Puxa, li uma resposta aqui no YR que me arrepiou.
Alguém fez uma pergunta sobre reforma agrária e a resposta vencedora está absurdamente errada.
O Governo Militar não prometeu nenhuma "reforma agrária no Brasil" como prometeu o atual governo Lula.
Partindo do zero, em 1964, limitou-se à criação do INCRA Um departamento que fizesse o levantamento das terras do Brasil (pois até 1964 nem o governo sabia o que tinha de terras)
Inicio-se então um controle maior, desestimulado o maldito coronelísmo principalmente no Nordeste e Norte do Brasil, onde todos eram expulsos a toque de caixa e as áreas ficavam em mãos de meia dúzia.
Com o levantamento, a União veio a descobrir o que realmente possuía de terras (as áreas devolutas) que acredito ainda hoje, seja mais da metade do país.
Isso numa época em que não se tinham satélites e nem meios precisos e sofisticados como os de hoje.
Continua abaixo...
2007-03-04
09:17:57
·
5 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Governo e Política
➔ Outras - Governo e Política
Depois de concluído os levantamentos, iniciaram-se diversos projetos pilotos na tentativa de fixar os atuais chamados “sem terras” em vilas agrícolas, com recursos do governo.
O governo se incumbia de assentar e organizar os “sem terra” em cooperativas, fornecendo documento de propriedade, abertura de estradas vicinais, eletrificação das vilas, material para a construção de habitações e subsídios, tais como ferramentas para a lavoura, material para a irrigação, sementes, animais matrizes e até tratores.
O projeto era muito caro para a época e ainda por cima o percentual de sucesso foi insignificante, pois os assentados cortavam toda a madeira, vendendo a nobre e a de menor valor faziam carvão. Depois desse lucro rápido e fácil, obvio, batia a preguiça do trabalho e o assentado vendia sua terra, na intenção de fazer mais dinheiro fácil.
O governo chegou a conclusão que não era esse o caminho.
Mesmo assim continuou-se com mais alguns projetos, mas o empenho dos assentados quase sempr
2007-03-04
09:19:38 ·
update #1
quase sempre levaram à péssimos resultados.
Agora, querer com isso dizer que a ”ditadura” não promoveu a reforma agrária?
Quem não promoveu reforma agrária foi esse governo do PT que ínsita o coitado do explorado à invasões que não levarão à nada, a não ser que os mesmo recebam já as fazendas em faze de colheita.
2007-03-04
09:20:37 ·
update #2