English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-06 22:59:28 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Antropologia

O instinto animal, não é uma forma de evolução e sim caractere adquirido, o que contraria a evolução.

2007-03-06 23:15:07 · update #1

Por favor, não confundam Lamarck com Darwin.

2007-03-06 23:41:21 · update #2

11 respostas

Seguinte Jatobá... Instinto é uma espécie de inteligência rudimentar que dirige os seres vivos em suas ações, à revelia de sua vontade e no interesse de sua conservação. O instinto torna-se inteligência quando surge a deliberação.
É uma tendência natural; aptidão inata , própria do homem e dos animais superiores, que atua de modo inconsciente, espontâneo, automático, independente de aprendizado.No homem, confundem-se freqüentemente as idéias instintivas com as idéias intuitivas. Estas últimas são as que ele hauriu, quer no estado de desdobramento, quer nas existências anteriores e das quais ele conserva uma vaga lembrança.
O instinto não é independe da inteligência. O instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência sem raciocínio. Por ele é que todos os seres provêem às suas necessidades.

O iinstinto existe sempre, independente da intelectualidade, mas o homem o despreza. O instinto também pode conduzir ao bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança do que a razão. Nunca se transvia. O instinto seria sempre infalível, se não fosse falseada pela má educação, pelo orgulho e pelo egoísmo. O instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio. O instinto varia em suas manifestações, conforme às espécies e às suas necessidades. Nos seres que têm a consciência e a percepção das coisas exteriores, ele se alia à inteligência, isto é, à vontade e à liberdade.

2007-03-06 23:22:40 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Ora, uma coisa não anula a outra.
Aliás, é justamente por causa da evolução que há o instinto, que, na minha opinião, é aquele conhecimento ou comportamento inconsciente que trazemos de nossos ancestrais, adquiridos ainda nos tempos em que éramos criaturas menos evoluídas e não tão racionais.

2007-03-06 23:14:51 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Porque o instinto evoluiu junto. Todo instinto, de defesa, proteção, sexual, sobrevivência, e outros são inatos, e evoluíram com os seres humanos e animais. Como os primatas viveriam sem seus instintos? A evolução foi possível justamente por causa deles.

2007-03-07 09:14:02 · answer #3 · answered by Joanna 5 · 0 0

simples...
uma teoria meio lamarckista...
os animais que puderam adquirir instintos de forma + eficaz aumentaram suas chances de sobreviver...

2007-03-07 01:45:37 · answer #4 · answered by Silas - Ridendo Castigat Mores 6 · 0 0

Ok, Jatobá ! Segundo a antropologia não evolucionista, o homem não possui instintos mas impulsos. Falar em instinto remete automaticamente à esfera biológica, como se o homem fosse programado biologicamente para ter certos comportamentos. O conceito de impulso estaria mais próximo da realidade humana, já que os nossos hábitos, nossos comportamentos, são moldados pela cultura, pela sociedade na qual vivemos. Se o homem agisse somente por necessidade poderíamos dizer que o que há nele é instinto, mas como pensamos, e fazemos nossas escolhas não só levando em conta o que nos é necessário, mas também o que nos dá prazer, somos seres que têm impulsos.
Penso que a teoria evolucionista da biologia transposta para a esfera sócio-cultural gera muitos raciocínios equivocados, como por exemplo, julgar que há sociedades mais evoluídas do que outras, que há culturas superiores e inferiores. O problema decorrente disso é que geralmente são tidas por superiores as culturas dos homens brancos, ocidentais, de origem judaíco-cristã, as demais culturas, a partir dessa ótica, passam a ser vistas como um estágio inferior de civilização.
Não sei te dizer se o impulso nega a teoria evolucionista, já que por ser moldado pela cultura, ele é variável como várias são as culturas existentes. O que sei é que existem culturas diferentes, apenas isso.

Um abraço !

2007-03-07 01:33:18 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Talvez não estamos evoluidos o suficiente para abandonarmos o instinto.

2007-03-07 01:04:38 · answer #6 · answered by mike_caceres 3 · 0 0

Eu vejo como necessária para a evolução, a distinção entre instinto negativo e instinto positivo. A partir daí, pôde-se estabeler uma evolução. Acho que este é o cheque-mate da questão. O homem está cada vez mais próximo de aprender a dominar os instintos negativos e progredir baseado nos instintos positivos. Em outras palavras, vale aquele velho dito popular: "Só o amor constrói".

2007-03-06 23:24:56 · answer #7 · answered by pizza 5 · 0 0

É uma tendência natural, uma inteligência primária que dirige nossas ações, as vezes contra nossa razão. Geralmente nossos instintos são usados para nossa sobrevivência geral e de pessoas queridas. Ex. Qualquer mãe tem o instinto inato de proteção à sua cria, é uma coisa espontânea, automática. É acho que é isso aí.
Bjs! XD

2007-03-06 23:21:49 · answer #8 · answered by Nepher 7 · 0 0

Pergunta errada meu amigo

Se o Criacionismo fosse verdadeiro é que seria complicado de explicar o instinto . Instinto animal , instinto de preservação , noção de perigo , instinto sexual etc etc e tal ....
Se fossemos "criados" como explicar nosso instinto de competição ?

2007-03-06 23:12:36 · answer #9 · answered by jose b 7 · 0 1

o instinto é um dom que nasce com deterindas pessoas umas aproveitam mais outras menos. a evolução é consequencia de ssua busca ao entendimento

2007-03-06 23:07:13 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers