Como funciona o Telescópio?
A Astronomia começou a desenvolver-se verdadeiramente com a invenção do telescópio. Antes dele a ciência se limitava a observações feitas a olho nu e, consequentemente, muito restritas. No princípio do século XVII, uma associação de duas lentes, feita por um fabricante de óculos na Holanda, possibilitou que a observação de objetos distantes ficasse facilitada. Todos os telescópios são constituídos de duas partes essenciais: a objetiva, que pode ser uma lente ou apenas um espelho curvo, e a ocular, geralmente composta por um conjunto de lentes. Ao atingirem a objetiva, os raios luminosos provenientes do objeto em observação são desviados de modo a se concentrarem num ponto (o foco da objetiva) no interior do telescópio. Nesse ponto forma-se a imagem do objeto, que pode então ser vista através da ocular; esta funciona como uma lente de aumento, dando a ampliação característica do telescópio. O aumento de um telescópio, ou seja, seu poder de ampliação, é a razão entre o tamanho da imagem ampliada e o tamanho aparente do objeto. Essa razão é equivalente à relação entre a distância focal (distância entre uma lente e seu foco) da objetiva e a da ocular. Assim, um instrumento pode fornecer aumentos diferentes, bastando para isso que se troque a ocular. Existem atualmente telescópios de refração e de reflexão, classificação essa que é feita conforme o tipo de objetiva com que estão equipados. Os grandes telescópios dos observatórios astronômicos são, preferencialmente, do tipo refletor. Espelhos parabólicos captam a luz de uma estrela distante e a fazem convergir em direção ao ponto de observação. Os telescópios refletores, de fato, são os melhores instrumentos para a observação de corpos celestes longínquos. Mas na observação de astros situados, por exemplo, no âmbito do sistema solar ou mesmo de estrelas particularmente luminosas, os telescópios refletores perdem para os refratores, feitos exclusivamente de lentes.
Telescópio refrator
Usado em uma primeira versão por Galileu, consiste basicamente em um tubo com duas lentes convergentes: a objetiva e a ocular. A lente objetiva é uma lente de grande diâmetro (abertura) com distância focal longa, que fornece uma imagem real e invertida do objeto observado. A imagem formada será então aumentada por meio da lente ocular e observada nesta. Os telescópios refratores possuem alguns defeitos, como o fato de produzirem aberrações cromáticas que prejudicam uma observação mais acurada e limpa.
Telescópio refletor
O BINÓCULO
Os binóculos são constituídos de duas lunetas, possuindo cada uma delas as lentes objetiva e ocular e um conjunto de dois prismas de Porro, cujas arestas são dispostas ortogonalmente e com as faces hipotenusas paralelas. Sabe-se que neste tipo de prisma os raios emergem em ordem contrária à dos raios incidentes. A imagem de um objeto fornecida pela objetiva é invertida e a direita e esquerda aparecem trocadas. Sendo assim, o primeiro prisma endireita a imagem mas não troca direita pela esquerda e vice-versa. Essa troca é efetuada pelo segundo prisma. A ocular funciona como lupa, fornecendo uma imagem final exatamente igual ao objeto e ampliada.
o microscopio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu fiIho Zacharias, dois Holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).
Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos “micróbios”, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microorganismos.
Dividem-se basicamente em duas categorias:
* Microscópio óptico: Funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz
o Microscópio de campo claro
o Microscópio de fundo escuro
o Microscópio de contraste de fase
o Microscópio de interferencia
* Microscópio eletrônico: Amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, estes dividem-se em duas categorias: Microscópio de Varredura e de Transmissão.
Há ainda os microscópios de varredura de ponta que trabalham com um larga variedades de efeitos físicos (mecânicos, ópticos, magnéticos, elétricos, etc).
2007-03-07 02:19:02
·
answer #1
·
answered by wladdyx 3
·
0⤊
0⤋
o segredo esta no conjunto de lentes.
Lentes, feitas de plastico ou vidro.
Dependendo da espessura, e de como são colocadas, conseguem apliar o objeto.
2007-03-07 09:35:05
·
answer #2
·
answered by South JP 4
·
0⤊
0⤋