Distimia é uma forma de desordem de humor da depressão que se extende por pelo menos dois anos, e se caracteriza pela falta de prazer ou divertimento na vida. Difere-se da depressão nervosa quanto ao grau dos sintomas. Apesar de geralmente não privar o indivíduo de suas tarefas e obrigações, impede que ele desfrute a vida totalmente. A distimia também estende-se por um período muito maior que os episódios de distúrbios depressivos severos, porém freqüentemente se percebe que pessoas distímicas são desanimadas e/ou muito regradas, obedientes.
2007-03-07 19:54:29
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Distimia, a depressão crônica.
Perguntas e Respostas Depoimentos
Este texto é exagerado de propósito, não se ofenda.
Ninguém tem todos esses sintomas e todos esses traços de personalidade. Muitos DistÃmicos se esforçam para vencer as dificuldades de relacionamento e serem mais sociáveis. Na verdade eles são injustiçados porque seu comportamento é causado por uma doença, mas as pessoas não sabem disso.
Uma das diferenças com relação à Depressão é que esta vem em fases mais ou menos fortes e bem delimitadas. A Distimia é um estado depressivo crônico que costuma aparecer já na adolescência ou mesmo na infância.
OBS.: O termo Distimia substituiu outros como "Neurose Depressiva", "Depressão Neurótica", "Neurastenia", "Melancolia", "Transtorno Depressivo de Personalidade".
1) Qual é a "fama" da pessoa DistÃmica ?:
A paciente com Distimia passa a vida sendo considerado pelos outros e por ele mesmo como sendo baixo astral, melancólico, que vê tudo pelo lado negativo. Muitas vezes são pessoas que na infância e na adolescência eram melancólicas, "profundas", encucadas.
Algumas viram reclamonas, cricas. "Oh dias, oh vida oh azar".
Ãs vezes são pessoas perfeccionistas e que não tem muita tolerância para as imperfeições dos outros.
Sua auto-estima é baixa e sua autocrÃtica alta.
Evitam festas, pois tem dificuldade para confraternizarem.
O desenvolvimento profissional pode ser prejudicado pelas dificuldades de relacionamento com colegas.
2) Desenvolvimento:
A conseqüência lógica é que essas pessoas, graças ao seu comportamento, acabam recebendo estÃmulos negativos no trabalho, nas atividades sociais, nos namoros.
Isso faz com que sua visão negativa do mundo fique cada vez mais reforçada.
Sucesso atrai sucesso, dinheiro atrai dinheiro, poder atrai poder, sorte atrai sorte, beleza atrai beleza e Distimia atrai isolamento social, rejeição, isolamento, falta de convites, desculpas para recusar convites, etc.
à claro quanto mais cedo ela começar na vida (costuma aparecer na infância e adolescência), mais irá prejudicar os relacionamentos dessa pessoa.
3) Comorbidades (concomitância de outras patologias):
Quase todas as distÃmicas irão ter fases de Depressão mais fortes do que a DistÃmica habitual, (Depressão Dupla). Geralmente o tratamento dessa Depressão muda o humor do paciente para um nÃvel muito melhor do que o humor DistÃmico anterior.
Ataques ou SÃndrome do Pânico
Obsessividade, perfecionismo.
Cefaléias e Enxaquecas.
TPM
Prisão de ventre.
Sazonalidade, isto é, piora com tempo cinza, chuvoso, sem Sol.
Ãlcool e Drogas (muito raro).
Quando a Distimia for tratada, provavelmente as comorbidades irão melhorar “por tabela”.
4) Causas:
Existem muitos fatores que contribuem para o aparecimento da Distimia mas nenhum é causa única do seu desenvolvimento. Ela é causada por um conjunto de fatores:
Genética para Distimia ou para Depressão.
Relações familiares complicadas na infância.
Orfandade cedo, separação dos pais.
Pais abusivos, agressivos, DistÃmicos.
A probabilidade aumenta em famÃlias que tenham mais membros que sofram de Depressão, Pânico ou outras patologias ligadas a distúrbios de metabolismo de Serotonina, por exemplo o DOC.
Igualmente para famÃlias com mais incidência de Distúrbios de Personalidade, Abusos de Ãlcool, Tranqüilizantes e/ou Drogas.
Doenças incapacitantes, limitações fÃsicas como cegueira, surdez, amputações, lesões de medula.
Acidente Vascular Cerebral.
Reações duradouras provocadas por Situações de Stress Extremo.
5) Incidência:
Pode ocorrer desde a infância, porém o inÃcio é mais freqüente na adolescência. Para cada homem existem cerca e 3 mulheres com Distimia. A incidência geral na população é calculada em 3%, mas eu pessoalmente acho esse número exagerado.
