English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Geopolítica são as estratégias para a dominação de um país, região, continente ou do próprio mundo, primeiro você tem que dominar geograficamente uma região, depois de dominada ai você entra com a parte filosófica da dominação, dominar geograficamente até é fácil o difícil e manter essa dominação.

Geografia Política: para mim e a divisão política de um país, que seria as suas subdivisões, Estados, Cidades. Continental seria a divisão dos Países.

2007-03-07 11:40:06 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Em suma podemos dizer que a geografia politica é´o ramo da geografia humana em que se estuda tudo o que diz respeito aos referentes estados, no que tange a extenção, ao território, a população, a lingua, a religião, governo, ao grau de civilisação e riquezas...
Agora no que dis respeito a gepolítica, posso dizer que é o ramo da antopografia que dela podemos interpretar a vida e a evolução política dos Estados pelos factos geográficos.

2015-03-18 07:04:47 · answer #2 · answered by josedomingosjoao 1 · 1 0

resposta
resumo sobre geografia política=A geografia política é um ramo de geografia (e, mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre a política e o território, nomeadamente no que diz respeito à administração.

A geografia política moderna reflete as características políticas frente aos aspectos sócio-econômicos no âmbito local, regional, nacional e internacional. Os estudos desta área avaliam diversos fatores que determinaram uma situação já estabelecida como, por exemplo, as características demográficas frente ao desenvolvimento de um ramo da economia.

Este ramo da geografia surgiu na obra "Politische Geographie" (Geografia Política, em português), do geógrafo alemão Friedrich Ratzel, publicada em 1897.Instrumento ideológico

O estudo da geografia política existe desde a Grécia antiga. A contração das palavras "geografia política" deu origem ao termo geopolítica. O termo foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no trabalho "Staten som Lifsform" ("O Estado como um organismo", em português), de 1916.

Na interpretação de alguns estudiosos, os conceitos da geopolítica podem ser direcionadas ao pensamento ideológico do Estado. Conforme os interesses e as concepções teóricas de um país, se criam aspectos que direcionam a visão do mundo.

A definição dos estudiosos é que a geopolítica interpreta o espaço do ponto de vista do estado, e a geografia política, o estado pela visão do espaço. Um exemplo da utilização da geopolítica é do alemão Karl Haushofer, que tomou como verdadeiro algumas suposições e a utilizou como instrumento de propaganda, para interesses particulares, na Alemanha nazista.

resumo sobre geopolítica=Geopolítica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc..

É o estudo da estratégia, da manipulação, da ação. Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a geografia e o poder. Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a ação política do Estado.

O termo "Geopolítica" foi cunhado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. De acordo com Magnoli (1969), é a "ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico ou como um fenômeno no espaço".Geopolítica Mundial

Após a Segunda Grande Guerra, o mundo passou por grandes tranformações, tanto de ordem social, econômica e política. Uma série de acontecimentos no cenário internacional fez com que as relações internacionais do pós-guerra fossem estudadas, em especial as divergências entre populações ou Estados. Isto foi necessário devido o contexto mundial da metade do século XX, caracterizada pelas fragmentações territoriais e os agrupamentos de países conforme interesses políticos e econômicos.

Esta ciência deveria ser um ramo da história mundial. Porém, muitos fenômenos geográficos são ligados a situações tensas entre países, questões estratégias nacionais ou grupos étnicos dentro de uma nação. Um exemplo são as Repúbicas Balcânicas, em que características etnicas foram fundamentais para a formação dos países. Como entender a região; países, densidade demográfica e distribuição espacial dos grupos étnicos? é através da geopolítica que conseguimos enterder esta situação, já que geografia faz parte das ciências humanas, apesar de ser independente tendo muitos alicerces nas ciências da natureza.

Um evento mundial que envolve a geopolítica é o resultado da Segunda Grande Guerra. A partir de 1947, um novo sistema de relações internacionais começou a vigorar. O embate político-ideológico entre EUA e URSS, duas nações consideradas superpotências mundiais, e que colocou em confronto dois sistemas políticos - capitalismo e socialismo.

O primeiro resultado desta situação foi o controle da Alemanha(foi dividida em 4 zonas de ocupação dos aliados) pelos países vencedores da Grande Guerra, como Estados Unidos, URSS,Inglaterra e França. A região controlada pelas forças militares dos países capitalistas se uniu e formou a Alemanha Ocidental. Em contraponto a esta situação, a região controlada pelos soviéticos acabou se tornando a Alemanha Oriental. Desta forma, o antagonismo ideológico foi traduzido em alterações na estrutura de uma nação, conforme interesses, principalmente dos EUA e URSS.

