Agenda 21" é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países. Nesse sentido, o documento da Agenda constitui, fundamentalmente, um roteiro para a implementação de um novo modelo de desenvolvimento que se quer sustentável quanto ao manejo dos recursos naturais e preservação da biodiversidade, equânime e justo tanto nas relações econômicas entre os países como na distribuição da riqueza nacional entre os diferentes segmentos sociais, economicamente eficiente e politicamente participativo e democrático.
No Brasil, as instituições não-governamentais e os governos locais têm se mostrado muito mais sensibilizados e ativos do que o governo federal na elaboração da Agenda 21 e na incorporação dos princípios da sustentabilidade às políticas públicas, programas, projetos e até mesmo aos padrões de consumo e comportamento.
Eventos recentes (workshops, seminários etc.) permitiram a identificação de inúmeras iniciativas de elaboração e de implantação de agendas estaduais e locais, adotando metodologias diversas, mais ou menos próximas da preconizada para a Agenda 21 e em diferentes estágios de consecução.
No nível regional/estadual, uma das mais antigas iniciativas é a da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, que vem executando há quase dois anos programas prioritários que configurariam uma Agenda 21 paulista. Adotando metodologia própria, os programas dispõem de mecanismos de participação dos atores sociais (representantes da sociedade organizada) na concepção, execução e avaliação. A Agenda paulista compreende os seguintes temas: biodiversidade; consumidor e meio-ambiente; resíduos sólidos; controle ambiental; educação ambiental; gestão ambiental descentralizada; apoio às ONG's; recursos hídricos; mudanças climáticas; e redução da camada de ozônio.
No nível local - urbano/municipal - as experiências mais relevantes, quer pela dimensão populacional da área, quer pela sua importância sócio-econômica, são as dos municípios de Santos, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Vitória
Beijos
@
2007-03-06 05:57:19
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Agenda 21 foi um documento assinado por alguns países durante a Conferencia das Nações Unidas sobre o meio ambiente em 1992 no Rio de
Janeiro, tambem conhecida como Rio 92 ou Eco 92.
São propostas de ações em prol do meio ambiente, levando-se em conta o meio ambiente, a economia, e o desenvolvimento social.
É um documento com 40 capitulos, onmde em cada capitulo trata de um assunto, por exemplo, recursos naturais renovaveis,biodiversidade, mineração e etc.
Hoje, no Brasil, já existem variações desta Agenda 21, como a Agenda 21 Brasileira, Agendas 21 Locais ( em algumas cidades brasileiras, São Paulo, por exemplo), Agenda 21 Escolar e Agenda 21 Empresarial.
2007-03-07 12:45:15
·
answer #2
·
answered by celle 2
·
0⤊
0⤋
A Agenda 21 serve de guia para as ações do governo e de todas as comunidades que procuram desenvolvimento sem com isso destruir o meio ambiente.
2007-03-06 14:15:29
·
answer #3
·
answered by Our Life 5
·
0⤊
0⤋