Os representantes conhecidos da maioria dos filos de invertebrados são animais aquáticos, que vivem principalmente em hábitats marinhos de águas rasas. Curiosamente, no entanto, os filos dominantes da fauna atual (em número de espécies) são dois grupos que se irradiaram predominantemente em hábitats de terra firme: o filo Chelicerata (ácaros, aranhas, escorpiões) e, principalmente, o filo Mandibulata (insetos). Ao lado dos integrantes do filo Crustacea, esses invertebrados costumam aparecer todos juntos, reunidos sob o rótulo geral de filo (ou super-filo) Arthropoda. Não há ainda uma opinião consolidada entre os especialistas sobre a posição desses grupos, mas, ao que tudo indica, a expressão "artrópode" - do grego, arthros, articulação + podos, pé - vai permanecer em uso corrente mais por conveniência, não tanto para designar formalmente o nome de um filo. Isso porque a hipótese segundo a qual todos os artrópodes seriam descendentes de um ancestral comum e, portanto, deveriam permanecer juntos, tem perdido força. A questão é fluida e fascinante, mas algumas evidências estão apontando em outra direção: quelicerados, crustáceos e mandibulados teriam origens distintas, não partilhando assim de um mesmo ancestral próximo [6]. Em termos formais, esses grupos mereceriam então subir de posto na hierarquia, tornando-se filos, ao invés de permanecerem juntos como sub-filos do filo Arthropoda.
A característica mais notável dos artrópodes é a presença de um exoesqueleto quitinoso, rígido e impermeável. Dois outros destaques são a diferenciação do corpo em regiões especializadas (cabeça, tórax e abdome) e a presença de apêndices (antenas, patas, genitália etc.) articulados. Em linhas gerais, podemos reconhecer os integrantes de cada um dos três filos de artrópodes - Chelicerata, Crustacea e Mandibulata - pelas seguintes características:
1) Filo Chelicerata: corpo diferenciado em duas regiões (cefalotórax e abdome); aparelho bucal armado com quelíceras; cabeça desprovida de antenas; cefalotórax em geral com 4 pares de patas; abdome sustentando um número variado de apêndices, que são usados para respiração, reprodução ou produção de seda. São conhecidas cerca de 75 mil espécies, arranjadas em três classes (as duas primeiras, exclusivamente marinhas): Merostomata (límulos); Pycnogonida (pantópodes ou aranhas-do-mar) e Arachnida (ácaros, aranhas, escorpiões, opiliões, pseudoescorpiões).
2) Filo Crustacea: corpo diferenciado em cabeça, tórax e abdome; aparelho bucal armado com mandíbulas; cabeça com dois pares de antenas; tórax e abdome munidos de numerosos apêndices. São conhecidas cerca de 50 mil espécies de crustáceos (camarões, caranguejos, cracas, lagostas, siris, tatuzinhos-de-jardim), a grande maioria dos quais vive em hábitats marinhos.
3) Filo Mandibulata: corpo diferenciado em duas (cabeça e tronco) ou três (cabeça, tórax e abdome) regiões; aparelho bucal armado com mandíbulas; cabeça com um par de antenas; três pares de patas (insetos) ou inúmeras (miriápodes). São conhecidas cerca de 800 mil espécies de mandibulados (insetos, centopéias, piolhos-de-cobra), que podem ser subdivididos em dois grupos principais: os miriápodes (super-classe Myriapoda) e os hexápodes (super-classe Hexapoda). Os primeiros podem ser reconhecidos pelo corpo diferenciado em duas regiões: a cabeça e o tronco multissegmentado, cada segmento sustentando um (centopéias) ou dois (piolhos-de-cobra) pares de patas. Por sua vez, os hexápodes possuem o corpo diferenciado em cabeça, tórax e abdome e sustentam apenas três pares de patas torácicas.
Entre os artrópodes, portanto, é relativamente fácil reconhecer um hexápode (insetos e assemelhados): eles são os únicos que possuem apenas três pares de patas. A rigor, vale notar que embora todos os insetos sejam hexápodes, o contrário não é verdadeiro - i.e., nem todos os hexápodes são insetos. Isso porque a referida super-classe Hexapoda está dividida em duas classes: Entognatha e Insecta. A primeira reúne três ordens (Protura, Collembola e Diplura) que ainda costumam aparecer em alguns livros-texto de entomologia como integrantes da classe Insecta (nesse caso, Hexapoda e Insecta seriam sinônimos). Mais uma vez, porém, não há unanimidade entre os especialistas, embora haja bons motivos para manter essas três ordens reunidas em um grupo separado [7]. Em termos rigorosos, portanto, podemos dizer que insetos são os hexápodes que integram a classe Insecta.
2007-03-09 18:47:12
·
answer #3
·
answered by patpedagoga 5
·
1⤊
0⤋
Artrópodos são animais de patas articuladas, carapaça calcárea, respiração branquial, e se reproduzem por ovos.
Dividem-se em Insetos, Aracnídeos, Miriápodos e Crustáceos.
No mar vivem os crustáceos: caranguejo, siri, camarão, lagosta.
Maiores detalhes veja num livro de Zoologia.
2007-03-07 18:21:39
·
answer #5
·
answered by navenaz 7
·
0⤊
1⤋