Doença, séria que pode levar à morte inclusive, tive depressão bipolar aos quinze anos, tentei suicídio algumas vezes, até que graças ao apoio de minha família, em uma época que nem acreditava que podia ser ajudada. O preconceito contra o tratamento, medicamentoso e psicoterápico, o rótulo de "louco", leva pessoas a se envergonharem e preferirem morrer a buscar e aceitar ajuda. A depressão pode ter causas orgânicas, como desequilíbrio na nossa taxa de lítio, ou psicológicas, como um trauma sofrido, perder um filho, um parente querido. Claro que inserir a pessoa, com carinho e respeito em atividades como oficina artesanais, de música, jardinagem ajuda, pois aleva a conviver com outras pessoas, a lidar melhor com os problemas do cotidiano. Recomendo o filme Bicho de Sete Cabeças, o livro que o inspirou, pois falam sobre a luta antimanicomial. Quase fui internada aos quinze anos por um psiquiatra particular, que só me socava 9, dez tipos diferentes de remédio, vivia com impregnação neurol[éptica, me contorcendo. Minha família encontrou no atendimento público, na saúde pública, onde`muitas vezes faltam medicamento, vagas, mas onde existem profissionais excelentes, aos quais devo minha vida. Hoje em dia trabalho, estudo, vou me formar na metade do ano, passei bem colocada em dois concursos públicos, sou feliz, navego no YR buscando respeitar a todos e espero ter te ajudado com esta resposta. Juízo, se quiser, visite meu perfil, existem algumas perguntas abertas, e uma poesia que nos leva a refletir sobre a questão do preconceito com relação as doenças mentais. Engraçado, que ninguém recrimina ninguém por ter um infarte e tomar medicamentos para evitar um próximo infarto, mas se a pessoa tem uma crise depressiva e necessia tomar ansiolíticos, antidepressivos, para evitar novas crises e se reestruturar, ela é rotulada e discriminada.
2007-03-04 06:56:26
·
answer #1
·
answered by doidinha da silva mãe teve alta 7
·
1⤊
0⤋
Eu já fiz muita coisa na minha vida: trabalhei, casei, sou dona de casa, mãe, tenho vida social ativa, amigos queridos, viajo e tenho depressão ( que vai e volta). É uma doença sim, tanto é que tem tratamento médico e psicoterápico.
Sua origem ,em cada um, pode variar sim como a intensidade, a freqüência. Quem não tem ÓTIMO!
Lembrete: tem muita gente que tem ,mas não quer encarar e fica falando que é porque não tem tempo.
2007-03-04 14:36:32
·
answer #2
·
answered by julita 5
·
2⤊
0⤋
Depressão não é falta do que fazer, é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. E outra, a depressão pode estar envolvida com outras doenças, como pessoas cardíacas ou com câncer.
2007-03-04 14:34:45
·
answer #3
·
answered by Giuliana 2
·
2⤊
0⤋
Claro que é doença, achar que é falta do que fazer é ter a mente muito fechada pois todos os dias é possivel ver desastres que depressão causa.
2007-03-04 14:32:45
·
answer #4
·
answered by Luiz Keiichi 2
·
2⤊
0⤋
Preconceito: doença ou falta de informação?
2007-03-04 14:24:48
·
answer #5
·
answered by R 6
·
2⤊
0⤋
Doença, e tratável.
2007-03-04 16:34:58
·
answer #6
·
answered by O Bardo 1
·
1⤊
0⤋
A sua pergunta é um absurdo.Certa vez uma professora me disse como ela via a discriminação em relação as pessoas mais pobres:se um pobre passa o dia todo largado num sofá,ele é vagabundo aos olhos da sociedade,mas esquecem q pobre tb tem depressão,e de certo,tem muito mais motivos para tê-la!Depressão se trata com terapia ocupacional(a arte por ex. é uma ótima terapia) e anti-depressivos(remédios q às vezes fazem mais mal do que bem,viciam,tem efeitos colaterais como qualquer outro medicamento,enfim...),a depressão é uma doença sim!E infelizmente bem pouco conhecida pela medicina,não se sabe ao certo o q causa a deprê,e infelizmente a maioria dos pacientes ainda tem de sofrer com o preconceito dos incultos q acham q é falta do q fazer,o dia q vcs ficarem em cima duma cama,sem ter vontade de viver,aí vcs vão ver se é falta do q fazer ou não!
2007-03-04 14:45:07
·
answer #7
·
answered by Marie Louise 2
·
1⤊
0⤋
É doença, e séria. A pessoa com depressão pode, entre outras coisas tentar o suicídio. Já se foi o tempo em que se achava que depressão é a doença dos desocupados, ou que tem tudo na mão. O homem mais rico do mundo, pode sofrer de depressão, assim como o mais pobre. Ambos necessitarão de tratamento médico e com urgência.
2007-03-04 14:43:43
·
answer #8
·
answered by Marta - The One 6
·
1⤊
0⤋
A depressão é uma doença que deve ser tratada e o paciente tem que querer ser curado. Eu sempre fui uma pessoa alegre, de bem com a vida e achava que depressão só atingia pessoas desocupadas.... até que aconteceu uma tragédia em minha vida.
Perdi um filho!!!!Bala perdida. Fiquei muito tempo em depressão e até hoje luto pra que ela não me derrube de vez.
É terrível!!!!
Um abraço.
2007-03-04 14:38:25
·
answer #9
·
answered by sueli m 5
·
1⤊
0⤋
Eu tinha dúvidas tbm, mas depois q uma amiga adoeceu é q eu pude entender o q é essa doença tão destruidora é capaz.
2007-03-04 14:34:28
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