English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual é a linguagem da propaganda!?

2007-03-04 11:43:34 · 3 respostas · perguntado por Nynnáh xD 3 em Educação e Referência Outras - Educação

3 respostas

Na maioria das vezes, as mensagens não são diretas, mas subliminares, que apelam para o inconsciente das pessoas, através de mensagems indiretas, mas de grande poder. Por isso as pessoas estão mais consumistas, comprando aquilo de que não precisam. Um exemplo são as propagandas imbutidas nas novelas, pois elas passam quase despercebidas, mas copiadas integralmente até por quem se diz muito esperto.

2007-03-04 13:44:51 · answer #1 · answered by ines SUD 5 · 0 0

função da mensagem publicitária é criar um mundo ideologicamente favorável e perfeito com a contribuição do produto a ser vendido. Por causa disto esta mensagem trata a base informativa de forma manipulada objetivando transformar a consciência do possível comprador.

Em todos os casos o possível comprador é o receptor virtual da mensagem e o responsável pelo produto o emissor.

Para convencer o consumidor a realizar uma ação pré-determinada (a ação de consumir o produto) o out-door (segundo Carvalho, 2000, p. 16) utiliza de formas simples, com elementos justapostos (mensagem escrita, foto do produto, slogan e/ou marca) para possibilitar a fácil compreensão da massa de consumidores. Esta seria, em tese, a forma como se apresenta o discurso de publicidade em out-door.

Entretanto a busca cada vez mais acirrada pelo mercado consumidor e o fato deste mercado estar se tornando cada vez mais crítico e exigente fazem com que estas mensagens utilizem cada vez mais de recursos lingüísticos e visuais como recursos auxiliares ao discurso publicitário. Se antes bastava apenas chamar atenção através da imagem e convencer através da mensagem escrita, hoje é necessário cifrar mensagens embutidas em discursos aparentemente ingênuos (em publicidade nenhum discurso é ingênuo).

Não se contesta aqui a utilização da forma imagem + mensagem + slogan/marca, que, via de regra, também é utilizada nos out-doors selecionados para nossa análise. O que demonstraremos é que o discurso de publicidade em out-door tem mostrado uma sofisticação lingüística na sua busca por captar a confiança e a credibilidade do mercado consumidor.



2 - O que consideramos recursos auxiliares

Consideramos recursos auxiliares aqueles recursos que, ainda que componentes da seqüência imagem + mensagem + slogan / marca, emprestam à mensagem curta do discurso de publicidade em out-door uma maior densidade através da ambigüidade intencional.

Os exemplos que trouxemos das ruas trabalham com os seguintes recursos auxiliares: a imagem (esclarecedora de um discurso ambíguo como veremos no out-door da SINAF), o uso da polissemia e homonímia (como no caso dos produtos SEDA e do Jornal Extra), o contexto seqüencial (caso dos celulares Ericson) e o local escolhido como veículo da informação.

Repare que nem sempre o recurso utilizado se detém ao campo lingüístico. A imagem, o contexto seqüencial e o local de exposição embora não sejam elementos do universo lingüístico são recursos auxiliares que transformarão a mensagem final, conforme veremos nos exemplos. Embora Carvalho (Carvalho, 2000, p. 94) afirme que um dos princípios básicos da linguagem de propaganda seja “promover a legibilidade ou processamento fácil” os recursos auxiliares utilizados nas mensagens de publicidade selecionadas requerem do receptor um conhecimento social e cultural que torna difícil o processamento da mensagem.



Beijos
@

2007-03-04 19:49:15 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

apelativa

espero ter ajudado :D

2007-03-04 19:47:57 · answer #3 · answered by Eros 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers