English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nota-se que em muitos países, o meio de condução adotado é a bicicleta, inclusive em alguns países da Europa, como Amsterdã. Em sua opinião, se o brasileiro substituísse o veículo automotor nas pequenas distâncias, poderia ser uma solução razoável para a diminuição da poluição? E mais, ajudaria no desafogamento do trânsito e diminuiria problemas como estacionamento em locais não permitidos das vias públicas? Vc tem outra sugestão?

2007-03-06 23:50:37 · 9 respostas · perguntado por Flávia 2 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

9 respostas

Veja : Mas se a bicicleta tem tantas vantagens, por que não é popular no Brasil? A sua idéia é boa mas :

Holanda: país das bicicletas

A Holanda é conhecida como o país dos moinhos de vento, das tulipas, dos sapatinhos de madeira. Mas quem tem a oportunidade de conhecer a Holanda, descobre que aqui é também o país das bicicletas. Duvido que em outro lugar esse meio de transporte seja tão popular. Para se ter uma idéia, em Amsterdam o estacionamento de bicicletas da Estação Central comporta 8 mil delas!

Nas ruas, o trânsito está todo adaptado para o tráfego das bicicletas, com ciclovias e até sinaleiras especiais. Pessoas de todas as idades são adeptas desse meio de transporte, tanto homens quanto mulheres. Não se vê muitas crianças andando de bicicleta sozinhas nas ruas, a não ser em parques, mas jovens e até idosos, sim. As mulheres andam de saias e salto alto e alguns homens andam até de terno. Eles têm uma prática incrível, mesmo com sacolas de compras os holandeses conseguem se equilibrar bem no veículo.

Para o pedestre é necessário atenção em dobro. Antes de atravessar a rua, é necessário cuidar dos carros, dos ônibus, trans (ou trens, que são uma espécie de bonde), além das bicicletas. Sim, pois a bicicleta têm preferência ao pedestre. Quando um transeunte vai atravessar a rua e não vê uma bicicleta, o ciclista toca uma espécie de sininho para alertar o pedestre. Chega a ser engraçada a confusão de sons. As sinaleiras tocam um som diferente quando o sinal está aberto, para alertar os cegos. Os trans tocam um som de aviso quando estão prestes a passar, e ainda há o barulho dos sinos das bicicletas. O mesmo acontece com as sinaleiras: para pedestres, para carros, para bicicletas e um sinal de advertência quando vai passar um tram.

Realmente a bicicleta é um meio de locomoção muito vantajoso. Além de ser econômico, se comparado a carros ou motocicletas (uma nova custa entre 200 e 400 euros e uma usada de 50 a 150 euros), não necessita de gastos com combustível, não é poluente, não congestiona a cidade e não acarreta problemas para estacionar.

Mas se a bicicleta tem tantas vantagens, por que não é popular no Brasil?

Primeiro, com poucas exceções, as cidades brasileiras não são planas. Imagine como seria andar de bicicleta todos os dias em Porto Alegre, por exemplo. Para começar, uma lombinha da Ramiro, a ladeira da Lucas, ou que tal encarar um morro Santo Antônio… não tem ciclista que agüente. Na Holanda não existem morros ou elevações. Tudo é completamente plano, o que facilita e muito a multiplicação desse meio de transporte.

Segundo motivo, falta estrutura e educação. Em Porto Alegre já é perigoso andar de motocicleta, imagina de bicicleta! Sem ciclovias, as bicicletas acabam atrapalhando o trânsito, e os ciclistas correm o perigo de serem atropelados.

E terceiro, o problema da violência. Na Holanda, o roubo de bicicletas é muito comum e existe um verdadeiro mercado de bicicletas roubadas que são vendidas por 10, 20 euros, Mas a diferença é que aqui o ciclista apenas perde sua bicicleta, que geralmente não encontra mais no estacionamento; mas quase inexistem agressões e assaltos. Já no Brasil, infelizmente, uma bicicleta pode custar uma vida.

Por enquanto vamos plantar arvores .E evitar o desmatamento.

2007-03-07 00:05:04 · answer #1 · answered by Paulo 7 · 0 0

seria sim , ma china foi adotado esse método e não ha noticias de doenças originada de poluição

2007-03-06 23:54:23 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 0

A maioria dos brasileiros não gosta sequer de andar a pé, que dirá de bicicleta... Questão de cultura e condicionamento físico. Além do mais, há lugares no País onde há subidas e descidas íngremes, portanto difíceis de se usar a bicicleta.

2007-03-09 02:33:05 · answer #3 · answered by S@n 5 · 0 0

Sem dúvida!

E também se as pessoas priorizassem o transporte coletivo em vez dos automóveis e motocicletas.

Mas se a intenção é diminuir a poluição, deveríamos pensar em soluções que alterassem o microclima de nossas cidades e aumentassem também a absorção de CO2. Seria necessário que urgentemente estudássemos a possibilidade de aumentar a cobertura vegetal, fosse através de uma maior arborização das ruas, fôsse através das novas técnicas que permitem plantar gramados nos telhados e, mesmo as boas e velhas heras , que conseguem cobrir um prédio inteiramente de folhas.

Além disto, dever-se ia estudar a gradual substituição do asfalto por aqueles bloquetes de concreto que, se por um lado são mais caros, por outro têm maior durabilidade e, principalmente, não impermeabilizam o solo, permitindo que o mesmo absorva parte da água das chuvas, evitando inundações.

Claro, para o uso de bicicletas, nossas ruas teriam que ser equipadas com ciclovias e seria preciso uma séria campanha de educação para o trânsito voltada não só aos motoristas, mas também aos ciclistas e pedestres, acompanhada de um policiamento ostensivo que impusesse esta educação à força de multas e apreensão de veículos.

Parece difícil? Claro que é. Mais fácil é deixar do jeito que está e deixar o mundo acabar por volta de 2100, com o derretimento das calotas polares, o enfraquecimento da camada de ozônio e o aquecimento global!

2007-03-07 00:12:35 · answer #4 · answered by O Pantera 5 · 0 0

isso geraria o kaos...

soh no ano passado meu carro foi arrombado 3x...

se nao tivesse o carro parado seria eu...

e como vao ficar os ladroes... teram que apelar p/ outras alternativas...

2007-03-07 00:11:08 · answer #5 · answered by DuenD LesTaT 1 · 0 0

Olá!
Que tal se pensar em tecnologias para o aproveitamento das facilidades modernas que permitam às pessoas a caminharem junto com o presente em direção ao futuro ao invés de querer regredir no tempo?
...Um Abraço!

2007-03-07 00:03:44 · answer #6 · answered by ? 1 · 0 0

Seria ótimo, tanto para o meio ambiente como para a saúde das pessoas.

2007-03-06 23:56:49 · answer #7 · answered by M.M.D.C. 7 · 0 0

COM CERTEZA INCENTIVARIA MAS SO ISSO NAO RESOLVERIA

2007-03-06 23:54:05 · answer #8 · answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7 · 0 0

Não, pois ser o brasileiro não caga na entrada ele caga na saída!

De um jeito ou de outro daria um jeito de fazer a coisa ruir! Por exemplo: Haveria uma onda de latrocínios e todo tipo de crime envolvendo bicicletas por ser um produto de baixissima documentação e burocracia.

2007-03-07 00:01:26 · answer #9 · answered by Guilherme d 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers