Conjunto de palavras, de frases escritas.
2007-03-07 10:06:52
·
answer #1
·
answered by adericleverson 7
·
0⤊
1⤋
Muitas das respostas que aqui RY são dadas em que muitas delas não têm mais de três palavras.
Haja Texto
Jas
2007-03-09 17:01:28
·
answer #2
·
answered by Jassantos 4
·
0⤊
0⤋
Texto é uma elocução cujas partes componentes (frases, orações, períodos e parágrafos) estão entrelaçadas de tal forma que constituam um todo harmonioso e de sentido completo. A palavra vem do substantivo latino TEXTUM/TEXTI ou do verbo TEXO/TEXUI/TEXTUM; o verbo significa usar a lançadeira para passar a trama entre os fios estendidos do urdume, e transversalmente a estes. A metáfora vem do fato de que os componentes do texto estão entrelaçados como a trama e o urdume, em um tecido.
Para amarrar os componentes do texto, formando um todo coerente e coeso, é preciso lançar mão dos elementos de coesão, que são divididos em duas categorias: anafóricos e articuladores.
A palavra "anafórico" significa, em grego, referência a algo citado anteriormente. Então, elementos de coesão anafóricos são aqueles que ligam o componente textual presente, a alguma coisa citada antes no próprio texto. Os elementos anafóricos podem ser: Pronomes (ele, aquele, -lhe, -no, etc.), substituições lexicais ( Aquiles puxou da espada e ameaçou atacar, mas a pedido da deusa, colocou A ARMA de volta na bainha), definitização (Aquiles encontrou uma espada. Quando o dono apareceu, o herói devolveu-lhe A ESPADA.) e elipses.
Os articuladores são palavras e locuções que ordenam e unem as partes do texto, estabelecendo uma relação entre elas. Alguns articuladores são: Relação de condicionalidade (SE), relação de causalidade (porque, visto que), relação de finalidade (a fim de que), etc.
Uma elocução não é um texto se lhe falta elementos de coesão que lhe dê unidade, ou seja, se lhe faltam anafóricos e articuladores.
2007-03-09 01:24:13
·
answer #3
·
answered by Eduardo C 3
·
0⤊
0⤋
Um texto não precisa ser necessariamente grande, apenas tem que ser carregado de um contexto. Uma simples palavra pode ser um texto, desde que exista um sentido para a situação.
Por exemplo: Quando entramos em um Hospital e encontramos a seguinte placa "Silêncio". Isso incita o leitor a entender que o lugar precisa manter-se em silêncio. Sendo assim, essa simples palavra torna-se um texto.
Um outro exemplo comparativo e muito interessante é esse:
Quando andamos na rua e achamos no chão um papel que esta escrito "ouro". Isso não carrega contexto nenhum, não existe uma situação para aquele papel. Com isso, deixa de ser um texto.
Porém, se continuarmos andando na rua e encontrarmos aqueles "homens-placas" onde nele está escrito novamente a palavra "ouro", a história mudaria. Dessa forma, a palavra já subentende que o homem compra ou vende ouro, sendo assim, novamente se torna um texto.
2007-03-08 10:44:12
·
answer #4
·
answered by Sidnei R 2
·
0⤊
0⤋
TUDO PODE VIR A SER UM TEXTO. UMA MÚSICA, A PRAIA, O CÉU, O RIO, O MAR, O SOL, O AMOR. ENFIM. NÃO HÁ LUGAR AONDE NÃO POSSA SER UM TEXTO.
2007-03-06 18:14:05
·
answer #5
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Se você listar uma porção de palavras, de forma independente isto não será um texto. Por exemplo, você está escrevendo sobre você e no meio do texto você lista algumas qualidades:
Meu nome é.... eu sou assim.... Estas são minhas qualidades:
Inteligente
Sincero
Bondoso
Honesto
Isto é Texto. Agora se você simplesmente listou algumas palavras em um papel, assim:
Inteligente
Sincero
Bondoso
Honesto
Isto não é texto.
2007-03-06 10:30:46
·
answer #6
·
answered by Conhecimento é Afrodisíaco 3
·
0⤊
0⤋
Tudo aquilo não se é pronunciado ou escrito.
2007-03-06 09:44:47
·
answer #7
·
answered by AMRR 5
·
0⤊
0⤋