English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

1) Resuma, em apenas uam frase (como se fosse um slogan) as principais idéias das teorias demograficas a seguir:

a) Teoria Malthusiana
b) Teoria Neomalthusiana
c) Teoria Reformista ou Marxista
d) Teoria Econeomalthusiana
e) Teoria da Transição Demográfica

2007-03-04 09:32:22 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Geografia

3 respostas

Teoria Malthusiana: a populaçào cresce muito mais rápido que a produção de alimentos;
teoria Neomalthusiana: Deve-se aumentar a txa de procuçào de alimentos para atender a população, aumentando as áreas produtoras;
teoria Reformista ou Marxista: a sociedade é uma Luta de Classes.
Teoria Econeomathusiana: deve-se aumentar as áreas produtoras sem deixar de preocupar com a questão da preservação ambiental. Além disso, retirar da natureza os alimentos que o homem sempre consumiu;
Teoria da Transiçào demográfica: a população que está em lugar onde a produçào de alimentos é escassa tende a buscar novas regiões.

2007-03-06 08:49:26 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

TEORIA NEOMALTHUSIANA - Trata-se de uma tentativa de explicar a fome nos países subdesenvolvidos. Postula que populações jovens numerosas demandam grandes investimentos nas áreas sociais emdetrimento dos investimentos produtivos, o que impediria o seu pleno desenvolvimento.
III. TEORIA REFORMISTA - Uma população jovem e numerosa não é a causa do subdesenvolvimento, mas sua conseqüência.
A Teoria Malthusiana-Exposta em 1798, foi a primeira teoria demográfica de grande impacto e até hoje a mais popular de todas, apesar das falhas que apresenta.Preocupado com os problemas sócio-econômicos (desemprego, fome, êxodo rural, rápido aumento populacional) decorrentes da Revolução Industrial e que afetavam seriamente a Inglaterra, Malthus expôs sua famosa teoria a respeito do crescimento demográfico.
A transição demográfica é, no geral, um processo de diminuição de taxas de mortalidade e natalidade, sendo que a primeira diminui mais rápido que a segunda, causando um período de aumento do crescimento vegetativo e, portanto, de grande acréscimo populacional. E esse termo, que é utilizado em demografia, ajuda a entender ao mesmo tempo dois fenômenos:
Em primeiro lugar, explica porque o crescimento da população mundial se disparou nos últimos 200 anos (passando dos 1.000 milhões de habitantes no ano 1800 aos 6.500 milhões na atualidade).
Em segundo lugar, descreve o período de transformação de uma sociedade preindustrial (caracterizada para ter umas taxas de natalidade e de mortalidade altas) a uma moderna ou postindustrial (caracterizada por ter ambas as taxas baixas).

2007-03-06 22:33:00 · answer #2 · answered by Adri.pr 4 · 3 0

As pessoas não estão satisfeitas com os locais onde estão.

2007-03-04 09:39:25 · answer #3 · answered by Mystic 7 · 1 3

fedest.com, questions and answers