A França tinha o territorio da Alsácia e Lorena que era rico em carvão mineral e que movimentava suas industrias. A Prússia cobiçando o carvão da França fez uma guerra contra ela tomando-a o territorio da Alsácia e Lorena que produzia muito carvão mineral.
Essa guerra entre França e Prussia por causa do territorio da Alsácia e Lorena que era rico em carvão mineral, se chamou de guerra Franco-Prussiana.
2007-03-07 18:47:33
·
answer #1
·
answered by Sem juizo mas com sorte 7
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre alguem me explicasse em curtas palavras a guerra Franco-Prussiana=A Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) foi um conflito armado entre a França de Napoleão III e um conjunto de estados germânicos liderados pela Prússia.
2007-03-08 09:52:32
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
A Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) foi um conflito armado entre a França de Napoleão III e um conjunto de estados germânicos liderados pela Prússia.
Motivos da guerra
A Espanha estava sem rei desde 1868 devido a abdicação de Isabel II, em virtude da Revolução de 1868 e as Cortes - Parlamento espanhol - ofereceram a Coroa ao príncipe prussiano Leopoldo de Hohenzollern-Sigmaringen, primo do rei da Prússia, Guilherme I. Um Hohenzollern no trono espanhol seria demais para a Europa antiprussiana. O imperador francês pressionou a Prússia para impedir que o parente distante do rei prussiano assumisse o trono espanhol. O ministro do exército francês realizou, na Câmara, um discurso indignado e belicoso contra a Prússia, o que gerou sentimentos anti-franceses no sul da Alemanha.
A Prússia desde logo contou com o apoio dos estados germânicos do Sul, na luta da Prússia contra a França. As forças alemãs estavam unificadas sob o comando supremo de Guilherme que contava com o grande estrategista Helmut Karl Bernhard Graf von Moltke como Chefe do Estado Maior. À frente das tropas francesas encontrava-se Patrice-Maurice MacMahon.
O governo francês assinou em 10 de Maio de 1871 o Tratado de Frankfurt, pondo fim à guerra entre a França e a Prússia. Neste documento ficava estabelecido que, por direito de guerra e pela população da a Alsácia-Lorena ser de maioria germânica, ficava estabelecido que a província francesa da Alsácia e parte da Lorena (inclusive Metz) passariam para o domínio do Império Alemão. Devido aos grandes danos causados à Prússia, a França foi obrigada a pagar uma indenização de guerra de cinco bilhões de francos de ouro e a financiar os custos da ocupação das províncias do norte pelas tropas alemãs, até o pagamento da indenização. Em troca, foram libertados 100 mil prisioneiros de guerra franceses, os quais foram admitidos nas linhas prussianas para reprimir a Comuna. Depois de dois meses de luta sangrenta, a Comuna foi esmagada pelas tropas de Thiers.
2007-03-08 07:52:14
·
answer #3
·
answered by MotoqueiroCrazy 5
·
0⤊
0⤋