6) Tratamento :
DistÃmicas não gostam de remédios mas o tratamento com Antidepressivos traz grandes mudanças na vida da pessoa, de seus amigos e familiares.
A Psicoterapia é importante. Ela não tem a mesma potência dos Antidepressivos. Ela não acaba com nenhum dos sintomas depressivos, mas ela ajuda muito a melhorar os relacionamentos e a maneira da pessoa reagir aos fatos da vida.
Por isso, a combinação de Psicoterapia mais Medicação é muito positiva.
Fototerapia: pode ser muito útil, ainda mais para quem não gosta de tomar remédio. Se houver sazonalidade na evolução da Distimia, a Fototerapia pode ajudar e muito
2007-03-15 13:17:15
·
answer #2
·
answered by Estrelinha 6
·
0⤊
0⤋
É o tipo mais leve de depressão. Ela se caracteriza pela cronicidade dos sintomas que não chegam a ser incapacitantes como na forma mais grave da doença, ou seja, não leva à psicose. Distimia significa mal-humorado. Também significa uma desforia temperamental, ou seja, uma tendência inata a experimentar um humor específico. São pessoas que se irritam facilmente. Relacionar-se com elas não é facil, porém não cjega a ser um distúrbio que venha em prejuizo no desempenho profissional ou social.
2007-03-15 09:30:01
·
answer #3
·
answered by waldir s 3
·
0⤊
0⤋
broba,
Os traços essenciais da distimia são o estado depressivo leve e prolongado, além de outros sintomas comumente presentes.
Pelo critério norte americano são necessários dois anos de período contínuo predominantemente depressivo para os adultos e um ano para as crianças sendo que para elas o humor pode ser irritável ao invés de depressivo.
Para o diagnóstico da distimia é necessário antes excluir fases de exaltação do humor como a mania ou a hipomania, assim como a depressão maior. Causas externas também anulam o diagnóstico como as depressões causadas por substâncias exógenas.
Durante essa fase de dois anos o paciente não deverá ter passado por um período superior a dois meses sem os sintomas depressivos. Para preencher o diagnóstico de depressão os pacientes além do sentimento de tristeza prolongado precisam apresentar dois dos seguintes sintomas:
Falta de apetite ou apetite em excesso
Insônia ou hipersonia
Falta de energia ou fadiga
Baixa da auto-estima
Dificuldade de concentrar-se ou tomar decisões
Sentimento de falta de esperança
Características associadas
Estudos mostram que o sentimento de inadequação e desconforto é muito comum, a generalizada perda de prazer ou interesse também, e o isolamento social manifestado por querer ficar só em casa, sem receber visitas ou atender ao telefone nas fases piores são constantes.
Esses pacientes reconhecem sua inconveniência quanto à rejeição social, mas não conseguem controlar. Geralmente os parentes exigem dos pacientes uma mudança positiva, mas isso não é possível para quem está deprimido, não pelas próprias forças.
A irritabilidade com tudo e impaciência são sintomas freqüentes e incomodam ao próprio paciente. A capacidade produtiva fica prejudicada bem como a agilidade mental. Assim como na depressão, na distimia também há alteração do apetite, do sono e menos freqüentemente da psicomotricidade.
O fato de uma pessoa ter distimia não impede que ela desenvolva depressão: nesses casos denominamos a ocorrência de depressão dupla e quando acontece o paciente procura muitas vezes pela primeira vez o psiquiatra.
Como a distimia não é suficiente para impedir o rendimento, apenas prejudicando-o, as pessoas não costumam ir ao médico, mas quando não conseguem fazer mais nada direito, vão ao médico e descobrem que têm distimia também.
Os pacientes que sofreram de distimia desde a infância ou adolescência tendem a acreditar que esse estado de humor é natural deles, faz parte do seu jeito de ser e por isso não procuram um médico, afinal, conseguem viver quase normalmente.
♫ ♪ ♫ ♪ ♫ Um abraço Helda♫ ♪ ♫ ♪ ♫
2007-03-15 08:24:16
·
answer #4
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Um tipo de distúrbio,é grave!
2007-03-15 06:46:20
·
answer #5
·
answered by samueel 6
·
0⤊
0⤋
UMA DOENÇA GRAVE
2007-03-15 06:37:41
·
answer #6
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
pessoas que tem opimiao no aktor que faz no dia a dia
parabens pela a pergunta espero que isso basta pra vc
beijo .............posso ser teu amigo brazuca157@HOTMAIL.COM E MAIS BEIJOS
2007-03-11 19:58:55
·
answer #7
·
answered by levamin 1
·
0⤊
0⤋