Os organismos anaeróbicos (tais como certas bactérias e fungos), não possuem enzimas que formam o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, que é onde ocorre a oxidação final da glicose. Neste caso a glicose convertida em ácido pirúvico que é transformado em etanol e há a formação de um saldo de dois moles de ATP por um mol de glicose utilizada.
Também, em certos músculos, em condições de rápido e intenso exercício, o ácido pirúvico é transformado em ácido lático. Saldo em ATPs= 2 moles por mol de glicose metabolisada.
Na respiração aeróbica, existem os enzimas do Ciclo de Krebs e da cadeia respiratória. A glicose é convertida em ácido pirúvico e este é direcionado para o ciclo de Krebs e seus elétrons para a cadeia respiratória, onde serão oxidados pelo O2, formando água. E o CO2 é liberado no meio ambiente. O saldo em ATPs é muito maior, Nos procariontes o saldo é de 38 moles de ATP por mol de glucose e nos eucariontes é de 36.
Se você quiser saber o porquê da diferença, isto é outra pergunta e... outra resposta, é claro!
2007-03-04 15:23:55
·
answer #1
·
answered by Vovó (Grandma) 7
·
1⤊
0⤋
A respiração aeróbica é um conjunto de reacções bioquímicas em que o oxigénio é um aceptor final de eletrons e ao longo do qual a energia de moléculas orgânicas é, em parte, transferida para moléculas de ATP.
A respiração aeróbica se desenvolve sobretudo nas mitocôndrias, organelas citoplasmáticas que atuam como verdadeiras " usinas " de energia.
A respiração anaeróbica envolve um receptor de eléctrons diferente do oxigénio e existem vários tipos de bactérias capazes de usar uma grande variedade de compostos como receptores de eléctrons na respiração: compostos nitrogenados, tais como nitratos e nitritos, compostos de enxofre, tais como sulfatos, sulfitos, dióxido de enxofre e mesmo enxofre elementar, dióxido de carbono, compostos de ferro, de manganés, de cobalto e até de urânio.
Na respiração aeróbica, o O2 funciona como aceptor final de hidrogênios. Há necessidade de algum aceptor de hidrogênios.
2007-03-05 18:02:38
·
answer #2
·
answered by Dedê 3
·
0⤊
0⤋
na respiração aerobica é convertido o oxigênio em energia após outros processos,já na anaeróbia não há o uso do oxigênio para conversão dessa energia
2007-03-05 11:32:55
·
answer #3
·
answered by R 1
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre respiração aerobica=A respiração aeróbica é um conjunto de reacções bioquímicas em que o oxigénio é um aceptor final de eletrons e ao longo do qual a energia de moléculas orgânicas é, em parte, transferida para moléculas de ATP.
Os tecidos vivos libertam dióxido de carbono gasoso que resulta da reacção de descarboxilação de metabolitos por acção de enzimas especificas - as descarboxílases. Simultaneamente, ocorrem reacções de oxidação por desidrogenação. As desidrogénases catalisam a desidrogenação do substrato que fica assim oxidado. A presença desse hidrogénio pode ser detectada experimentalmente, utilizando uma substância que facilmente se combine com ele, como o azul-de-metileno.
O azul-de-metileno pode encontrar-se sob duas formas: oxidado (cor azul) e reduzido (incolor).
Durante a respiração os compostos orgânicos, nomeadamente a glicose, são oxidados, sendo o hidrogénio recebido por um aceptor, que neste processo experimental irá ser o azul-de-metileno.
Nas condições naturais da célula viva, o oxigénio desempenha a função do azul-de-metileno na experiência, ou seja, é o aceptor do hidrogénio, formando com ele água.
Estes fenómenos são realizados ao longo de cadeias de reacções complexas, controladas por enzimas, havendo simultaneamente um aproveitamento progressivo de energia que vai sendo transferida.
resumo sobre respiração anaerobica= é um processo de respiração que não utiliza gás oxigênio, e sim uma outra substância inorgânica, como um nitrato ou um sulfato. esse processo é usado por bactérias que vivem no solo ou em águas estagnadas, onde o suprimento de oxigênio é escasso.
os produtos finais da respiração anaeróbica são o gás carbônico e uma outra subtância inorgânica, que varia de acordo com a subtância usada como reagente em lugar do oxigênio. por exemplo, certas bactérias do solo, chamadas denitrificantes, utilizam nitratos na respiração aeróbica e liberam nitrogenio molecular (N2) para o ar.
espero ter ajudado
2007-03-05 08:40:30
·
answer #4
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Se você já fez dieta, provavelmente aprendeu que um grama de açúcar gera quatro calorias de energia enquanto um grama de gordura produz nove calorias. Esse processo é chamado de respiração celular e pode ocorrer de duas formas, usando oxigênio (respiração aeróbica) ou não (respiração anaeróbica). A respiração aeróbica é muito mais eficiente (produz mais energia) e é a forma predominante na natureza. Apenas alguns tipos de microorganismos dependem exclusivamente da respiração anaeróbica (e alguns nem sobrevivem na presença de oxigênio). Em caso de um suprimento limitado de alimento nós também usamos uma forma de respiração anaeróbica, que gera ácido láctico (um dos responsáveis por aquela dor muscular depois de exercícios muito intensos, onde a demanda de energia supera a capacidade do sistema respiratório de prover oxigênio). A produção de dióxido de carbono ocorre em ambos os tipos de respiração celular, tanto em animais quanto em plantas.
Espero ter ajudado...
2007-03-04 22:51:39
·
answer #5
·
answered by Amy ★ 3
·
0⤊
0⤋