English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Temos boa terra, cana-de-açucar e tecnologia com boa logística. Porque não priorizar o consumo de etanol em nossos veículos, em vez de somente tê-lo como alternativa? Será pura pressão da indústria do petroléo?

2007-03-07 12:25:25 · 8 respostas · perguntado por Jan 2 em Ciências Sociais Economia

8 respostas

Olá!
Não é pressão da indústria do petróleo.
O que acontece é que os governantes não podem acabar com o desemprego. Eles precisam de "eleitores". E toda vez que tem uma eleição eles assim prometem "empregos".
Nós já poderíamos estar mais ricos do que os Estados Unidos a muito tempo, mas não temos bons administradores interessados nisso. Infelizmente!
Poderíamos estar exportando para o mundo inteiro. Combustível de primeira qualidade e limpo.
No dia em que tivermos gente que pensa no Estado Brasileiro e principalmente nos brasileiros que precisam de empregos de verdade e não de marketing eleitoral, seremos a maior nação alcooalera do planeta Terra.
Abração do amigo, Adelso de Castro.

2007-03-07 17:18:26 · answer #1 · answered by Adelso de Castro 4 · 0 0

ja vem vindo
o petroleo vai ser só pra usos industriais
o bush veio aqui pq o brasil é o maior plantador mundial
ele veio acertar o investimento
das futuras ex-petroleiras

2007-03-08 04:24:53 · answer #2 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

Caro Jan, me desculpe discordar de você no que se refere a "boa logística". Logística, envolve transporte, e sinceramente, você considera bom um sistema de transporte que é pesteado de pedágios, estradas onde caminhões passam dias e mais dias encalhados por causa de chuvas, combustível (diesel) a preços injustos, fala sério.
Por outro lado, não há área suficiente no Brasil, para se plantar o suficiente para se produzir álcool para atender a demanda, ou seja, o consume é maior que a capacidade produtiva, e aumentando a capacidade produtiva de álcool, diminui a capacidade produtiva de alimentos que por conseqüência, causará um aumento de preços, tanto no álcool, pela procura, quanto nos alimentos, pela secasses.

Então respondendo a sua pergunta, eu, em particular acho INVIÁVEL, usar somente álcool no brasil.

O governo precisa é investir e permitir que se invista em tecnologia para produzir veículos com motores elétricos que não poluem e não agridem ainda mais a natureza.

2007-03-08 02:43:08 · answer #3 · answered by Max 2 · 0 0

acho que ia ter muito alcoolatra por ai bebendo até cai

2007-03-07 22:40:49 · answer #4 · answered by fenix 2 · 0 0

Vc se lembra do pró-alcool???Sera que o uso intensivo do etanol, sem subsídios é mesmo viável????
Outra coisa, o derivado de petróleo mais consumido no pais é o Diesel, devido a nossa matriz de transportes, e ainda não existe tecnologia viável para substituir motores diesel, por alcool etílico.

2007-03-07 15:48:02 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

O alcool deixou de ser uma simples alternativa a mais de uma década.

Diversificar sempre será preferível a apostar todas nossas fichas em um único combustível. Veja o caso da Europa e EUA em relação ao petróleo, como exemplo. O Brasil foi o primeiro pais do mundo a adotar dois combústiveis em seus postos de combustíveis. Hoje somos os únicos a ter o privilégio de poder escolher entre quatro combustíveis, para abastecer nossos veículos.

Suponhamos que adotemos sua ideia e daqui a dez anos uma praga desconhecida ataque nossos canaviais, reduzino drasticamente nossa produção, ou ainda o aquecimento global torne em alguns anos, inviável o plantio de cana de açucar em certas regiões, pressionando os preços para cima. Como fariamos? Sendo que apenas o Brasil e EUA produzem etanol em larga escala, e esse último, certamente não seria capaz de nos suprir de imediato, o que aconteceria com nosso sistema de transporte? Simplesmente tornaria-se obsoleto quase que instantaneamente.

Portanto discordo de você, ao inves de concentrar, acho que enquanto mais diversificada for nossa matriz de abastecimento de combustível, melhor será para nossa economia.

É óbvio que os exemplos acima são muito exagerados, mas acho que deu para transmitir a idéia. Valeu?

Barbosa.

2007-03-07 12:49:54 · answer #6 · answered by BARBOSA® 7 · 0 0

Eu queria muito responder a essa pergunta mas a resposta pode parecer chata. senão entenda a minha...A que preço ?
Ouviu bem, sim, a que preço ? Pois enquanto ouver petróleo a indústria do alcóol não vingará e pense no seguinte; Apesar de milhões investidos num poço de petróleo contas feitas, o litro sai a pouco mais de um cêntimo de Dólar e outro de lucro. Na plantação jamais conseguirá obter esses preços. E a demanda mudial que se medem em milhões de barris por dia ? Têm capacidade ? E a que preço ? É preciso pagar a mão de obra e assim que a procura for mais que a oferta vai ver inflacionar esse alcóol. Sua pergunta seria mais fácil de responder se fosse; -"É uma energia alternativa amiga do ambiente ?". Seria muito fácil responder, porém se é viável ? Será, por enquanto e para quem por enquanto aderir, se consegue poupar um pouco por hoje mas acredito que a energia alternativa do futuro está ainda por chegar. Seja ela qual fôr. Estudos há muitos, mas a viabilidade por conta do factor custo é ainda muito elevada. Talvez quem sabe por conta daqueles que podiam hoje já ser pioneiros à sua maneira.

2007-03-07 12:46:04 · answer #7 · answered by walpt 2 · 0 0

Ta ai um caso pra ser discutido e resolvido

2007-03-07 12:38:51 · answer #8 · answered by Curiosa48 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers