English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

quando entra em um onibus ou metro e nos assentos tem criança sentada e entra um idoso ou gestante, você pede o lugar para a criança ou não? Comingo já aconteceu deeu ter que pedir para a mãe tirar a criança pa ra dar o lugar para pessoa idosa. Aconteceu isso com Você já?

2007-03-04 10:38:38 · 9 respostas · perguntado por geoneida 5 em Educação e Referência Outras - Educação

9 respostas

Essa situação já aconteceu uma vez quando eu estava em pé em um ônibus lotado e uma mãe deixava uma criança ocupar um lugar na maior cara de pau. Aí entrou um idoso e o cobrador pediu a ela para dar lugar. Ela ficou toda sem graça. Acho que as pessoas devem aprender a se colocar no lugar das outras. Eu já estive na situação de estar de pé no ônibus, grávida, e a pessoa perto de mim nem ligar. E ela viu meu estado. Fiquei passando a mão na barriga pra ver se ela desconfiava, e nada. Até que um homem que estava mais longe me ofereceu o lugar.

2007-03-04 12:52:08 · answer #1 · answered by Gaivota 4 · 0 0

Eu vejo marmanjos "sarados", com seus corpos musculosos e bem trabalhados, se mostrando cheios de força e energia, esparramados nas cadeiras de ônibus, metrôs e salas de esperas, na frente de senhoras, que nem precisariam ser idosas, bastando ser mulheres!... o que você esperaria das crianças de hoje em dia, educação?... é meio difícil, hem?
Um dia, quando ainda estudante, dentro de um ônibus com minha turma, cedi meu lugar para uma senhora de mais ou menos uns trinta anos, pela vergonha que tive de ser homem e ela mulher, e eu me manter sentado deixando-a em pé, e eles quase me mataram de gozação, achando aquilo a maior caretice de minha parte.
Conservar normas de educação apreendidas, aquela "Educação de berço" que não se ensina na Escola (aliás em escola nenhuma) é, nesse mundo violento e sem educação, algo estranho às pessoas. E hoje já tão estranho, que se você ceder o lugar a uma moça ou jovem senhora, corre o risco de ser mal interpretado e até passar por um conquistador barato ou por alguém querendo dar uma catada antiquada.
A falta de educação já se transformou numa boa conveniência, sobretudo para os homens que, para não cederem seus lugares em ônibus ou praticarem qualquer cavalharismo o mais simples, fingem não terem aprendido aquilo ou não perceberem sua necessidade para além de terem ou não aprendido.
Alegam ser o Outro só um estranho e portanto não passível de receber qualquer atenção sua ou um procedimento de educação.
Estão lutando por aí com todas as armas pela educação escolar, quando as pessoas não têm sequer educação social, de postura e de atitude.
Essa mãe que deixa seu filho ocupar no ônibus cheio o lugar que deveria ser cedido a um adulto presente, "se faz de boba" e de desentendida, por pura conveniência. Prefere se passar por sem educação e como uma pessoa que nem sabia que a gente cede lugar aos mais velhos e etc., que ter que educar seus próprios filhos e com isso ter que se ver com o fato incômodo de ter que dar conta com os meninos que ficarão em pé.
Só há uma saída: quando estiver dentro de um transporte coletivo qualquer e se encontrar diante de uma situação dessas, vire-se de costas à ela, passe a ler um jornal (e para isso passe a carregar sempre um jornal para essa finalidade) ou feche os olhos e finja estar cochilando em pé.
Ou então você se gastará inutilmente e irá se estressar à toa, com tanta falta de educação e de postura, hoje mais comuns em nossos meios, que a própria educação e sua respectiva postura.
Um abraço,
Guima Ubá.

2007-03-04 11:27:28 · answer #2 · answered by Guima Ubá 2 · 1 0

Não

2007-03-04 10:46:07 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Olha, hoje em dia a violência aliada à falta de educação estão tão aviltantes, que não me arrisco a pedir para ninguém ceder o lugar para outrem, apenas eu cedo o meu lugar.

2007-03-04 13:21:20 · answer #4 · answered by billi 6 · 0 0

Eu não, mesmo achando errado não me meto na educação dos outros, depois acaba de acontecer de ue levar um fora como já aconteceu e as mães ficam com caras amarradas, eu só cedo o meu lugar.

2007-03-04 13:04:50 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Concordo contigo até porque a criança deve ir no colo da mãe por não pagar passagem

Beijos
@

2007-03-04 11:50:35 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

ja sim,inclusive a mae da criança deu uma de joao sem braço e quem pagou o pato foi uma senhora nao tao velha mas,teve mais consciensia q uma de +- 30

2007-03-04 10:50:16 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Isso é normal, mas quando a mãe ou acompanhante da criança percebe a situação,ela naturalmente cede o lugar para a pessoa que precisa.

2007-03-04 10:45:59 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Peço o lugar sim...

Acho que a pessoa que está com a criança ou o proprio adolecente deveria se mancar e dar o lugar por vontade própria, mas se isso naum acontece eu aviso e peço o lugar sim.

2007-03-04 10:42:27 · answer #9 · answered by Marcelo Villas Boas 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers