Na verdade o Sol retira sua energia de reações de fusão nuclear. Não é propriamente combustível, uma vez que tal substância refere-se à combustão, e o Sol não queima!
O que ocorre é a conversão de hidrogênio em hélio. Pela reação de fusão, o sol transforma quatro átomos de hidrogênio em 1 átomo de hélio, liberando uma quantidade absurda de energia, calculada pela célebre fórmula: E=MC2. Pela quantidade calculada de hidrogênio que o Sol possui, bem como pela taxa de conversão nuclear, estima-se que o Sol brilhará pelos próximos 5 BILHÕES de anos.
Ocorre que em um corpo muito massivo como o Sol, a gravidade é enorme. As camadas exteriores do Sol tendem a esmagar as inferiores, de forma que a estrela entre em colapso( diminuindo seu diâmetro). Todavia, como a pressão e a temperatura na zona central do Sol são muito altas, ocorre a fusão nuclear e a liberação da energia, que acaba forçando as camadas externas para fora, gerando um equilíbrio de força.
Quando o hidrogênio começar a acabar, o Sol irá se contrair. Isso fará com que a pressão no seu núcleo seja ainda maior, sendo suficiente para que ocorra a fusão nuclear do hélio em elementos mais pesados. Isso gera ainda mais energia do que a fusão de hidrogênio em hélio. Com isso as camadas exteriores serão expulsas com mais intensidade que agora, vencendo a gravidade. Resultado, o Sol sofrerá uma enorme inflação, tornando-se uma gigante vermelha. Como as camadas externas estarão muito mais longes do núcleo, serão bem mais frias, gerando luz na frequencia visível menos energética (o vermelho). Nesta época o diâmetro do Sol provavelmente irá até a órbita da própria Terra ou além ( enorme, não????) Quando o hélio esgotar-se, então novamente a gravidade prevalescerá e o Sol encolherá. Ocorre que os elementos mais pesados, quando sofrem fusão, geram pouca energia e isso não será suficiente para frear a força gravitancional, que continuará a empurrar as camadas em direção ao núcleo, até que o diãmetro do sol seja algo como o diãmetro da Terra. Entretanto a massa muitíssimo densa gerará muito calor e o Sol tornar-se-á branco( uma anã branca). quando os últimos elementos acabarem de sofrer a fusão nuclear, finalmente a estrela irá se apagar, formando uma anã marrom.
2007-03-05 07:08:31
·
answer #1
·
answered by edmergulhao 3
·
0⤊
1⤋
não sei nada de combustivel, o sol que eu saiba é uma massa gasosa incadencente, e quando esfriar ou seja perde o calor ira vira uma anã branca. se utiliza combustivel tem que haver oxigenio, o que não é o caso já que ele não te atmosfera e estar no vacuo.
2007-03-05 15:06:38
·
answer #3
·
answered by jose anonymus 3
·
0⤊
1⤋
5 milhoes de anos, ele primeiro se torna uma gigante vermelha, depois uma anã branca. Quando explodir todo o sistema solar vira pó.
2007-03-05 15:02:58
·
answer #4
·
answered by Wagner A 4
·
0⤊
1⤋