English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Justifique sua resposta.

Brigadão.

2007-03-04 12:08:38 · 8 respostas · perguntado por BARBOSA® 7 em Ciências Sociais Economia

8 respostas

Antes de pensar na reforma agrária propriamente dita temos q analizar alguns fatores históricos na exploração de terras e trabalhadores no Brasil, e trazer isso para o presente para compreender melhor de q maneira isso se dá de fato. Primeiro todos sabemos q a maioria dos látifundiarios tem propriedade em varios Estados, os q são donos aqui no interior de SP tbm são donos em MG, PR, GO e etc...por um acaso já se pensou em qual regime esses membros da UDR são donos de todas elas? São tudo terras devolutas (ou seja do Estado) conquistadas e legitimadas através da Grilagem (falsificação de documentos) esses por sua vez assumem a legitimidade das documentação normalmente feitas antes de 1850...pegando para uma visão mais atual apresento o fato de q latifundios são uns dos elementos de maoir concentração de renda q temos, pensar q quando o cidadão é dono da terra, ele arrenda para o cultivo de alguma monocultura ( cana, soja e etc) q recebe anualmente pelo pedaço de terra arrendado dependendo da região gira em torno de R$ 1.200 por alqueire, agora lhe pergunto o cara tem 200mil alqueires quanto ele ganha sem fazer absolutamente nada...penso aqui no Estado de SP q 1/5 (pontal do Paranapanema) está na mão de 60 familias...varios figurões da região, como o prefeito de Pres Prudente...Agora pense na união de latifundiários e usineiros, apenas os dois saem ganhando já q os trabalhadores do campo e os tecnicos da usina não recebem nada pensando na produção anual de alcool de cana....é uma realidade triste. Pensar o processo histórico da invasão de terras devolutas, assim como está ocorrendo na Amazonia, o Brasil não tem nenhum plano de fronteiras agricolas, ou seja, os caras plantam onde quiserem, sorte da AM PA foi o embargo da soja cultivada lá...sem falar da criação de pastos para rebanho...e agora pergunto e o pequeno e médio agricultor, pois é esse q sustennta a alimentação da pop vivente aqui? sendo q eles estão perdendo espaço para os mesmo latifundiarios q são uma elite dos tempo da coroa...é uma grave realidade...
Mas pensando na reforma agrária q vem ocorrendo no primeiro mandato do Lula na campanha tendo como meta o assentamento de 300mil familias, não atingiu a meta ficando apenas 270mil familias...Sou a favor da reforma desde q feita com caltela e não sob pressão como vem ocorrendo com invasões de propriedade no inicio do ano, mas agora pergunto como fazer uma reforma justa sendo q de um lado vc tem uma elite q não abre mão daquilo por ver uma infinita possibilidade de ganhar dinheiro apenas especulando a terra de maneira extremamente lucrtiva e por outro lado vc tem uma massa de pessoas estremamente carentes q por um lado são chamadas de vagabundos q apenas estão procurando um lugar ao sol...agora pergunto com todos os fatos q apresentei quem são os verdadeiros vagabundos? Temos q pensar o Brasil como um palco cheio de personagens mais favorecidos e outros completamente esquecidos!!! de quem é a culpa? de todos nós por ainda se ver preso numa visão prozaica de mundo.......tudo ainda é muito provinciano, usando palavras do mestre Drummond " no país exite uma legenda q ladrão se mata com tiro" quem vamos matar? para os Malthusianos a resposta é certa....prefiro me recolher aos meus pensamentos e vislumbrar alguma solução...

2007-03-06 04:17:19 · answer #1 · answered by grandedansemacabre 2 · 1 0

a favor.Há vários latifúndios cujos proprietários visam especulação apenas e a terra tem função social.Há famílias passando fome que poderiam estar lá cultivando e vendendo suas colheitas.Poderíamos começar com a reforma agrária desapropriando as terras da igreja católica lá no Pará e na amazônia...seria um começo magnífico.

2007-03-04 12:22:30 · answer #2 · answered by JAS 7 · 2 0

Não se trata de ser contra ou a favor. A reforma agrária é necessária por uma questão social. Há milhões de deserdados nas grandes cidades porque foram expulsos do campo.Os Estados Unidos realizaram sua reforma agrária no século 19. Não vemos falar sobre esse problema na Europa ou no Japão. A questão é como fazer. Isso é que gera a polêmica. E não há inocentes nessa história. O governo é que precisa intervir para que a reforma agrária seja realizada e evite que milhões de pessoas que vivem no campo se tornem párias nas periferias das cidades brasileiras, como temos visto nas últimas décadas e o pior, sem perspectivas de melhorar de vida.

2007-03-04 12:17:55 · answer #3 · answered by Luis Hipolito @ The Blogger 2 · 2 0

Sou a favor, mas tem que ser dado um basta, neste tal MST,botar estes vagabundos para trabalhar e não invadir própriedades alheias. CADEIA NELES.
A maioria recebe a terra , vende e volta a andança, fazendo anarquia no pais.CADEIA NELES.

2007-03-04 12:16:08 · answer #4 · answered by delauromarques 6 · 2 0

Da forma como esta sendo feito, sou totalmente contra!

Dar terra para qualquer um, que amanhã vai vende-la a preço de banana, porque saiu do meu bolso, NÃAAAAAAAAOOOO!

É preciso seriedade, para esse assunto. Coisa que não há, já tempos!

2007-03-04 12:20:41 · answer #5 · answered by lu♪s ♫ 7 · 1 0

A FAVOR, MAS SE HOUVER ORGANIZAÇÃO POR AMBAS AS PARTES E SERIEDADE.

2007-03-05 01:17:58 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Contra, é claro. porque na verdade o MST é feito de terroristas e ladrões.

2007-03-04 13:42:04 · answer #7 · answered by Eu> Nihilista e Ateu 3 · 1 1

Sou totalmente a favor, mas de forma diferente. Veja bem o governo dá a posse da terra, dinheiro para comprar sementes, dinheiro em caso de perda de safra, assim todo mundo vai querer ir para o campo. Um abraço.

2007-03-04 12:38:38 · answer #8 · answered by velho07 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers