Durante o verão o calor é maior ,então a evapotranspiração também é,assim a formação de nuvens,ocorre,ao longo do dia,formando aquelas nuvens "negras" carregadas de umidade!
A medida que essas nuvens ganham altitude ,se resfriam ,então ,lá vem chuva!!
Pode ocorrer também que,uma massa fria que vem do pólo sul,se encontra com uma massa de ar quente daqui dos trópicos(chuva frontal)então...lá vem chuva!!!
E ainda,se vc estiver em Ubatuba,Caraguatatuba,tem a serra do mar ali encostadinha ,não é?
Então as nuvens estacionam lá e chovem bem na nossa cabeça!
Por isso que brincamos que é Ubachuva e Caraguatachuva!
Bjs!
2007-03-04 22:06:11
·
answer #1
·
answered by mariana 3
·
1⤊
0⤋
No Verão, o forte aquecimento provoca a formação de nuvens de tempestades do tipo Cumulus Nimbus; as famosas chuvas de verão, que ocorrem com mais frequencia durante a tarde e início da noite.
Aqui no Rio, que é muito quente durante o Verão, quando normalmente são observadas temperaturas superiores 35°C.
O formato da baía da Guanabara contribui para manter o ar parado com pouca circulação de vento, aumentando a sensação de abafamento dos dias mais quentes do Verão nos bairros dentro da Baía.
A diferença de aquecimento na cidade e o relevo acentuado provoca a formação de tempestades de verão que normalmente são muito irregulares pela cidade.
Muitas vezes são observados verdadeiros aguaceiros em um ponto da cidade e em outra parte, muito pouca ou nenhuma chuva.
Hug&Rock
2007-03-04 09:23:05
·
answer #2
·
answered by LionRio 7
·
0⤊
0⤋
elas vem do mesmo lugar que as chuvas de inverno, ou seja, das nuvens
2007-03-04 09:08:48
·
answer #3
·
answered by Diegão Quebra-OSSO 7
·
0⤊
0⤋
é justamente pelo fato de estar muito quente que a evaporação das aguas (todas elas... rios, lagos, as que estão na propria terra, ) é bem mais rapida... e quando esse vapor chega a uma certa altitude ele se condensa rapidamente... formando as nuvens escuras... essas são as que provocam as pancadas de chuva...
2007-03-04 09:00:26
·
answer #4
·
answered by Marcelo Villas Boas 5
·
0⤊
0⤋