English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual a importância da questão afetiva (relacionamento afetivo, laços afetivos) para o desenvolvimento da inteligência?

2007-03-07 06:52:47 · 2 respostas · perguntado por eliana F 1 em Educação e Referência Nível Superior

2 respostas

Na teoria Walloniana, a emoção ocupa um lugar de destaque. Ele analisa a questão tanto quando descreve os estágios do desenvolvimento infantil quanto ao elaborar sua teoria sobre as emoções humanas especificamente.
Ainda sobre esse tema, Fanny Abramovich organizadora do livro "Meu professor inesquecível", traz relatos de experiência de alguns professores, os quais deixaram claro a relação professor-aluno, envolvendo a afetividade de forma positiva.
A partir das experiências significativas evidenciadas nesse livro, pude perceber que os professores que interagiram com os alunos de uma forma mais próxima e afetiva, foram os que mais contribuíram para a construção do conhecimento deles e também com o futuro profissional da maioria, isto me fornece, portanto, um indício, de que a relação afetiva tem importância relevante para a construção do conhecimento e o gosto por aprender.
Interessante neste momento, discutir também, a questão da construção de conhecimentos entre os sujeitos envolvidos no processo educativo; de que forma se estabelecem estas relações; de que forma os sujeitos vão se constituindo. Para tanto terei como referencial teórico as contribuições de Lev. S. Vygotsky e de Henri Wallon. Para esses dois autores, a aprendizagem envolve sempre a construção do eu e do outro, entrelaçada à construção do conhecimento.
Compreendemos aqui que a aprendizagem se dá na interação entre os sujeitos, na produção de cultura e "(...) em Vygotsky, justamente por sua ênfase nos processos sócio – históricos, a idéia de aprendizado inclui a interdependência dos indivíduos envolvidos no processo. O termo que ele utiliza em russo (obuchenie) significa algo como "processo de ensino – aprendizagem", incluindo sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas". (Oliveira, 1993, p.57).
Marta Kohl esclarece que para Vygotsky o aprendizado é o objetivo do processo escolar e a intervenção é um processo pedagógico privilegiado. Essa intervenção se dá de várias formas: mostrar, fazer junto, fazer por, apontar, criticar, apoiar, etc. Nesse processo, a interação entre professor(a) e os alunos, é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos envolvidos.
A questão da aprendizagem e do papel do professor no processo de construção do conhecimento está inserida na sua concepção sobre o desenvolvimento humano. Um conceito que se destaca com relação ao papel do outro (no caso, o professor) na explicação vygotskiana é o de "mediação", segundo o qual, nossa relação com o mundo nunca é direta.
Tendo em vista o papel fundamental do outro e a importância da relação de afetividade que se estabelece no processo ensino-aprendizagem, o objeto desta pesquisa é estudar a questão da afetividade no contexto escolar, levando-se em conta a relação entre professor(a) e alunos(as) e sua influência no sucesso ou fracasso escolar, no interesse ou desinteresse pelo conhecimento.
Como afirma Izabel Galvão em sua tese de Doutorado (1998), a investigação da questão da afetividade na educação infantil é campo pouco explorado pela pesquisa educacional, portanto ela enfatiza que a questão das emoções e da expressividade se impõe de forma evidente

2007-03-07 07:04:01 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Desconheço estudos nesse sentido , mas é sabido que quando as relações afetivas vão bem tudo o nosso organismo funciona maravilhosamente , inclusive a mente e, por conseguinte, a inteligência.

2007-03-07 15:04:10 · answer #2 · answered by STAN 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers