English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É uma lhasa-apso e está com 3 anos e meio. Ultimamente deu para comer suas fezes. O que faço ?? Fiz seu tratamento de verme a pouco tempo... mas ela, foi não viu, volta a fazer esta besteira. É horrível! Ajudem-me!!

2007-03-04 23:29:49 · 7 respostas · perguntado por Ana 3 em Animais de Estimação Cães

7 respostas

Oi Ana
entre no site da bitcão. eles escreveram um artigo sobre o assunto.

2007-03-05 02:18:10 · answer #1 · answered by Noé 3 · 0 0

COPROFAGIA
Seu cão come as próprias fezes?


Alguns proprietários ficam horrorizados ao descobrirem que seus animais comem as próprias fezes ou a de outros animais. Realmente, para nós humanos esse não é lá um hábito muito bom de se apreciar, mas no reino animal não há qualquer preconceito. Fezes, para os cães, representam apenas alimento processado e se elas tiverem odor interessante e atrativo, não há por que rejeitar...

Claro que não é todo cão que come fezes, a maioria deles nunca apresentará esse tipo de comportamento, mas é importante entender o por quê de muitos animais agirem assim.

As fezes de outras espécies podem parecer extremamente apetitosas para os cães. Um exemplo disso são os cães saudáveis que adoram ingerir as fezes de gatos. É fácil entender a causa. Os felinos têm uma necessidade de proteína muito maior do que os cães. Por isso, as rações para gatos possuem altos teores protéicos. As fezes dos gatos, portanto, exalam odor de proteína que é altamente atrativa para os cachorros. Cocô de gato, pode ser uma 'iguaria' para muitos cães... E pode fazer mal para eles? Normalmente não, porém os cães podem adquirir vermes se o gato estiver infestado ou com toxoplasmose.

Da mesma forma, quando o cão não consegue digerir bem aquilo que come ou sua dieta possui teores muito altos de proteína, além do necessário ou de sua capacidade de digestão, as fezes apresentarão odor protéico. E isso será um grande estímulo para o cão comê-las. É necessário distinguir se faltam enzimas digestivas ou se a dieta está exagerada em proteínas. Uma forma de descobrir a causa é mudar a ração do animal para outra com menores teores protéicos. Claro que essa mudança só poderá ser prescrita pelo veterinário que atende o cão. Outra alternativa é adicionar enzimas que ajudem na digestão, presentes, por exemplo, no mamão.

Em animais mais jovens, a coprofagia pode estar ligada a problemas comportamentais. Um exemplo disso são os cães duramente repreendidos quando fazem suas necessidades fora do lugar. Para não apanhar, eles ingerem as fezes para esconder a prova do crime. Isso não quer dizer que você não deva repreender seu cãozinho quando ele fizer cocô no lugar errado, mas não exagere na bronca. Há filhotes que comem fezes por simples imitação, quando convivem com outros cãezinhos que têm esse hábito.

Quando a causa da coprofagia é comportamental, existem produtos que podem ser administrados ao animal que fazem com que as fezes se tornem repugnantes para ele. Há aqueles que adicionam pimenta ou outros condimentos às fezes do cão, para que ele seja desestimulado a comê-las. Esse último recurso tem pouca valia, ao meu ver.

Antes de tentar instituir qualquer terapia, consulte o veterinário para tentar, junto com ele, determinar a causa exata e instituir o tratamento mais adequado.


Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)


Coprogafia ou a "arte" de comer cocô

Quando um cachorro começa a dar umas beliscadas no cocô é hora de observá-lo melhor. Antes de qualquer coisa, vai bem uma visita ao veterinário.

Conte a ele o histórico do cão e ele, talvez, pedirá alguns exames. Existem razões patológicas para este "estranho" costume, como verminose, deficiência de enzimas digestivas e pancreatite, entre outras coisas.