A rivalidade entre americanos e soviéticos ganhava um novo nome: Guerra Fria(expressão cunhada pelo pensador Raymond Aron /1905-1983. Conforme interesses destas nações, o panorama político dividiu diferentes regiões do planeta, principalmente na Europa. Por parte dos Estados Unidos da América, surgiu a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, que reuniu, inicialmente, os países da Europa Ocidental, como Espanha, França, Grã-Bretanha, Suécia, Irlanda, Finlândia, Noruega, Hungria, Bélgica, Países Baixos e Alemanha Ocidental. Por outro lado, a União Soviética fez uma aliança militar com os países sob sua influência política, definido como Pacto de Varsóvia. Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária.E no plano econômico a URSS criou o Comecon e os EUA criaram o Plano Marshall.

Esta divisão configura o campo de estudo da Geografia Polífica, ou geopolítica. A partir da década de 50, os conflitos armados em diferentes locais do mundo (Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, descolonização da Ásia e África e guerras civis), a corrida espacial, a construção do Muro de Berlim, a expansão do arsenal de armas nucleares e a criação do bloco dos países não alinhados definem as características da geopolítica mundial, influenciadas pelo confronto EUA-URSS.

Contudo, com as reformas econômicas e políticas realizadas na URSS na segunda metade da década de 80, grandes mudanças aconteceram na Europa Oriental. O "afrouxamento" do controle soviético aos países satélites estimulou as ondas de liberação política na Tchecoslováquia, Hungria, Polônia, Bulgária e Romênia. Também estimulou a queda do Muro de Berlim e a Reunificação Alemã. Estes acontecimentos levaram o mundo a uma grande transformação na ordem econômica, social e política, pondo fim à Guerra Fria. Desta forma, o mundo unipolar, com a formação de blocos econômicos, principalmente pelas potências econômicas (Japão, EUA e países da Europa Ocidental, e os interesses internacionais em detrimento do Estado Nacional são algumas das características da globalização. Esta pode ser estudada por várias disciplinas das ciências humanas, em especial a história e a geopolítica com o surgimento da nova ordem mundial.

[editar] Geopolítica no Brasil

No território brasileiro também se configura características e situações que envolve a geopolítica. Principalmente com as características sócio-econômicas das diferentes regiões do país, o desenvolvimento econômico, os conflitos sociais na zona rural e urbana e a inserção do país na econômica internacional, tendo como destaque a negociação com grandes blocos e a formação de entidades supranacionais, como o Mercosul e a Comunidade Sul-Americana de Nações.

Além disso, áreas importantes do país configuram o cenário geopolítico brasileiro, como a questão do petróleo nacional, a reforma agrária e as relações entre o Estado e adminsitração territorial, em especial, no que se refere a Amazônia Legal e internacional.

Não podemos ainda, deixar de citar como questão geopolítica brasileira, a construção da Capital Brasília na região Centro-Oeste do país. Esta é uma verdadeira questão estratégica, pois há alguns anos atrás a capital do Brasil era no Rio de Janeiro. Com o programa de povoamento do Centro-Oeste e com a evolução dos conflitos mundiais, o Estado decidiu interiorizar a capital do Brasil. Assim, durante o governo de JK surgiu o Plano Piloto, que finalmente construiu o Distrito Federal.

2007-03-07 22:35:19 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 1

A geografia política é um ramo de geografia (e, mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre a política e o território, nomeadamente no que diz respeito à administração.

O estudo da geografia política existe desde a Grécia antiga. A contração das palavras "geografia política" deu origem ao termo geopolítica. O termo foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no trabalho "Staten som Lifsform" ("O Estado como um organismo", em português), de 1916.

Na interpretação de alguns estudiosos, os conceitos da geopolítica podem ser direcionadas ao pensamento ideológico do Estado. Conforme os interesses e as concepções teóricas de um país, se criam aspectos que direcionam a visão do mundo.

2007-03-07 11:43:58 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Geografia política é o ramo da geografia em que se estuda tudo o que diz respeito às diferentes nações, extensões do seu território, população, lingua, religião, governo, grau de civilização, riquezas, etc.
Já a Geopolítica é o ramo da antropogeografia que tenta interpretar a vida e a evolução política das nações pelos fatores geográficos.

2007-03-07 11:41:26 · answer #5 · answered by fefa 2 · 0 0

A forma de escrever.

2007-03-07 11:33:29 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers