Ter competência é executar bem determinada tarefa com responsabilidade, sabedoria e comprometimento. "Dar conta do recado".
Ter habilidade é fazer tudo isso mas de um jeito próprio, peculiar e eficaz (que dá o resultado esperado).
Espero ter ajudado.
><
2007-03-07 13:55:44
·
answer #1
·
answered by aeiou 7
·
1⤊
0⤋
Competência é um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.
2007-03-07 15:22:11
·
answer #2
·
answered by Marko 6
·
1⤊
0⤋
Você é competente, quando consegue fazer alguma coisa bem feita.
Isto vale em qualquer campo, até no amoroso.
Imagine, por exemplo, você treinando um grupo de funcionários novos, em uma determinada tarefa. E que após este treinamento, eles passaram a realizar aquela determinada tarefa muito bem.
Dai podemos concluir que você foi muito competente, no treinamento oferecido.
Ser competente, se aprende, sobretudo na prática.
Sucesso
2007-03-11 12:38:06
·
answer #3
·
answered by Denis 6
·
0⤊
0⤋
Este texto é parte de uma entrevista concedida pelo mestre
Philippe Perrenoud, a revista Nova Escola.
Veja se pode te ajudar .
NE: O que é competência? Poderia me dar alguns exemplos?
Perrenoud: Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. Três exemplos:
• Saber orientar-se em uma cidade desconhecida mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar-se, pedir informações ou conselhos; e os seguintes saberes: ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas.
• Saber curar uma criança doente mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, medir a temperatura, administrar um medicamento; e os seguintes saberes: identificar patologias e sintomas, primeiros socorros, terapias, os riscos, os remédios, os serviços médicos e farmacêuticos.
• Saber votar de acordo com seus interesses mobiliza as capacidades de saber se informar, preencher a cédula; e os seguintes saberes: instituições políticas, processo de eleição, candidatos, partidos, programas políticos, políticas democráticas etc.
Esses são exemplos banais. Outras competências estão ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais. Os seres humanos não vivem todos as mesmas situações. Eles desenvolvem competências adaptadas a seu mundo. A selva das cidades exige competências diferentes da floresta virgem, os pobres têm problemas diferentes dos ricos para resolver. Algumas competências se desenvolvem em grande parte na escola. Outras não.
O texto integral esta no site da nova escola.
2007-03-07 14:06:06
·
answer #4
·
answered by comandante 7
·
0⤊
0⤋
o ENEM procura verificar se o aluno que terminou o ensino médio possui cinco competencias básicas.
a primeira é saber ler (ter conhecimento da norma culta da lingua)
a segunda é, se vc ler tem que identificar na sua leitura o problema, ou seja compreender o que leu
a terceira é a competencia de propor soluções para o problema
a quarta competencia é a competencia para resolver o problema(leu, compreendeu, propos soluções, solucionou)
a quinta e mais importante é se utilizar das normas de cidadania na solução do problema.
resumidamente e de uma forma bem simples são as competencias que um aluno que terminou o ensino médio.
deveria ter, espero ter solucionado sua dúvida.
2007-03-07 13:56:20
·
answer #5
·
answered by master 4
·
0⤊
0⤋
resumindo competencia nada mais é do que o seu lado observador. Se vc. é uma otima observadora e presta atenção da forma que é feito, futuramente vc. será competente.
2007-03-07 13:55:35
·
answer #6
·
answered by Graça 3
·
0⤊
0⤋
1. Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação. Portanto, para constatá-la, há que considerar também os conhecimentos e valores que estão na pessoa e nem sempre podem ser observados.
Céllus
"Se quisermos alunos competentes, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos abstratos"
2. Competências e habilidades pertencem à mesma família. A diferença entre elas é determinada pelo contexto. Uma habilidade, num determinado contexto, pode ser uma competência, por envolver outras subabilidades mais específicas. Por exemplo: a competência de resolução de problemas envolve diferentes habilidades — entre elas a de buscar e processar informação. Mas a habilidade de processar informações, em si, envolve habilidades mais específicas, como leitura de gráficos, cálculos etc. Logo, dependendo do contexto em que está sendo considerada, a competência pode ser uma habilidade. Ou vice-versa.
3. Para ser competentes, precisamos dominar conhecimentos. Mas também devemos saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação. Tal decisão significa vontade, escolha e, portanto, valores. E essa é a dimensão ética da competência. Que também se aprende, que também é aprendida.
4. A capacidade de tomar decisões e a experiência estão estreitamente relacionadas na operação de uma competência. Tomar uma decisão, muitas vezes, implica certo grau de improvisação, mas uma improvisação orientada pela experiência. Não é por outro motivo que um piloto treina centenas de horas de vôo antes de ser considerado apto a comandar um Boeing. É essa experiência que dá ao piloto condições de tomar uma decisão pertinente.
Em resumo: a competência só pode ser constituída na prática. Não é só o saber, mas o saber fazer. Aprende-se fazendo, numa situação que requeira esse fazer determinado. Esse princípio é crucial para a educação. Se quisermos desenvolver competências em nossos alunos, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos abstratos e fora de contexto. É preciso que eles aprendam para que serve o conhecimento, quando e como aplicá-lo. Isso é competência.
2007-03-07 13:49:05
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