Na busca de outras maneiras para derrotar ou enfraquecer os ingleses o Império Francês decretou o Bloqueio Continental em 1806, onde Napoleão determinava que todos países europeus deveriam fechar seus portos para o comércio com a Inglaterra, enfraquecendo as exportações do país e causando uma crise industrial.
Portugal tinha a Inglaterra como principal parceiro para seus negócios. Pressionados por Napoleão, os portugueses não tiveram escolha: como não podiam abdicar dos negócios com a Inglaterra, não participaram do Bloqueio Continental.
Insatisfeito com a decisão portuguesa, o exército francês começou a dirigir-se a Portugal e numa jogada estratégica, e sabendo-se que o Brasil era considerado, na época, a perola da coroa portuguesa, a Família Real portuguesa, incluindo o príncipe-regente D. João VI, fugiram para o Brasil, instalando e operando o governo português diretamente do Rio de Janeiro em 1808.
2007-03-06 02:07:28
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
Napoleão + França bloqueia Inglaterra. O arquiinimigo.
Como Portugal era marionete da Inglaterra, recusa a obedecer.
Napoleão marcha com soldados para invadir Portugal.
Familia Real Portuguesa foge para o Brasil com assistencia da Inglaterra.
Inglaterra aproveita para saquear nosso ouro e pedras preciosas.
Assistam o filme: Carlota Joaquina, Princesa do Brasil - Mostra bastante coisas sobre este assunto
2007-03-07 13:16:40
·
answer #2
·
answered by Rodrigo Pessoa 2
·
0⤊
0⤋
Portugal desde o principio do século XVIII mantinha um acordo comercial com a inglaterra, Tratado de Methuen, que na verdade representava umaq amarra e confirmava a dependência economica de portugal com as Ilhas britânicas.
Quando da subida de Napoleão ao poder na França , este procurou desenvolver o processo de revolução industrial françês. Contudo, a franá encontraria um grande empecilho a sua frente: A concorrência Inglesa. Além do mais , a potência inglesa era um empecilho , inclusive politico , ao crescimento do império francês e consequentemente do poderio napoleônico. Assim, para o imperador francês era preciso derubar a Inglaterra.
A melhor forma encontrada foi o bloqueio continental . Uma proibição a todos os países europeus de comercializarem com a Inglaterra.
Portugal, como visto no primeiro paragráfop , mantinha estreitas relações comercial com o império de londres, eradependente economicamente e não poderia romper os laços. Por outro lado , era ameaçado de invasão pelos exércitos franceses ( uma ameaça assustadora , uma vez que a vizinha espanha havia sofrido dominação francesa e seu rei fora preso).
A única saída encontrada foi a fuga! Sim , o precesso de mudança da corte não pode deixar de ser consuiderado uma fuga. Cerca de 15000 pessoaas saíram de portugal , toda a corte , incluindo a rainha-mãe ( D. Maria a louca) e o príncipe regente (D. João VI),seguiram , sob proteção inglesa, para o Rio de Janeiro. A atual capital fluminense tornou-se sede de todo império português e pela primeira vez na história uma corte Européia governava a partir de uma região dos trópicos.
É claro que a Inglaterra e muito lucrou com esse auxilio militar e dominação economica sob portugal. Ganhou vantagens comerciais ainda maiores e viu a quebra do monopólio portugês no comércio com o Brasil( Abertura dos Portos às naçÕes amigas). Ganhou taxas alfandegárias inferiores inclusive às portuguesas.
A frança chega a entrar em território português. Retira-se popsteriormente e a administração das terras portuguesas passa a ser feita com o auxilo de adidos consulares da inglaterra em lisboa.
2007-03-06 05:00:19
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Foi o Bloqueio decretado por Napoleão Bonaparte para impedir a Inglaterra de comercializar com outros países da europa. Assim ela teve que procuraR OUTRAS rotas.
2007-03-06 02:20:49
·
answer #4
·
answered by mineiro38 2
·
0⤊
0⤋