Existem causas comportamentais também. O motivo mais comum é a bronca dada na hora errada e do jeito errado. Dar bronca depois que ele fez cocô, ou enquanto limpa a sujeira, vai fazê-lo pensar que o errado é fazer cocô. Ele não vai associar lugar com bronca nessas situações. Nesse caso a melhor maneira dele esconder o que fez é comendo o cocô. Então vamos lá, evite limpar as fezes quando ele estiver por perto. Não brigue com ele quando ele fizer cocô esfregando o focinho e levando pro jornal. O certo é pegá-lo no flagra, dar uma bronca e levá-lo no colo até o jornal. Chegando lá faça uma voz calma e tranquila e peça que ele faça xixi e cocô lá. Se ele conseguir qualquer coisinha faça muita festa.

Mantenha o local permitido sempre limpo, pois ele pode começar a querer limpar sozinho. Mantenha uma rotina nos horários das refeições e dos passeios.

E finalmente, se o veterinário prescrever um vermífugo, siga corretamente as indicações.

Veja também:
Coprofagia causada por excesso de proteínas nas fezes


Sheila Niski - especializada em comportamento canino.
Tels. (11) 5096-1056 / 9195-0766
niski@terra.com.br

2007-03-05 09:29:22 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Exitem aqueles cachorrinhos que comem cocô por puro tédio, ou para manter o local limpo e sem vestígios para evitar broncas e punições.

Quando não há dúvidas de que o problema é comportamental, isto é, ele não está relacionado com o metabolismo do cão, tem um produto veterinário que se chama "Anti-Coprofágico Deter".

São comprimidos de ingredientes naturais que deixam as fezes com um sabor e odor nada atraentes para o cão.

Ele é mais eficaz do que soluções caseiras como, por exemplo, colocar pimenta em cima das fezes, pois como ele é ingerido e processado pelo cachorro você não vai precisar ficar vigiando cada ida ao banheiro do seu cão para colocar a pimenta.

Pode dar tranquilamente, não tem contra-indicação.

2007-03-05 08:57:12 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Que horror, leve-a ao veterinário. Normalmente quando o cachorro come suas própria fezes é porque ele está sentindo falta de algum nutriente, pode ser falta de vitaminas. Alguns cachorrinhos comem suas fezes com o objetivo de ter sua flora bacteriana intestinal apropriada,mas também pode ser que seu cachorrinho ainda esteja com vermes. Tente mudar esse comportamento levando o cãozinho para fazer suas necessidades na rua, ou se no quintal de sua casa, tirando as fezes imediantemente, para ele não come-las.

2007-03-05 08:02:44 · answer #4 · answered by caiaffa 3 · 0 0

bem... geralmente qdo o cão come as própria fezes é porque ele está sentindo falta de algum nutriente... veja com o veterinário o melhor a fazer, ás vezes pode ser falta de vitaminas, etc. São tantos os motivos que podem levar seu animal a fezer isto,,, veja o site que lhe indico abaixo, lá vc esclarecerá muitas dúvidas!

Cães jovens podem comer fezes com o propósito de estabelecer uma flora bacteriana intestinal apropriada, no entanto, comer as fezes representa um comportamento não adequado uma vez que as fezes podem ser fontes de infestação de vermes, bactérias e vírus. Por outro lado este comportamento é rejeitado por nós e portanto deve ser tratado, ou modificado.

O Tratamento dos casos de coprofagia descritos em literatura não são uniformes. Uma vez que as causas são multifatorias e não sejam bem definidas também tornam a escolha do tratamento muito difícil e as vezes controvertido..

2007-03-05 07:36:08 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Amiga, se ela anda comendo as próprias fezes, é sinal de que está com vermes, você deveira leva-la a um veterinário, tambem pode consultar um balconista de uma Pet-Shop, lá eles indicam tambem o remedio para seu animalzinho

2007-03-05 07:34:57 · answer #6 · answered by Patywiccan a Bruxinha do Bem 5 · 0 0

de remedio de verme a ela , e quando ela fizer suas necessidades afaste-a do local imediatamente

2007-03-05 07:32:49 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers