Os liberais são a favor da liberalização do aborto, o que significa que é uma forma de política que a maioria caduca do povo brasileiro não aceita. Isto é apenas um exemplo.
2007-03-07 08:03:25
·
answer #1
·
answered by Manuel Gomes Barbosa 7
·
0⤊
3⤋
Embora Iluminismo e liberalismo sejam praticamente sinônimos, há uma distinção sutil e importante entre ambos. A diferença está em que o liberalismo, ao contrário do Iluminismo, ganhou as camadas populares. Em certo sentido, o liberalismo foi a popularização do Iluminismo.
Uma das importantes características do liberalismo é a sua defesa do individualismo. Para os liberais, o indivíduo deve ser colocado acima do Estado e não deve se tornar apêndice de um grupo, qualquer que seja ele. Por isso, desconfiavam das associações coletivas e temiam a anulação das individualidades pelos grupos.
A defesa da liberdade de pensamento e expressão era outra de suas características. Para os liberais, a busca da verdade - sempre relativa - não devia se sujeitar à opinião de uma autoridade intelectual ou aos dogmas da Igreja. Por essa razão, valorizavam a tolerância e acreditavam no diálogo como meio de busca da verdade comum.
2007-03-07 08:02:02
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
5⤊
2⤋
em termos economicos o liberalismo, foi preconizada pela escola clássica, onde, os classícos pregavam o total afastamento do estado no mercado e na economia, sendo assim, o estado não poderia intervir de forma nenhuma. A economia era regulada pela chamada " mão invisivel". Essa escola e suas teorias era amplamente aceita até a grante depresão na década de 30, onde suas leis vieram ao chão.
2007-03-10 04:46:05
·
answer #3
·
answered by belinelli 2
·
2⤊
1⤋
Existem diversas definições sobre o liberalismo, consoante aárea da ciência social que se quer retratar. Nesse sentido uma excelente definição é a do poeta português Fernando Pessoa, que definiu o liberalismo como:
"a doutrina que mantém que o indivíduo tem o direito de pensar o que quiser, de exprimir o que pensa como quiser, e de pôr em prática o que pensa como quiser, desde que essa expressão ou essa prática não infrinja diretamente a igual liberdade de qualquer outro indivíduo".
Também em termos económicos, já que a pergunta é feita no âmbito da Economia, o liberalismo assenta toda a sua filosofia no importante papel equilibrador MERCADO, no contexto de uma economia em que o Estado desempenha, apenas, um papel de regulador e de garantidor que todos têm acesso, independentemente da sua capacidade economica, a serviços públicos que asseguram os direitos sociais fundamentais.
Esta doutrina económica veio a ser posta em causa pela teoria Keynisiana, onde foi defendido e provado, que para sair de uma crise extrutural, o Estado deveria intervir fortemente na economia, dinamizando-a, gerando postos de trabalho para assim a recuperar e levar de arrasto os investidores privados. Foi assim que foram recuperados os países que ficaram destruídos pela 2º Guerra Mundial.
2007-03-09 12:05:15
·
answer #4
·
answered by R Campos 5
·
2⤊
1⤋
O liberalismo é uma corrente política que abrange diversas ideologias históricas e presentes, que proclama como devendo ser o único objectivo do governo a preservação da liberdade individual. Tipicamente, o liberalismo favorece também o direito à discordância dos credos ortodoxos e das autoridades estabelecidas em termos políticos ou religiosos. Neste aspecto é o oposto do conservadorismo.
A palavra "liberal" deriva do Latino "liber" ("livre") e os liberais, de todas as correntes, tendem a ver-se a si mesmos como os amigos da liberdade, particularmente liberdade relativamente às amarras da tradição. As origens do liberalismo na era do Iluminismo colocam esta filosofia em contraste com o feudalismo e o mercantilismo. Posteriormente, à medida que filosofias mais radicais se articulavam no decurso da Revolução Francesa e através do século XIX, o liberalismo definiu-se também em contraste com o socialismo e o comunismo, se bem que alguns aderentes do liberalismo (os liberais sociais) simpatizem com alguns dos objectivos e métodos da democracia social.
A classificação do liberalismo de uma forma consistente é complicada, pela tendência da facção dominante do liberalismo, numa determinada região, referir-se a si mesma simplesmente como "liberalismo" e rejeitar esta identificação a outras facções minoritárias. Dado que a palavra "liberalismo" varia desde ser um elogio em algumas partes do globo a ser usada como uma forma de agressão verbal noutras, as conotações da palavra nas várias línguas podem ser tremendamente diferentes.
No entanto, uma excelente definição é a de Fernando Pessoa, que definiu o liberalismo como:
a doutrina que mantém que o indivíduo tem o direito de pensar o que quiser, de exprimir o que pensa como quiser, e de pôr em prática o que pensa como quiser, desde que essa expressão ou essa prática não infrinja diretamente a igual liberdade de qualquer outro indivíduo.
Quanto ao Liberalismo Social, a definição oficial adoptada pelo Movimento Liberal Social é:
O Liberalismo Social, tal como outras formas de Liberalismo, vê a liberdade individual como um objectivo central - mas defende que a falta de oportunidades economicas, educação, saúde, etc., podem ser tão prejudiciais para a liberdade como um Estado opressor. Derivado disto, os liberais sociais estão entre os mais fortes defensores dos direitos humanos e das liberdades civis, combinando esta vertente com o apoio a uma economia em que o Estado desempenha essencialmente um papel de regulador e de garantidor que todos têm acesso, independentemente da sua capacidade economica, a serviços públicos que asseguram os direitos sociais fundamentais.
2007-03-07 08:01:37
·
answer #5
·
answered by Olliver 6
·
2⤊
1⤋
é tudo liberado
2007-03-07 08:00:21
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