English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando batemos em nosso cachorro, minutos depois ele volta a balançar o rabo para nós. Por menos do que isso, uma pessoa desejará ardentemente a destruição do oponente e, se puder, fará com as próprias mãos.

2007-03-07 00:08:05 · 7 respostas · perguntado por . 5 em Governo e Política Lei e Ética

7 respostas

Quando batemos em nosso cachorro ele abana o rabo depois. Experimente bater num cachorro que não seja o seu.
Como se diz, o que é combinado não é caro. Cada um tem o seu conceito próprio sobre como deve ser punido alguém que comete um ato lesivo contra outra pessoa. As pessoas se juntam e chegam a um consenso. Esse consenso é o direito. A Justiça é a aplicação do direito. Nesse sentido, a justiça é sim a vingança oficializada, realizada em nome da comunidade, embora seja melhor qualificada como a reação à determinada ação.
Em outras palavras, os homens abrem mão da sua liberdade natural (ou do seu instinto) e fazem entre si um contrato social, conforme preconizou Rousseau. Nesse contrato os homens criam o direito que é uma série de normas – dentro de algo que poderia ser enquadrado como o imperativo categórico de Kant, onde cada um deveria agir de modo que se todos agissem daquela mesma maneira, a convivência entre as pessoas não fosse impossibilitada.
Desta maneira, quem age fora dessa maneira contratada, a pessoa deve, dentro do possível reparar o dano que tenha causado, e sofrer uma punição que a dessuada de agir desta maneira novamente e que sirva de exemplo para que os outros não cometam a mesma infração desse contrato. A noção de que a pena deve ressocializar o agressor é relativamente recente.

2007-03-07 08:26:26 · answer #1 · answered by Daniel 3 · 1 0

Você está querendo dizer que devemos nos tratar como animais e passar a viver por instinto, perdoando os erros e matando quando nos der vontade? A justiça é o modo racional de se punir os erros e se manter a ordem, nem sempre é assim que acontece, mas esse é o objetivo.

2007-03-07 08:17:43 · answer #2 · answered by ? 2 · 1 0

Aí vem a questão do ID e do EGO... Muitas pessoas, assim como o cão, tem que voltar e abanar o rabo. O sentimento de vingança continua para ambos, pois assim que der o cão morde o dono e o homem se vinga qdo tiver a oportunidade. Afinal, a Justiça é cega e sua balança é torta - sempre pende para o lado errado...

2007-03-07 09:46:58 · answer #3 · answered by suncler 3 · 0 0

Somos seres superiores de que os animais.
Bater num cachorro isso é covardia e abuso ao animal.
Vingança oficializado seria caos. E por isso que foi inventado um sistema jurídico, que no nosso Brasil e meio falho, e que precisa de umas alterações.

2007-03-07 09:33:58 · answer #4 · answered by tina l 4 · 0 0

A própria humanidade diverge quanto aos seus conceitos de justiça. O que é certo numa cultura é errado na outra. E os executores orgulhosos das virtudes de sua justiça, muitas vezes têm conduta incompatível com seus preceitos.

A justiça e a moral são meras convenções do homem.

2007-03-07 08:38:06 · answer #5 · answered by Navio Fantasma 6 · 0 0

Se a Justiça é 1 vingança oficializada,ñ sei.
Tb ñ sei a origem deste pensamento.

Acredito,que desde a pré-história,quem burlava regras eram punidos.

Sou a favor de 1 punição severa ,em casos de violência bárbaros como no Brasil.

Esta libertinagem e falta de punição,está acabando com o nosso país,em todos os aspectos.
Bjks.

2007-03-07 08:20:20 · answer #6 · answered by Daniella YR 7 · 0 0

nem todos sentem a sede de vingança, e é ai que nos tornamos vulneráveis, pois o vingador não esquece , e o não vingador esquece, tornando -se uma presa fácil , que aos poucos vai crescendo no nosso universo, virando uma bola de neve
bjão baby

2007-03-07 08:19:35 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers