English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Virou mania agora escrever errado quando se está em "chat".. O que fazer? Seria uma desculpa para cobrir os erros já existentes ou seria assumir a falta de interesse em aprender verdadeiramente a nossa maravilhosa língua?

2007-03-04 20:10:24 · 12 respostas · perguntado por Atalanta 7 em Computadores e Internet Internet

12 respostas

O jeito é ignorar, desde que dê para entender a pergunta, não é nada agradável ficar aquí chamando a atenção ou corrigindo erros de português.

2007-03-04 20:18:58 · answer #1 · answered by Perfil Desativado 7 · 1 0

Existe um mito de que os jovens se viciariam nesta forma de escrever e começariam a usar este “estilo” na sua vida real como na formulação de redações nos vestibulares, por exemplo. Porém, acho que isso já foi descartado. Já ouvi corretores de redação de vestibular dizendo que não encontram nas redações o linguajar utilizado na internet, também conhecido como “internertês”.
Em primeiro lugar, considero que há pelo menos dois estilos diferentes de escrita na internet. Uns simplificam palavras, enquanto outros deformam palavras. Na primeira, se utilizam de abreviações para simplificar a escrita, geralmente por comodidade e por economia de tempo. Alguns exemplos são a utilização de “pq” para “porque”, “tb” para a palavra “também”, “qqr” para “qualquer” e por ai vai. A meu ver, este não é o pior modo, pois se tratam de palavras comuns e facilmente entendidas pela maioria das pessoas e, principalmente, não é irritante, nem muda a escrita correta do português.
Por outro lado a outra forma de escrita, irrita muita gente e percebo que é mais adotada por adolescentes e jovens. Não sei por qual motivo preferem modificar a grafia original das palavras por uma outra da forma como bem entenderem. Trocam palavras grafadas com “ss” por “x”; “ç” por “ss” e por daí para pior. Termos como “ksa”, “axim”, “bunitu”, “xau,” “legau” são comuns e acabam estando presentes nos diálogos via internet.
Fiquei pensando o que leva uma pessoa a optar por escrever assim, e cheguei a pelo menos dois motivos para isso: 1) escrever errado é mais legal, os amigos também escrevem assim, já um tipo de moda; 2) escrever errado evita dúvidas de ortografia, então já se avacalha tudo, acabando com qualquer dúvida.
O fato é que isso é uma tremenda ilusão. Por não se esforçar para escrever certo, essas pessoas não se habituam às formas corretas de grafia. Afinal, assim como numa leitura de um livro, durante a escrita seja de um texto manuscrito, seja numa conversa na internet, você memoriza as formas adequadas das palavras. Se surgirem dúvidas, não há nada de errado, isso servirá para que você grave as palavras com grafia duvidosa e, numa segunda vez, esta dúvida já pode ter sido sanada e, você passa a acertar. Não perca a oportunidade de aprender. Agora, se preferir escrever tudo errado, nada disso irá acontecer.
Portanto, deixemos de lado essa “modinha” irritante ou desculpa para escrita errada nos programas de mensagens instantâneas, porque isso não leva a lugar nenhum e só diminui a intimidade com a língua. Mesmo não tendo resultados aparentes em redações. Um forte abraço.

2007-03-05 04:25:15 · answer #2 · answered by marofransa 3 · 1 0

não é desculpa não, meu bem! é falta de cultura mesmo..certo...?!:

2007-03-08 18:13:52 · answer #3 · answered by Patricia 7 · 0 0

Não creio que seja mania. Só acho que em 'chat' ( bate-papo) escrever-se 'vc','qq','tc' e 'aki' agiliza os diálogos. Tecla-se mais rápido. A taquigrafia (ou estenografia) já usava estes recursos. Não sei se alguém se lembra, abaixo dos 35 anos (rs rs). Mas outra coisa é se escrever errado e com erros de grafia dos mais simples. Seria bom usar o corretor acima. Ou então é um tal de "supozissão", "desfarse" "mau educado" e outras do gênero. Quanto à citada 'abreviação' do 'naum', tenho encontrado muito por aí o tal de "Eu naum entendir". E olhe que grafar errado não é privilégio de jovens. Recentemente, a imprensa publicou documentos de um famoso reitor de universidade em que ele se refere várias vezes ao período do Presidente GETULHO Vargas. Enfim, acabei de ler que estamos em ÚLTIMO LUGAR nos ítens leitura, ciências e matemática em escala mundial. Quanto à nossa maravilhosa língua de Pessoa & Camões, posso lhe garantir que não é a única a ser maltratadada. Entro às vezes em salas em Inglês e Espanhol e constato os mesmo 'vícios internéticos', como bem citaram aí em cima. Mas os graves erros mais comuns, incluindo a imprensa, 'sites' e blogs, continuam sendo "prazeiroso"( ...'i') e " a muito tempo"( em vez de "há..."). E também concordo com quem afirmou que essa 'escritinha maneira' esconde e disfarça os prováveis erros. ( desculpem o excesso de 'aspas', rs rs...vício de tradutor)

2007-03-05 08:19:27 · answer #4 · answered by pedro c 3 · 0 0

hum acho que escrever errado ja e um mania assim como escrever sem acentos...rs...tambem acho que vc nao deveria se preocupar tanto com as escritas erradas em chats...pq pior que isso e escrever em miguxes...

