Segundo Jean Piaget............
É incontestável que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem afeto não haveria interesse, nem necessidade, nem motivação; e conseqüentemente, perguntas ou problemas nunca seriam colocados e não haveria inteligência. A afetividade é uma condição necessária na constituição da inteligência mas, na minha opinião, não é suficiente.
Podemos considerar de duas maneiras diferentes as relações entre afetividade e inteligência. A verdadeira essência da inteligência é a formação progressiva das estruturas operacionais e pré-operacionais. Na relação entre inteligência e afeto, podemos postular que o afeto faz ou pode causar a formação de estruturas cognitivas. Muitos autores tem apresentado tal tese, por exemplo, Odier sustentou que o esquema do objeto permanente - as descobertas que o bebe faz sobre a permanência do objeto quando ele desaparece do seu campo visual - é causado por sentimento, por relações objetais. Ou seja, isto é devido às relações afetivas da criança com o objeto ou pessoa envolvida. Em outras palavras, as relações afetivas da criança com o objeto-mãe, ou outras pessoas, são responsáveis pela formação da estrutura cognitiva.
O psicólogo francês Wallon acha que a emoção é a fonte do conhecimento.
Uma segunda interpretação é que o afeto explica a aceleração ou retardamento da formação das estruturas; aceleração no caso de interesse e necessidade, retardamento quando a situação afetiva é obstáculo para o desenvolvimento intelectual. Nessa interpretação, a afetividade explica a aceleração ou retardamento mas não a causa da formação da estrutura. Embora uma condição necessária, "a afetividade não é condição suficiente na formação da estrutura, que na cognição, é autônoma". Por exemplo, numa estrutura aritmética como 7+5=12, a compreensão da igualdade pode ser retardada por certas situações afetivas, ou pode ser acelerada onde o interesse estiver envolvido. Em ambos os casos, o sujeito acabará por aceitar que 7+5=12. Isto mostra a estrutura independente do afeto, mesmo que sua construção possa ser motivada, e por conseqüência acelerada ou retardada por sentimentos, interesse e afeto.
Bjs! LETE.
2007-03-09 01:03:59
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Da inteligência não.. Até acho que nem dê em nada.
Mas na personalidade e no comportamento, iinflui muito.
2007-03-05 17:39:59
·
answer #2
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
Os laços afetivos, carinho, brincadeiras entre os responsáveis e a criança estimula o desenvolvimento da criança, pois os estímulos visuais, táteis e sonoros são úteis no processo de evolução.
Além de desenvolver a segurança, confiança.
Um abraço
2007-03-05 16:44:34
·
answer #3
·
answered by MariaCrissssss 7
·
0⤊
0⤋
A questão afetiva é de extrema importância para o desenvolvimento mental, emocional e intelectual de uma criança. Já foi comprovado científicamente que crianças que vivem em um ambiente onde são amadas, respeitadas e recebem carinho e afeto, tem um desempenho escolar e social acima da média. É meu amigo, o Amor faz muito bem a saúde...
2007-03-05 16:13:47
·
answer #4
·
answered by Gis 4
·
0⤊
0⤋