English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

Tudo tem principio na experiencias

2007-03-07 05:36:44 · answer #1 · answered by Ninguém 6 · 0 0

Não há regras pré-estabelecidas. Tudo parte da observação de um determinado fenômeno. Observado o fenômeno começa-se a elaborar uma hipótese de explicação para o fenômeno, que muitas vezes é representada por um modelo matemático. Após ser elaborada, a hipótese é testada para se cloncluir que ela expressa a verdade em relação ao fenômeno apresentado, nas mais diversas situações. Sendo representativa da verdade após os testes, passa a ser uma teoria física, como a teoria dos gases ideais que, salvo as interações entre as partículas, pode se aproximar muito da realizade invariavelmente.
Tomemos o exemplo da gravidade. Ela foi notada, postulou-se teorias desde a época de anaximandro. Newton elaborou uma hipótese que, testada, passou a ser a teoria da gravitação universal.Se alguém pudesse provar que em alguma circunstância essa teoria não funcionaria, ela estaria errada. Após um longo tempo, Einstein produziu nova hipótese, que testada, transformou-se na teoria da relatividade, que nada mais é que uma teoria geométrica da gravidade. A teoria de Newton é plenamente válida para baixas velocidades( em relação à luz), mas não pode ser aplicada em velocidades maiores e nem explica alguns efeitos como a interferência gravitacional no trajeto de um raio luminoso. A ciência é feita assim: a teoria é lançada e a comunidade científica trata de testa-la exaustivamente para comprovar sua validade. caso apontem falhas, por mais que isso demore, ela será rejeitada.

2007-03-07 06:28:25 · answer #2 · answered by edmergulhao 3 · 1 0

A principal regra é que você deve poder aplicar o princípio da falseabilidade.

Uma teoria, para ser considerada lei do ponto de vista científico deve poder ser falseada, ou seja, devem existir meios que permitam fazer experimentos práticos que possam colocar à prova a teoria e, eventualmente, contradizê-la.

Enquanto todos os experimentos e observações práticas estiverem coerentes com a teoria, ela é considerada uma teoria científica. No momento em que os resultados de algum experimento prático contradizer a teoria, esta deve ser corrigida ou substituída por outra teoria.

Uma teoria científica pode ser particular (aplicada a um elemento ou indivíduo) ou geral.

A seguir, está um exemplo disso:

O exemplo clássico é o do cisne: A afirmativa "Este cisne é branco" é uma teoria individual e pode ser comprovada com certeza através de uma simples observação.
A afirmativa "Todo o cisne é branco" é uma teoria geral. Ela só poderia ser comprovada com certeza se observarmos todos os cirsnes do mundo, o que normalmente não é possível. Então essa teoria é considerada válida enquanto todas as observações feitas até o momento comprovarem que só existem cisnes brancos.
No momento em que alguém observar um cisne negro, essa teoria será falseada e deverá ser descartada e substituída por outra.

2007-03-07 10:36:34 · answer #3 · answered by Dario 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers