English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-07 11:56:08 · 5 respostas · perguntado por moniis 1 em Artes e Humanidades História

5 respostas

Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial e/ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, ocorrido na época da segunda revolução industrial.

2007-03-07 12:00:49 · answer #1 · answered by Anonymous · 6 0

IMPERIALISMO é a política de exercer controle ou autoridade sobre países ou territórios estrangeiros com o objetivo de construir ou manter um impérios, quer através da invasão, seguida de administração direta desses territórios (por exemplo, pela nomeação de um governador), quer por métodos indiretos de controle, seja na esfera política – ingerência na governação do estado a dominar –, seja na esfera económica.

2007-03-07 12:17:54 · answer #2 · answered by Srtª L 2 · 5 0

Imperialismo é um regime políco, onde quem manda ou governa é o imperador.
Ex. no Brasil-colônia quem era o imperador era Dom Pedro I.

2007-03-07 15:43:28 · answer #3 · answered by henrique t 3 · 1 2

resposta
resumo sobre qual o conceito de imperialismo=Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial e/ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, ocorrido na época da segunda revolução industrial. O imperialismo contemporâneo denomina-se neo-imperialismo, por possuir muitas diferenças com relação ao imperialismo colonial.

No final do século XIX e começo do século XX, a economia mundial viveu grandes mudanças. A tecnologia da Segunda Revolução Industrial (motores a gasolina, diesel e eletricidade) aumentou ainda mais a produção. A livre concorrência foi desaparecendo e a economia passou a ser dominada por ‘megaempresas’ (monopólios).

As "megaempresas" capitalistas passaram a investir capital em nações da África, da Ásia e da América. Esse fenômeno viria a ser chamado de imperialismo ou neo-colonialismo. Os países imperialistas lutavam uns com os outros pelo domínio econômico do mundo. Buscavam novos mercados, fontes de matéria-prima e mão-de-obra barata para explorar.” (Schmidt, Mario Furley: Nova História crítica; Capítulo 16, pág. 228/247).

A concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães e ingleses no início do século XX. Este conceito constituiu-se em duas características fundamentais, ou seja, o investimento de capital externo e propriedade econômica monopolista, “um país imperialista era um país que dominava economicamente outro país”. Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava, por conseguinte a ‘absorção’ dos países dominados, pois monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo.

Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta. Porém, a maior parte dos capitalistas e da população dos países imperialistas acreditavam que suas ações eram justas e até benéficas à humanidade em nome da ideologia do progresso, isto é, tinham três critérios para explica-la: o etnocentrismo, baseado na pseudo-idéia de que existiam povos superiores a outros (europeus superiores a asiáticos e africanos), da mesma forma o racismo e o darwinismo social que interpretava a teoria da evolução a sua maneira errônea, afirmando a hegemonia de alguns sobre outros pela seleção natural.

Assim, no final do século XIX e o começo do XX, os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global o que desencadeou rivalidade entre os mesmos e concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à “nova era imperialista” onde os EUA se tornam o país cardeal.

2007-03-07 22:23:37 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 3

Você precisa ler "O Príncipe" de Maquiavel.

2007-03-07 15:02:41 · answer #5 · answered by Válhamedeus! 6 · 0 3

fedest.com, questions and answers