Oi Dioni....Voce acredita na lei da atraccao universal de Newton? Sim....(?) Entao acredita que a aceleracao da gravidade varia com a distancia ao centro do planeta....(?).
g = G.M/d^2 onde M e a massa do planeta.
Acredita que todos os corpos situados proximo da superficie de um planeta sao atraidos com a mesma aceleracao....(?) Ora bem se em todos os pontos da superficie do planeta a aceleracao da gravidade e praticamente constante, isto significa que todos esses pontos estao equidistantes do centro. Logo, os planetas sao, "grosso modo" e com bastante boa aproximacao, esferas ou esferoides ou "elipsoides" ou "geoides".....
Conclusao: A aceleracao gravitica influi sim na forma arredondada dos planetas.
2007-03-10 08:38:48
·
answer #1
·
answered by Cavalo Inteligente 4
·
0⤊
0⤋
Imagine materia solta no espaço longe de qualquer planeta. Inicialmente a gravidade e a eletricidade estática começa a atrair cada grão de materia, sendo que no inácio a força eletrica é muito maior que a da gravidade. Os grãos vão aumentando atingindo tamanhos cada vez maiores, até o tamanho de uma montanha. Só a partir dai é que a gravidade, que é acumulativa, passa a ter força que supera a elétrica (por isso alguns asteróides são arredondados, ovalados, etc)
Com tamanhos cada vez maiores a tendência é gerar uma esfera perfeita, mas como tudo tem movimento, devido a força centrifuga os objetos tendem a alongar no sentido da rotação.
E no passado falavam dos Quatro cantos do Mundo!
2007-03-08 13:12:29
·
answer #2
·
answered by Marcio_T 1
·
0⤊
0⤋
Perfeitamente. Se dependesse apenas da gravidade, todos os corpos celestes com massa maior que um certo valor limite teriam a forma de esferas perfeitas. Todos eles passaram, na sua origem, pelo estado líquido, ou quase líquido, e, nesta situação, a tendência é o líquido ficar todo ele em "um mesmo nível". Em um planeta, isto significa que a distância máxima da superfície ao centro do planeta será a mesma. Qualquer ponto se se sobressaia terá a tendência de "cair" ou "afundar-se", e a superfície volta a ser esférica.
Os planetas e estrelas só não são esferas perfeitas por que também apresentam rotação ou, em outras palavras, apresentam uma força centrífuga que faz com que o raio (ou diâmetro, se quiser) do planeta no equador seja maior que o raio nos polos.
No caso da Terra, há mais um fator de deformação: o desequilíbrio entre oceanos e superfícies continentais. O hemisfério norte tem mais superfície continental que o hemisfério sul, e tem raio levemente menor que o do hemisfério sul. Os cientistas falam então que a Terra apresenta uma forma parecida com a de uma pêra.
Mas é importante notar que estas deformações são mínimas, e só por processos de medição exatos que se pode observar isto. Ao olho humano, a Terra é o que mais se aproxima de uma esfera perfeita.
2007-03-08 07:11:04
·
answer #3
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
Sim, pois foi seguindo a força gravitacional que os astros tiveram seu formato quase arredondado, mas não são esferas perfeitas por seus movimentos de rotação, translação etc.
Segundo a hipótese do big-bang, os astros seriam formados por fragmentos de uma ''explosão'' que ocorreu a cerca de 6,55 bi de anos. Imagine que um pequeno amontoado de massa comece a atrair uniformemente outros fragmentos de massa ao seu redor, isto vai conduzir à formação de uma estrutura totalmente homogênea e estável: a esfera. Como os astros possuem vários movimentos, a terra por exemplo apresenta 14, além dos de rotação e translação, acabam alterando o formato que não constitue uma perfeita esfera.
2007-03-07 20:56:45
·
answer #4
·
answered by Diego Vidal 1
·
0⤊
0⤋
Não conheço um astro quadrado ou triangular. Mas lembre-se que a força da gravidade é função da MASSA, da constante gravitacional e da dist\ãncia e não do formato dos corpos.
2007-03-07 20:46:23
·
answer #5
·
answered by Ronaldo M 5
·
0⤊
0⤋