English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-05 06:42:31 · 6 respostas · perguntado por Jessica 3 em Artes e Humanidades História

6 respostas

A primeira etapa presente em todos os engenhos é a moagem da cana, onde é extraído o suco conhecido como garapa. Esse caldo é conduzido até um tanque onde é armazenado. Se for um engenho de cachaça ou álcool a garapa fica armazenada para fermentação. Depois ela é destilada.
Já o engenho de açúcar, não sei se é necessário fermentar, mas a garapa é fervida em um grande tacho de cobre, até atingir o "ponto", ou seja, se transformar no melaço. O melaço é extraído e distribuído em formas dispostas em uma banca, onde fica até esfriar. Após isso, os operários retiram o produto das formas que geralmente são retangulares e "mói" as barras, transformando em grãos, que é empacotado.

Nas grandes usinas de açúcar atualmente são adicionados alguns produtos químicos para clarear o açúcar.

Este processo de fabricação de açúcar é semelhante à de rapadura, que é o açúcar mascavo em barras, geralmente mais duro e consitente.

2007-03-05 07:06:17 · answer #1 · answered by Ricardo 3 · 0 0

duas roda uma para esquer outro para direita E maceta pronto!

2007-03-09 01:41:39 · answer #2 · answered by mancha 3 · 0 0

Oi,

Isto ajuda você?

O Engenho Colonial
O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.
No engenho havia várias construções: a casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravos; a capela; e a casa do engenho. Esta abrigava todas as instalações destinadas ao preparo do açúcar: a moenda - onde se moía a cana para a extração do caldo (a garapa); as fornalhas - onde o caldo de cana era fervido e purificado em tachos de cobre; a casa de purgar - onde o açúcar era branqueado, separando-se o açúcar mascavo (escuro) do açúcar de melhor qualidade e depois posto para secar. Quando toda essa operação terminava, o produto era pesado e separado conforme a qualidade, e colocado em caixas de até 50 arrobas. Só então era exportado para a Europa. Muitos engenhos possuíam também destilarias para produzir a aguardente (cachaça), utilizada como escambo no tráfico de negros da África.
Canaviais, pastagens e lavoura de subsistência formavam as terras do engenho. Na lavoura destacava-se o cultivo da mandioca, do milho, do arroz e do feijão. Tais produtos eram cultivados para servir de alimento. Mas sua produção insuficiente não atendia às necessidades da população do engenho. Isto porque os senhores não se interessavam pelo cultivo. Consideravam os produtos de baixa lucratividade e prejudiciais ao espaço da lavoura açucareira, centro dos interesses da colonização. As demais atividades eram deixadas num segundo plano, ocasionando grande falta de alimentos e alta dos preços. Esse problema não atingia os senhores, que importavam os produtos da Europa para sua alimentação.
A parte das terras do engenho destinada ao cultivo da cana - o canavial - era dividida em partidos, explorados ou não pelo proprietário. As terras não exploradas pelo senhor do engenho eram cedidas aos lavradores, obrigados a moer sua cana no engenho do proprietário, entregando-lhe a metade de sua produção, além de pagar o aluguel da terra usada (10% da produção).

Um abraço

2007-03-05 15:16:43 · answer #3 · answered by Tin 7 · 0 0

Caro JéHh,

Existem vários tipos de engenho, mas suponho que você esteja falando sobre engenho de moer cana. É isto mesmo?
Um engenho é constituído basicamente de três cilindros de ferro
colocados próximos e que por um sistema de acionamento são colocados a girar. A cana é colocada entre estes cilindros (chamados de moendas) e é espremida entre um cilindro e
outro, expulsando da mesma o caldo (comumente chamado garapa). Esta garapa pode ser transformada em rapadura, álcool, açúcar, aguardente ou rum (pensando bem podemos até colocar um etc.)

2007-03-05 15:00:47 · answer #4 · answered by B@TOCO 4 · 0 0

Engenho de que?

2007-03-05 14:54:30 · answer #5 · answered by Rodrigo 1 · 0 0

um engenho de quer ?? de açucar ? de alcool ou de cachaça ?

2007-03-05 14:50:58 · answer #6 · answered by jose anonymus 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers