o socialismo é a forma de organização político-econômica mais eficiência na distribuição de riquezas, enquanto o capitalismo é a mais eficiente na produção de riquezas;
no socialismo é defendida a idéia de que sendo as necessidades básicas do indivíduo atendidas, não se aceita a acumulação de riquezas e bens para ostentação patrimonial;
o governo interfere de forma atuante na economia, ao contrário do liberalismo econômico, onde a economia "guia-se por suas próprias lei";
a principal característica é a distrubuição de recursos por toda a população, pelo menos a ideologia é essa, consistente no trabalho do indivíduo para sustentar suas necessidades e de sua família;
não há o culto ao consumismo exagerado, demostração de poder pela riqueza que se possui, mas tudo é atinente apenas as condições necessárias de se viver com conforto, sem miséria nem ostentação;
falou..............é o que tinha em mente!!!
2007-03-06 08:06:25
·
answer #1
·
answered by Rodrigo 2
·
3⤊
1⤋
Um sistema econômico onde a propriedade privada não existe,tudo pertence ao governo,que em prol da população distribui alimentos,remédios,etc de acordo com a necessidade de cada um,criando assim uma sociedade"igualitária"
2007-03-09 19:12:37
·
answer #2
·
answered by Vaninha 5
·
1⤊
0⤋
As principais características do socialismo
Em linhas gerais, podemos caracterizar o socialismo como um sistema onde não existe propriedades privada ou particular dos meios de produção, a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade, o trabalho é pago segundo a qualidade e a quantidade do mesmo.
ok
2007-03-06 16:02:03
·
answer #3
·
answered by M.M 7
·
1⤊
1⤋
Do socialismo Real ou Ideal?
2007-03-06 15:58:45
·
answer #4
·
answered by wileao 6
·
1⤊
1⤋
Doutrina que pretendia substituir o capitalismo por um sistema planificado, através dos movimentos políticos da classe operária visando a propriedade coletiva dos meios de produção que conduzisse a resultados mais eqüitativos e mais favoráveis ao pleno desenvolvimento do ser humano. O Socialismo clássico é um sistema político onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existe o direito à propriedade privada e, as desigualdade sociais são pequenas, pois é um sistema de transição para o comunismo - onde não existe mais o Estado nem desigualdade social - portanto o Estado socialista deveria diminuir gradualmente até desaparecer.
Segundo Karl Marx, um dos maiores pensadores do Socialismo, os trabalhadores, a quem chamava de proletariado deveriam fazer a revolução prol socialismo, destruir as classes (causa das desigualdades sociais) e depois, para chegar ao comunismo o proletariado deveria se destruir (pois também era uma classe) para finalmente estabelecer a total igualdade entre os indivíduos.
Os principais representantes do socialismo:
Socialismo utópico - Saint Simon, Fourier, Proudhon
Socialismo científico (Marx e Engels)
2007-03-06 16:49:31
·
answer #5
·
answered by Crânio 2
·
0⤊
1⤋
O socialismo prega o fim das classes sociais. Existem 2 classes: a burguesia e o proletariado. Quem tem o meio de produção é a burguesia, quem só tem sua força de trabalho é o proletariado.
Marx dizia que só com a luta de classes é possivel fazer a revolução, que só ela mudava a história.
Defende o materialismo dialético, se inspira mas supera Hegel em sua análise. Acha que não existem fenômenos isolados e independentes, mas sim processos em constante modificação. De uma tese e uma antítese surge uma síntese, que vai gerar uma nova tese e outra antítese, surgindo uma nova síntese.
O marxismo surge com o conceito de mais-valia, que nada mais é que a exploração capitalista e uma das maiores manifestações das injustiças sociais. A mais-valia é a diferença entre o que o patrão paga ao empregado pela confecção de um produto e o preço pelo qual ele vendo o produto, não repassando a quem o produz na mesma equivalencia. Por isso o capitalismo é e sempre será injusto, pq é basseado na exploração.
Outro conceito em que se baseia o socialismo é o fim da alienação do trabalho, quando a produção de um objeto é alienada de quem cria, que não tem noção do todo, de que é essencial para produção de determinado trabalho e excluido de toda decisão referente àquele produto.
Acho que muito resumidamente é isso. O socialismo prega uma sociedade mais justa, com participação de todos em suas decisões.
Infelizmente, as experiências que tivemos no mundo não eram de fato "socialistas". É essencial que um regime socialista seja democrático e que os meios de produção sejam de fato compartilhados, que não haja mais discriminação de cor, credo, gênero ou opção sexual. Só assim o socialismo será de fato implantado.
2007-03-06 16:16:38
·
answer #6
·
answered by Bia 2
·
0⤊
1⤋
Para mim socialismo tem o mesmo significado de Fraternidade.
Se todos nós recebemos luz e energia do mesmo sol, se respiramos o mesmo ar, se recebemos os nutrientes da mesma Terra Mãe e se somos filhos de mesmo Criador, é lógico que somos todos irmãos.
Deveríamos então viver em uma sociedade em que todas as pessoas tivessem os mesmos direitos, as mesmas oportunidades e tivessem o mesmo respeito por todos os seus membros, não importando o sexo, a raça e a orientação sexual de cada um.
2007-03-06 16:08:25
·
answer #7
·
answered by Eliphas C. Castro 5
·
0⤊
2⤋
Em linhas gerais, podemos caracterizar o socialismo como um sistema onde não existe propriedades privadas ou particulares dos meios de produção, a economia é controlada pelo Estado com objetivo de promover uma distribuição justo da riqueza entre todas as pessoas da sociedade, o trabalho é pago segundo a qualidade e a quantidade do mesmo.
2007-03-06 16:11:48
·
answer #8
·
answered by dany gatinha 1
·
0⤊
3⤋
Eu até ia citar, mas depois da resposta aí de cima (a primeira), vou ficar quieto.
.
2007-03-06 15:58:49
·
answer #9
·
answered by WebMaster 7
·
0⤊
3⤋
Recomendo vc falar com o Fidel Castro e o Hugo Chavez.
2007-03-06 16:01:24
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
5⤋