English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Capitalismo Financeiro

Teve início na virada do século XIX para o século XX (1875-1914), com o crescimento acelerado da economia, gerando um processo de concentração de capitais. Após a 1º Guerra Mundial ocorreu a consolidação efetiva do capitalismo financeiro, quando as empresas tornaram-se mais influentes e poderosas, acentuando a internacionalização dos capitais. Houve a formação dos primeiros trustes, cartéis e conglomerados, dando início à fase financeira e monopolista do capitalismo, com o surgimento de várias empresas: indústrias, bancos, corretores de valores, casas comerciais, etc. Uma das marcas do capitalismo financeiro é a expansão do mercado de capitais, sendo nas bolsas de valores que se negociam as ações das empresas de capital aberto. A crise de 1929 foi a quebra da bolsa de Nova Iorque, que teve como fatores principais o excesso de produção industrial e agrícola, a recuperação da industria da Europa e a exagerada especulação com ações na bolsa de valores. O resultado foi a falência de milhares de indústrias e bancos, gerando milhões de desempregados. Em 1933, foi elaborado um plano de combate à crise, New Deal (novo acordo) colocado em prática pelo presidente Franklin Roosevelt baseado em obras publicas com o objetivo de acabar com o desemprego. Esse plano foi fundamental para a economia dos Estados Unidos; a partir de então, muitos passaram a defender a necessidade de uma intervenção reguladora do estado na economia. Após a 2º Guerra Mundial, agravou-se a situação das antigas potências européias com a perda dos seus domínios coloniais na Ásia e na África, e houve o deslocamento do centro de poder mundial para as duas super potências: Estados Unidos e União Soviética. A rivalidade geográfica provocou a bipartição da Europa e do mundo em blocos antagônicos. Durante o período da Guerra Fria a economia norte-americana se destacou na reconstrução da economia capitalista mundial e o dólar se transformou na moeda do mundo. Por outro lado as economias estalizadas e centralmente planificadas organizam-se em torno da União Soviética. A partir dos anos 80, o processo é de globalização da economia, marcado pelo comando dos grandes conglomerados, ou seja, multinacionais ou transnacionais.
ok

2007-03-06 10:49:41 · answer #1 · answered by M.M 7 · 0 1

Bem, pondo de forma resumida, fica assim: fase em que ocorreu uma intensa acumulação de capital e a integração entre o capital industrial e o capital bancário. Indústrias incorporaram ou criaram bancos e bancos incorporaram ou criaram indústrias. O capital deixou de ser apenas indutrial ou apenas bancário, sendo chamado então de capital financeiro. A moeda passou a ser a principal mercadoria do sistema capitalista. essa fase teve início no final do século XIX (19) e a sua consolidação ocorreu após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918)

2007-03-06 11:06:21 · answer #2 · answered by Rafael Rayden 3 · 2 0

Olá espiã, saudações. Leia este relato: "Capitalismo Financeiro-
Capitalismo que se estende dos finais do século XIX até à crise de 1929.É o resultado da revolução dos transportes que originou profundas alterações na vida económica(inovações tecnológicas, alargamento dos mercados...) e que exigiram avultados investimentos só ao alcance das grandes empresas. Era financeiro porque os bancos participam activamente na actividade económica, emprestando dinheiro às empresas ou investiam directamente. Era intervencionista porque o Estado intervinha para restringir o poder dos monopólios".
Para saber mais a respeito, visite o seguinte endereço:
http://www.esfgabinete.com/dicionario/?completo=1&conceito=Capitalismo%20Financeiro
Espero ter colaborado. Abraços e até a próxima...

2007-03-06 11:03:32 · answer #3 · answered by sgto.garcia 4 · 2 0

logo após as cruzadas no final da Idade média, com o Renascimento comercial e urbano e surgimento da burguesia já se caracterizava o que chamamos de pré-capitalismo,a partir daí percebemos características como incentivo ao consumo, a propriedade privada etc

2007-03-09 11:18:39 · answer #4 · answered by Vaninha 5 · 0 0

O Capitalismo Financeiro ou Monopolista
Já durante o capitalismo industrial aumenta significativamente o numero de bancos comerciais e surgem os bancos de investimento voltado para o FINANCIAMENTO da produção. A sociedade anônima alem de facilitar a obtenção de capitais e, a ampliação dos inveswtimentos (empreendimentos), possibilita o jogo financeiro puro através do COMÉRCIO DE AÇÕES.

A procura de sempre maiores lucros e a da crença na livre concorrência levaram, a formação grupos monopolistas, pôs TRUSTES que controlam todas as etapas da produção desde a retirada da matéria –prima da natureza passando pela transformação em produtos, até a distribuição das mercadorias. O Truste é resultado de processo tipicamente capitalista (CONCENTRAÇÃO, CENTRALIZAÇÃO E CAPITAIS) que levam a FUSÕES e/ou INCORPORAÇÕES de empresas de um mesmo setor de atividade havendo até a perda de autonomia das empresas envolvidas. Também se criam os CARTÉIS, resultantes de livre associação de concorrentes, que fazem acordo entre si, estabelecendo preços comuns, dividindo os mercados, mas sem perda da autonomia particular.

Muitos Trustes transforma-se em conglomerados, grupos ou corporações, de um processo mais amplo de concentração e centralização de capitais e de uma brutal ampliação de diversificão dos negócios, visando o domínio do mercado. Assim, controlados por uma HOLDINE, especializada na organização administrativa eles se entendem por diferentes setores da economia, garantindo uma média estabilidade já que há rentabilidade diferente em cada setor.

Beijos
@

2007-03-06 11:14:42 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers