English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-05 05:51:24 · 2 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

2 respostas

Representacao de uma esfera ou globo numa superficie plana.
Ex: Mapa Mundi D:

2007-03-05 05:58:26 · answer #1 · answered by Mitrek 2 · 0 0

Muito práticos e simples de usar, os planisférios servem como guia rápido para identificar constelações no céu. Vou apresentar dois modelos que fiz usando os softwares "Cartes du Ciel" e "Skymap". O primeiro é do tipo tadicional, apresentando o céu para uma determinada latitude e portanto só pode ser usado por que estiver próximo desta. O segundo é diferente porque pode ser configurado durante a montagem para representar o céu de qualquer latitude, porém apresenta o inconveniente de mostrar o céu dividido em duas metades, uma do hemisfério sul e outra do hemisfério norte.

Uso dos planisférios:
Para usar o planisfério primeiro é preciso posicionar o mapa de acordo com a data e hora do local. Para isso existe a marcação das datas na borda do mapa. Ajuste a data atual na posição correta: no planisfério tradicional ajuste no topo onde indica o norte e no planisfério diferente ajuste na direita na direção oeste (W). Este ajuste inicial mostra o céu na meia-noite desta data. Para ajustar de acordo com a hora local, gire o mapa para a esquerda se for mais cedo ou para a direita se além da meia-noite. Cada divisão do mapa corresponde a 15° ou uma hora. O mapa já pode ser usado mas ainda é possível um ajuste mais fino. Isto é necessário pois o mapa é feito considerando a passagem dos astros pelo meridiano do fuso horário (que para horário de Brasília é o meridiano 45°). Assim temos que somar ou subtrair a diferença em graus do seu meridiano para o meridiano 45°. Se você mora a leste do meridiano (Rio, Salvador e todo o Nordeste) você tem que adiantar o mapa girando a diferença em graus para a direita. Caso contrário faça ao contrário (hehehe). Se você mora em outro fuso horário do Brasil considere a diferença da sua longitude para o seu fuso a não para o de Brasília. Isto vale para o mapa do hemisfério sul, se, no caso do planisfério diferente, montarmos uma máscara para o hemisfério norte lembrar que as estrelas giram no sentido antihorário ao redor do polo norte, por isso eu coloque as marcas das datas apenas no lado sul para não confundir (se é que não compliquei mais ainda com esta explicação 8^).
Para o planisfério diferente lembrar que estamos olhando separadamente os dois hemisférios celestes portanto quando olharmos para o sul use o lado correspondente da carta (que vai do horizonte sul até um pouco além do zênite pois o equador celeste fica mais para o norte) e quando olhar para o norte veremos só a pequena parte do hemisfério norte que passa acima do horizonte. A grande vantagem deste tipo de planisfério é que ele contém os dois hemisférios completos e podemos montar uma máscara para cada latitude que estivermos (exemplo: uma viagem ao hemisfério norte) colocando o disco dos mapas na máscara adequada. Outra vantagem é que as constelações na borda do mapa ficam menos distorcidas e o mapa fica mais "espaçoso" ao redor do polo.

2007-03-05 14:11:38 · answer #2 · answered by wladdyx 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers