Rosseau, no contexto de sua época, formulou princípios educacionais que permanecem até nossos dias, principalmente quando afirmava: que a verdadeira finalidade da educação era ensinar a criança a viver e a aprender a exercer a liberdade. Realmente, nossos principais objetivos da Educação, hoje, continuam sendo: a formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, na busca constante da construção da autonomia. Ao lado destes objetivos, temos ainda como marco característico neste momento da história da humanidade, a integração de tecnologias, principalmente do computador e da Internet, às práticas pedagógicas.
O princípio do desenvolvimento humano, segundo vários teóricos, se baseia na inter-relação entre o meio social e as bases biológicas. Piaget, teórico, que pesquisou cientificamente o desenvolvimento da inteligência humana atribuiu à ação, concreta ou abstrata, do sujeito sobre o objeto, toda e qualquer crescimento cognitivo. Piaget considera a interação social um dos fatores fundamentais para haver desenvolvimento cognitivo. Também fala que o sujeito precisa desenvolver certas estruturas que permitam elaborar o que ele chama de "solidariedade interna", quando o aluno terá capacidade de criar suas próprias regras em conjunto com seu corpo, e exercer a cooperação intelectual. Ressalta que o desenvolvimento da autonomia, o desenvolvimento da cooperação e o desenvolvimento operatório são um único processo.
Verifica-se que a interação cooperativa é essencial na constituição de condutas autônomas de aprendizado. Todas as tomadas de decisões num ambiente de aprendizagem cooperativo leva como ponto de fundo um consenso de grupo onde cada aluno participante é autônomo na sua contribuição. Por sua vez, todas as contribuições só vão se legitimar quando a maioria dos integrantes estiverem de acordo.
A propósito Jumar.........gostaria de saber sua opinião! Admiro demais o que vc faz e adoro alfabetização e letramento...já trabalhei na área!
Bjs! LETE!
2007-03-09 00:55:26
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeiro, vamos assumir que linguagem é diferente de língua, ok? É que assim, podemos falar da linguagem dos surdos-mudos, linguagem matemática, etc... Essa é a abordagem da Semiótica, uma ciência muito interessante para quem gosta dessa linha de pesquisa.
Para todos os efeitos, vou basear minha resposta na "capacidade de comunicação" em vez de linguagem, tudo bem?
Não posso afirmar que a "capacidade de se comunicar" seja fundamental para o desenvolvimento da inteligência humana, mas, no mínimo, acho que podemos admitir que ela exerça um papel muito importante. Tão importante que parecem se desenvolver em conjunto: à medida que a criança aprimora sua inteligência, também costuma melhorar sua capacidade de comunicação, e vice-versa.
Sob um contexto evolucionário também há indícios fósseis, por exemplo, que apontam para desenvolvimento, de certa forma paralelo, do cérebro e dos órgãos de comunicação.
Dois autores que fui recomendado a ler são Chomsky e Pinker, mas ainda estou no começo de meus estudos.
2007-03-05 16:27:02
·
answer #2
·
answered by Erick M 2
·
0⤊
0⤋
Hm....
Não acho que a linguagem tenha um papel no *desenvolvimento* da inteligência humana, só na *assimilação* do conhecimento.
Quero dizer: é preciso que você compreenda ao menos uma linguagem completamente (escrita e falada) para ser capaz de absorver conhecimento. Afinal, será preciso ao menos ler ou ouvir para aprender alguma coisa, não é?
Contudo, determinados tipos de conhecimento exigem o domínio de duas ou mais línguas, e não só uma. Por exemplo, se você quiser entender a poética do Alcorão terá que aprender árabe. Não conseguirá fazer isso numa tradução dele para o português.
Além disso, acho que o domínio um idioma qualquer (inclusive o seu próprio), é um excelente indicativo de capacidade intelectual. O sujeito só consegue argumentar e tecer idéias coerentes e produtivas na medida que domina seu idioma.
Talvez a incrível "coincidência" entre perguntas idiotas e português deplorável no Y!R seja uma prova disso...
Abraço!
.
2007-03-05 16:26:23
·
answer #3
·
answered by Labaki 4
·
0⤊
0⤋
A linguagem é a essência do relacionamento seja escrita, falada ou através de gestos, enfim, sei que sem ela não haveria comunicação, não só no meio dos animais racionais, como também entre os ditos irracionais, mesmo eles tem uma "linguagem" se podemos dizer assim????? para se relacionar com os da sua espécie, ex: os golfinhos, as baleias, os pássaros etc, etc,
2007-03-05 16:17:27
·
answer #4
·
answered by Boca dura 4
·
0⤊
0⤋
O desenvolvimento da linguagem é essencial para o pleno desenvolvimento da inteligência! Mesmo os mudos têm uma linguagem própria: os sinais! É através da linguagem q interagimos com o mundo e com os nossos semelhantes! Sem o desenvolvimento da linguagem seria impossível a comunicação: q é um dos fatores q nos diferencia dos animais!
2007-03-05 16:13:17
·
answer #5
·
answered by Mick 5
·
0⤊
0⤋