Há um tema EXCELENTE que eu acho que ninguém explora direito: o fantástico matemático e escritor brasileiro Malba Tahan.
Ele é um gênio, porque conseguiu apaixonar, ao mesmo tempo, os brasileiros pelas duas coisas que mais odeiam: matemática e leitura. Ele conseguiu essa façanha com a obra que você, como matemático, deve conhecer: "O Homem que Calculava".
Malba Tahan tem uma imensa e primorosa obra na didática da matemática, que deveria ser estudado e adaptado para servir ao contexto educacional brasileiro atual. É o trabalho ideal para um futuro professor de matemática do século XXI. Faça isso pelo Brasil!
As pessoas (mesmo os matemáticos!) ignoram esse aspecto da sua obra. É ótimo que todo mundo conheça O Homem que Calculava, mas é insuficiente. Há muito mais de Malba Tahan do que sonham nossas vãs filosofias.
Nos jornais de sua época, Malba Tahan escrevia duras críticas contra os métodos de ensino vigentes, baseados em repetição escrava de exercícios, sem se preocupar se os alunos compreendiam ou não o propósito das repetições. Os matemáticos atacados, muito famosos, respondiam nos mesmos jornais e alguns desses embates estão publicados em livros que podem ser consultados ainda hoje (por exemplo, no livro do próprio Tahan, "Matemática Divertida e Curiosa", da metade do século passado).
Espero que aproveite a idéia!
Abraço!
.
2007-03-05 08:44:30
·
answer #1
·
answered by Labaki 4
·
1⤊
0⤋