answered by *Camilla* 7
·
2⤊
0⤋
não penso muito por esse lado, não dá pra sair pegando cada coisa e dizer que é assim que funciona, essa é uma velha mania de querer organizar tudo. Quanto a isso, acho que só se pode perdoar o amigo, você não consiguirá perdoar um inimigo e continuar sendo inimigo dele, isso não seria perdão, isso só acontece quando você olha pra pessoa como um amigo, só então algum perdão verdadeiro é possível.
2007-03-08 05:13:11
·
answer #7
·
answered by ? 3
·
1⤊
0⤋
Evidentemente que não se espera do amigo atitudes que justifiquem um pedido posterior de perdão. Quando isso ocorre, naturalmente é porque estamos extremamente decepcionados.
A decepção não se aplica ao inimigo, visto que dêles nada de espera de bom e valioso; já o amigo, sendo fiel ...
Por êste prisma, quando o inimigo nos estende a mão, nos sentimos desarmados psicologicamente, pois sua inimizade não permitiu que construisse dentro de nós qualquer espectativa, boa ou ruim, aí, o perdoamos. Já o amigo... pisou na bola uma vez, deixou de ser amigo!.... Assim, do amigo criamos a imagem de infalível e nos decepcionamos; e do inimigo, criamos a imagem de que pode se regenerar, e o perdoamos.
2007-03-07 21:27:37
·
answer #8
·
answered by Calib 7
·
1⤊
0⤋
Um inimigo você já espera algo negativo da parte dele, então já vive prevenido. Tipo aquela pessoa no escritório que você não topa muito e cumprimenta por educação e troca duas palavrinhas quando absolutamente necessário. Esta pessoa dificilmente irá prejudicá-la. Mas aqueles chegados, da turminha do gargarejo que é tão legal conversar e trocar comentários, bolachinhas e etc, essa turminha é que pode derrubar você, te prejudicar, pegar seu dinheiro emprestado e não pagar, ir a sua casa no fim de semana e ficar além da conta enquanto você fica torcendo para eles irem embora para você respirar. Mas enfim não vivemos sem eles, eles são a razão da nossa alegria e podem ser da tristeza também. Mas o importante é ser feliz. E qdo algo assim acontece é difícil perdoar. Já aconteceu comigo. Mas não mudei minha maneira de ser. Perdoei não foi fácil, mas continuo com meus amigos(a), eles são ótimos. bjss
2007-03-07 21:05:59
·
answer #9
·
answered by ines SUD 5
·
1⤊
0⤋
quero lembrar que o perdão é a única salvação que temos.
2007-03-07 20:23:06
·
answer #10
·
answered by olhos_verdes 6
·
1⤊
0⤋