2007-03-05 08:07:53 · answer #5 · answered by Erika 2 · 0 0

Eu diria que são duas coisas:
1. Preguiça mental ou falta de conhecimento na área. Já vi gente escrevendo "lanrause" e "hoteador" quando o correto é "lan house" e "roteador". Eu compreendo que nem todo mundo é obrigado a ter conhecimentos técnicos mas quando se está em dúvida sobre a grafia de uma palavra o correto é procurar no dicionário e não "chutar" a grafia.

2. Preguiça de digitação. Me parece ser a explicação "menos ruim". Nem todo mundo digita rápido o bastante, portanto quanto menos letras menor. Daí a existência de "palavras" como "vc", "td" e outras.

Infelizmente não podemos fazer nada quanto a isso. Não devemos tentar corrigir as pessoas pois a maioria delas se sente inferior quando isso acontece, e essa é uma reação psicológica bem normal. O que podemos fazer, no entanto, é continuar aprendendo sobre nossa língua para que nós escrevamos corretamente - não podemos mudar as pessoas, mas podemos mudar nós mesmos.

2007-03-05 06:47:20 · answer #6 · answered by denisgomes 7 · 0 0

Acho que todos nós devemos corrigir sempre. Só assim alcançaremos um nível melhor. Não aceito essa postura de se conformar e deixar um estrago desses tomar proporções danosas no meio de comunicaão. Erros de concordância, ortografia, plural e verbos conjugados de maneira errada são gritantes e denotam falta de saber, sem desculpa que é internetês. Já as abreviações e k no lugar do q, esses, sim, são erros considerados modernos, cria da internet, igualmente ruins.

2007-03-05 06:20:53 · answer #7 · answered by pizza 5 · 0 0

Atalante concordo que abreviar palavras aqui já é rotineiro, é a linguagem da internet, inclusive erros de grafia eu tb os tenho devido a rapidez ao escrever, agora erros gramaticais de concordância e escrita ( percebe-se que a pessoa não sabe mesmo) eu tb acho muito ruim, mesmo pq aqui na telinha tem até um corretor ortográfico. Creio que muitas vezes é acomodamento e o vício de errar e se manter assim, algumas pessoas aprenderam a forma errada e acham que está correto dessa forma. Eu tb acho muito desagradável isso, já corrigi algumas pessoas com intenção de ajuda, mas eles se zangam e não nos permite, uma pena. Se fossem dadas a ler bastante, teriam um vocabulário vasto e a gramática estaria em dia.
Abraço

2007-03-05 05:42:41 · answer #8 · answered by ☼ Lua Prateada® ☼ 7 · 0 0

A Língua Portuguesa será sempre motivo de tropeço pra todos nós. Parece que na internet não é obrigatório o uso de acentos , cedilhas,etc.. nas palavras. O uso da "linguagem de internauta" aceitamos bem, alguns sinais até substituem palavras. Difícil mesmo é ler aquilo que pessoas mal alfabetizadas escrevem. Alguns garantem ter o terceiro grau,até informando em qual faculdade estudaram. Na hora do "vamos ver" soltam frases que não conseguimos entender,tantos são os erros cometidos. O jeito é voltar pra escola.

2007-03-05 05:39:26 · answer #9 · answered by Tótia 3 · 0 0

Acho que isso mostra o quanto a educacao do nosso pais e' escarsa, e que mesmo pessoas que deveriam ter mais acesso a educacao nao estao interessadas em acessa-la. Moro no exterior ha' muitos anos, e dificilmente vejo alguem no metro que nao esteja lendo: livros, revistas, jornais, etc... e aqueles que nao estao lendo sao geralmente estrangeiros, justamente o contrario acontece no Brasil: raros sao o que passam o tempo nos onibus lendo. Este desinteresse mostra o quao longa ainda e' a nossa jornada em direcao 'a justica neste pais, pois e' so' com a educacao que conseguiremos reverter este quadro governamental e social patetico do nosso querido Brasil.
Bom, espero que eu tenha te ajudado, apesar de, no final das contas, ter mostrado que "o buraco e' mais embaixo". :-)
Beijocas

2007-03-05 04:49:39 · answer #10 · answered by pattymafia 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers